26-12-2014 às 12:21
Tenho sérias dúvidas que seja "o futuro"...
Mas sendo algo diferente e que pretende ser inovador, coloco nesta secção do fórum.
Nas ultimas semanas têm surgido imensas referencias a esta empresa da Nova Zelêndia que está a apostar num novo conceito de motores de combustão interna.
Talvez desde os wankel inventados na década de 50 (e que por razões ambientais foram condenados ao abandono como aconteceu com os 2 tempos) que não surgia nada de novo merecedor de atenção.
http://youtu.be/c19kn3drdFU
O conceito deste motor axial é interessante.
E sem sobra de dúvida que a explicação recorrendo as animações 3D são dignas de se ver.
A própria ideia base de construir um motor que pretenda logo à partida produzir baixas emissões e não recorrer a materiais exóticos é uma excelente estratégia para que possa ter sucesso no futuro.
Ainda por mais, quando o futuro ameaça passar pelos motores eléctricos.
O protótipo da Duke Engines utiliza 5 cilindros para uma capacidade de 1000cc, produzindo 125cv (119Nm de binário) às 7500rpm.
São valores interessantes, sobretudo se considerarmos o tamanho compacto.
Não há grande detalhe sobre consumos nem emissões, quando esse é uma das maiores preocupações para o seu sucesso comercial.
E se por um lado a ausência de válvulas e de toda uma série de peças móveis que são pratica corrente dos sistemas de distribuição convencionais não existe aqui... por outro, o eixo axial e tambor que pretende eliminar o efeito giroscópico acrescenta novas peças móveis potenciais de acrescentar alguma vibração.
Resta acompanhar a evolução!
www.dukeengines.com
Pode ser que nos próximos anos surjam protótipos recorrendo a entra tecnologia. De preferência em motos!
Mas sendo algo diferente e que pretende ser inovador, coloco nesta secção do fórum.
Nas ultimas semanas têm surgido imensas referencias a esta empresa da Nova Zelêndia que está a apostar num novo conceito de motores de combustão interna.
Talvez desde os wankel inventados na década de 50 (e que por razões ambientais foram condenados ao abandono como aconteceu com os 2 tempos) que não surgia nada de novo merecedor de atenção.
http://youtu.be/c19kn3drdFU
O conceito deste motor axial é interessante.
E sem sobra de dúvida que a explicação recorrendo as animações 3D são dignas de se ver.
A própria ideia base de construir um motor que pretenda logo à partida produzir baixas emissões e não recorrer a materiais exóticos é uma excelente estratégia para que possa ter sucesso no futuro.
Ainda por mais, quando o futuro ameaça passar pelos motores eléctricos.
O protótipo da Duke Engines utiliza 5 cilindros para uma capacidade de 1000cc, produzindo 125cv (119Nm de binário) às 7500rpm.
São valores interessantes, sobretudo se considerarmos o tamanho compacto.
Não há grande detalhe sobre consumos nem emissões, quando esse é uma das maiores preocupações para o seu sucesso comercial.
E se por um lado a ausência de válvulas e de toda uma série de peças móveis que são pratica corrente dos sistemas de distribuição convencionais não existe aqui... por outro, o eixo axial e tambor que pretende eliminar o efeito giroscópico acrescenta novas peças móveis potenciais de acrescentar alguma vibração.
Resta acompanhar a evolução!
www.dukeengines.com
Pode ser que nos próximos anos surjam protótipos recorrendo a entra tecnologia. De preferência em motos!