Chicken Strips (as listas do caganço)
#21

Acho piada a este tema!
Como se inclinar muito a moto fosse sinal de curvar depressa... lol

[Imagem: counterlean.jpg]
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#22

Acho que ninguém está a afirmar que curvando mais se vai mais depressa...
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#23

(29-02-2016 às 20:10)Rod Escreveu:  Acho que ninguém está a afirmar que curvando mais se vai mais depressa...

Normalmente, curvando mais, vai-se mais depressa pois... ao tapete...

[Imagem: SM4eYt9.png]
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#24

Desculpem a ignorância, mas quanto mais depressa fores mais tens de inclinar a moto, certo?


Este tópico não é para estarmos a mostrar quem tem ou não tem as listas, eu tenho e não tenho vergonha nisso. Agora, admito que quem genuinamente não tem as tais listas, consegue curvar melhor que eu.

O Nunes não tem e realmente eu nem o tento acompanhar nas curvas.

No fundo esta minha pergunta era se se pode definir o "nível" de controlo moto, pelas listas?
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#25

(29-02-2016 às 21:55)ClaXav Escreveu:  No fundo esta minha pergunta era se se pode definir o "nível" de controlo moto, pelas listas?

Não é assim tão linear, até porque a tua posição na mota também influencia imenso nas curvas, podes "compensar" (um pouco, não exageradamente, de te meteres de lado) a falta de inclinação da mota com inclinação do corpo, entre outras...

Mas eu tenho umas chicken strips enormes...posso estar a mandar peta para compensar lol lol

Ex Suzuki GS500
Ex Yamaha YZF600R - Thundercat
Ex Yamaha R1
Suzuki GSX-R 750
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#26

[Imagem: P6nVJCH.png]

"Notice how in the above picture the rider receives some major benefit from their advanced body position: less lean angle and more traction in reserve." (do motorcycletraining.com)

Ex Suzuki GS500
Ex Yamaha YZF600R - Thundercat
Ex Yamaha R1
Suzuki GSX-R 750
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#27

(29-02-2016 às 21:55)ClaXav Escreveu:  Desculpem a ignorância, mas quanto mais depressa fores mais tens de inclinar a moto, certo?


Este tópico não é para estarmos a mostrar quem tem ou não tem as listas, eu tenho e não tenho vergonha nisso. Agora, admito que quem genuinamente não tem as tais listas, consegue curvar melhor que eu.

O Nunes não tem e realmente eu nem o tento acompanhar nas curvas.

No fundo esta minha pergunta era se se pode definir o "nível" de controlo moto, pelas listas?
Nem por isso por 2 razões:
  1. A posição de condução têm um impacto directo no desgaste do pneu, logo alguém como aquele da imagem pode chegar a ter o pneu limpo sem ter grande velocidade em curva
  2. O perfil do pneu também afecta o ângulo de inclinação. Há pneus redondos onde é fácil de chegar às bordas (tipo o SuperCorsa que vinha com a mota) e há pneus mais em V onde tens mais ângulo de inclinação disponível nas bordas, logo consegues fazer as curvas com a mesma velocidade mas sem chegar ao limite do pneu

Especialmente neste último ponto é onde notei bem a diferença de pneus. Com os 2CT, nunca tive grandes problemas em "limpar" a seta (como tem o Rod). Já com os Dunlop, tenho que ir buscar um bom bocado mais de coragem para tentar baixar do 1cm das faixas de "segurança" blink.
E isto sem falar no absurdo que é o pneu da frente dos Dunlop Sportsmart 2. A faixa de rodagem acaba em linha com a parede lateral! Para limpar aquilo ou é já com a mota a deslizar por todo o lado ou com pressões bem baixas (aka: só na pista).
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#28

(29-02-2016 às 21:55)ClaXav Escreveu:  No fundo esta minha pergunta era se se pode definir o "nível" de controlo moto, pelas listas?

Na minha opinião, a resposta é "depende":
- Se a moto em questão for utilizada para passeios ou trackdays, e tiver o pneu todo comido, significa que quem a conduz se diverte imenso com ela.
- Se a moto em questão for utilizada diariamente em cidade, em pisos degradados e outras condições adversas, e ainda assim tiver o pneu todo comido, provavelmente quem a conduz gosta de jogar à roleta russa.

Os pneus são fabricados com uma superfície que deve ir além dos limites das motos. Como tal, parece-me lógico que as tais "chicken strips" existam em todos os pneus.

Mais isto também sou eu a falar, que já vi o alcatrão de perto demasiadas vezes, e posso sofrer do tal "cagaço"...
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#29

(29-02-2016 às 20:10)Rod Escreveu:  Acho que ninguém está a afirmar que curvando mais se vai mais depressa...

Claro... isto é uma tema recente que nasceu precisamente neste tópico!   tong

Porque é que há "caganço" associado ás "chicken strips"?
Deixa pensar... já sei: O artista com menores "stripes" é o gajo que melhor utiliza toda a superfície do pneu e portanto dura mais!
lol

Mr.Ricky... onde andas? Mostra lá o teu pneu com 17.000km!
Deve tar lambidinho duma ponta à outra!
bigsmile


(29-02-2016 às 21:55)ClaXav Escreveu:  Desculpem a ignorância, mas quanto mais depressa fores mais tens de inclinar a moto, certo?

"Nim"!
Ali o xico e o tkm já referiram o essencial.  thumbsup

Há um facto incontornável:
Por muito desportivo que seja o perfil do pneu, quanto maior a inclinação menor será a superfície de contacto entre a borracha e o asfalto.

O mercado é muito rico em oferta e existem pneus "sport" e sobretudo race" com perfis muito ovais que vieram mudar os limites.
O que não quer dizer que (ao contrário do que referiu o tkm) seja mais difícil de lá chegar.
Aliás, por vezes o facto de oferecerem melhor "grip" levam a que se chegue aos limites da moto mais facilmente e com mais confiança.

(Esta questão é razão porque assistimos muitas desportivas dos perfis 50 para os 55 não faz muito tempo)

Outro facto incontornável é a posição do centro de massas...
Observa a seguinte foto, e pela expressão corporal rapidamente vais perceber qual deles vai mais depressa.

[Imagem: gp_gaucho_guapore_zuun_084.jpg]

Ambos devem ir muito rápido... ambas as motos estão no limite, mas um deles está muito mais empenhado em utilizar o centro de massa para curvar mais rápido.

(29-02-2016 às 21:55)ClaXav Escreveu:  No fundo esta minha pergunta era se se pode definir o "nível" de controlo moto, pelas listas?


Não.
E a foto do gordo que coloquei lá atrás é um excelente exemplo!
O gajo deve lamber o pneu todo! E tenho sérias dúvidas que naquela posição vá depressa!
(aquilo chama-se "counterleaning"... mais um nome para o caroço decorar)


(29-02-2016 às 23:04)marco.clara Escreveu:  Os pneus são fabricados com uma superfície que deve ir além dos limites das motos. Como tal, parece-me lógico que as tais "chicken strips" existam em todos os pneus.

Há motos e motos. Há pneus e pneus.
E acredita que muitas motos são fabricadas para ir além dos limites dos pneus!
smile
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#30

(01-03-2016 às 01:05)dfelix Escreveu:  E acredita que muitas motos são fabricadas para ir além dos limites dos pneus!

Nesse caso não é a moto que vai além do limite do pneu. Simplesmente tem é o pneu errado. smile
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