Ajuda a comprar a Mota
#11

(28-06-2018 às 18:29)Velasquez87 Escreveu:  O Carlos não percebe nada pá...até te aconselhou uma 500 que anda exactamente como uma 300... lol

Velasquez, pá... Sabemos que tu, até com uma Tracer 900, andas exactamente como uma 300. devil
Mas nunca deveremos generalizar casos isolados. bigsmile

(28-06-2018 às 18:37)goncalo9966 Escreveu:  Eu acho que uma ninja 300 já anda mais que suficiente para as minhas mãos

Para os primeiros 3 meses... talvez sim! proud

(29-06-2018 às 02:07)2low Escreveu:  Comparar alhos com bugalhos Carlos?!  cool

Quanto muito, produtos hortícolas com as alfaias que os ajudam a crescer! lol

(29-06-2018 às 02:07)2low Escreveu:  ter uma moto desportiva é para isso mesmo… puxar e andar…



A vida demonstrou-me que existem 3 tipos de mentirosos compulsivos...
Os caçadores...
Os pescadores...
Os proprietários de motos desportivas! blink

[Imagem: QKmafvp.png]
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#12

(29-06-2018 às 02:07)2low Escreveu:  
(28-06-2018 às 15:16)carlos-kb Escreveu:  Boas.... primeiro mandam as "regras" que como novo membro, te deverás apresentar, na secção própria.

Quanto à dúvida sobre a Ninja 300, o Vindaloo é um gajo experiente e conhecedor desse patamar de cilindrada, pelo que deverás aguardar a reposta dele.

No entanto, se tens A2 e queres algo com "aspecto" desportivo, esquece essa alface espartilhada e opta por algo com um pouquinho mais de pulmão e no limite da A2 (48cv / 43Nm contra os 35cv / 23Nm) ... CBR500R.

[Imagem: Honda%20CBR500%2013%20%201.jpg]

Não sei é se 4 mil, chegarão, com mais uns pózinhos e algum regateio, chegas lá!

https://www.olx.pt/anuncio/honda-cbr500r...09a6f7a68e

Comparar alhos com bugalhos Carlos?!  cool

A cbr500r é um patamar acima da ninjinha 300 e da Kawasaki quanto muito o mais parecido é a novíssima ninja 400 com 45cv e 38Nm e mesmo essa até deverá ter um comportamento/desempenho ligeiramente superior que a cbr500 e passo a explicar porque:
-em termos de potencia apesar da Honda ter mais 3cv tem a sua força maxima às 8500rpm enquanto que na ninja 400 os 45cv são às 10000rpm, ainda a Kawasaki esta a desenvolver e já a Honda esta em curva descendente (mas isto é valido em conjunto com o próximo paragrafo)
-em termos de binário não são muito diferentes, 43nm/7000rpm para a Cbr500 e 38/8000rpm para a ninja400, em que a Honda tem mais força em baixas e depois a ninja400 tem a alma la em cima…
-um parâmetro que eu olho e que apesar de não perceber muito de mecânica, acabo por relacionar com o real funcionamento e desempenho da moto, é o parâmetro Taxa de Compressao em que a cbr500 tem 10,7:1 e a ninja400 tem 11,5:1 e verificando a diferença de cilindrada… 471cc da cbr500 para os "apenas" 399cc da ninja 400 verifica-se que a ninja400 é bem mais rotativa e que expreme melhor o motor
-e outro parâmetro que devera influenciar as aptidões das motos é o peso em cheio/andamento, em que a cbr500 tem 194kg contra a "pena" ninja400 com apenas 168kg
-quanto ao deposito combustível e tentar perceber um pouco sobre a autonomia… em termos de consumos médios (fonte fuelly.com) a CBR500 tem uma media de 3,7Lt/100km enquanto a ninja 400 ronda os 4,4Lt/100km, claramente que a Honda mantem-se fiel aos seus ideais e ter um compromisso que tb seja "económico" enquanto a Kawasaki sera fiel a sua garra e historia, um pouco mais gastadora mas também bem mais desportiva. A Cbr500 tem um deposito com 16,7lt (incluindo reserva) enquanto a informação disponível para a ninja400 é de ter um deposito de 14Lt...  

resumo: dois amigos de lisboa ao algarve sempre a fundo chegam ao mesmo tempo, um porque é mais rápido e anda mais e o outro porque é mais económico…
MAS prefiro o conceito Kawasaki… ter uma moto desportiva é para isso mesmo… puxar e andar…

Espero não ter "amandado uma daquelas bujardas"...

LOLOLOL... 381 uma palavras e 382 disparates... incrível

...
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#13

(29-06-2018 às 13:31)jpsimoes Escreveu:  
(29-06-2018 às 02:07)2low Escreveu:  
(28-06-2018 às 15:16)carlos-kb Escreveu:  Boas.... primeiro mandam as "regras" que como novo membro, te deverás apresentar, na secção própria.

Quanto à dúvida sobre a Ninja 300, o Vindaloo é um gajo experiente e conhecedor desse patamar de cilindrada, pelo que deverás aguardar a reposta dele.

No entanto, se tens A2 e queres algo com "aspecto" desportivo, esquece essa alface espartilhada e opta por algo com um pouquinho mais de pulmão e no limite da A2 (48cv / 43Nm contra os 35cv / 23Nm) ... CBR500R.

[Imagem: Honda%20CBR500%2013%20%201.jpg]

Não sei é se 4 mil, chegarão, com mais uns pózinhos e algum regateio, chegas lá!

https://www.olx.pt/anuncio/honda-cbr500r...09a6f7a68e

Comparar alhos com bugalhos Carlos?!  :cool:

A cbr500r é um patamar acima da ninjinha 300 e da Kawasaki quanto muito o mais parecido é a novíssima ninja 400 com 45cv e 38Nm e mesmo essa até deverá ter um comportamento/desempenho ligeiramente superior que a cbr500 e passo a explicar porque:
-em termos de potencia apesar da Honda ter mais 3cv tem a sua força maxima às 8500rpm enquanto que na ninja 400 os 45cv são às 10000rpm, ainda a Kawasaki esta a desenvolver e já a Honda esta em curva descendente (mas isto é valido em conjunto com o próximo paragrafo)
-em termos de binário não são muito diferentes, 43nm/7000rpm para a Cbr500 e 38/8000rpm para a ninja400, em que a Honda tem mais força em baixas e depois a ninja400 tem a alma la em cima…
-um parâmetro que eu olho e que apesar de não perceber muito de mecânica, acabo por relacionar com o real funcionamento e desempenho da moto, é o parâmetro Taxa de Compressao em que a cbr500 tem 10,7:1 e a ninja400 tem 11,5:1 e verificando a diferença de cilindrada… 471cc da cbr500 para os "apenas" 399cc da ninja 400 verifica-se que a ninja400 é bem mais rotativa e que expreme melhor o motor
-e outro parâmetro que devera influenciar as aptidões das motos é o peso em cheio/andamento, em que a cbr500 tem 194kg contra a "pena" ninja400 com apenas 168kg
-quanto ao deposito combustível e tentar perceber um pouco sobre a autonomia… em termos de consumos médios (fonte fuelly.com) a CBR500 tem uma media de 3,7Lt/100km enquanto a ninja 400 ronda os 4,4Lt/100km, claramente que a Honda mantem-se fiel aos seus ideais e ter um compromisso que tb seja "económico" enquanto a Kawasaki sera fiel a sua garra e historia, um pouco mais gastadora mas também bem mais desportiva. A Cbr500 tem um deposito com 16,7lt (incluindo reserva) enquanto a informação disponível para a ninja400 é de ter um deposito de 14Lt...  

resumo: dois amigos de lisboa ao algarve sempre a fundo chegam ao mesmo tempo, um porque é mais rápido e anda mais e o outro porque é mais económico…
MAS prefiro o conceito Kawasaki… ter uma moto desportiva é para isso mesmo… puxar e andar…

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criticar é fácil. 
faça o favor de justificar, estou aqui para aprender
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#14

(29-06-2018 às 13:37)2low Escreveu:  
(29-06-2018 às 13:31)jpsimoes Escreveu:  
(29-06-2018 às 02:07)2low Escreveu:  Comparar alhos com bugalhos Carlos?!  cool

A cbr500r é um patamar acima da ninjinha 300 e da Kawasaki quanto muito o mais parecido é a novíssima ninja 400 com 45cv e 38Nm e mesmo essa até deverá ter um comportamento/desempenho ligeiramente superior que a cbr500 e passo a explicar porque:
-em termos de potencia apesar da Honda ter mais 3cv tem a sua força maxima às 8500rpm enquanto que na ninja 400 os 45cv são às 10000rpm, ainda a Kawasaki esta a desenvolver e já a Honda esta em curva descendente (mas isto é valido em conjunto com o próximo paragrafo)
-em termos de binário não são muito diferentes, 43nm/7000rpm para a Cbr500 e 38/8000rpm para a ninja400, em que a Honda tem mais força em baixas e depois a ninja400 tem a alma la em cima…
-um parâmetro que eu olho e que apesar de não perceber muito de mecânica, acabo por relacionar com o real funcionamento e desempenho da moto, é o parâmetro Taxa de Compressao em que a cbr500 tem 10,7:1 e a ninja400 tem 11,5:1 e verificando a diferença de cilindrada… 471cc da cbr500 para os "apenas" 399cc da ninja 400 verifica-se que a ninja400 é bem mais rotativa e que expreme melhor o motor
-e outro parâmetro que devera influenciar as aptidões das motos é o peso em cheio/andamento, em que a cbr500 tem 194kg contra a "pena" ninja400 com apenas 168kg
-quanto ao deposito combustível e tentar perceber um pouco sobre a autonomia… em termos de consumos médios (fonte fuelly.com) a CBR500 tem uma media de 3,7Lt/100km enquanto a ninja 400 ronda os 4,4Lt/100km, claramente que a Honda mantem-se fiel aos seus ideais e ter um compromisso que tb seja "económico" enquanto a Kawasaki sera fiel a sua garra e historia, um pouco mais gastadora mas também bem mais desportiva. A Cbr500 tem um deposito com 16,7lt (incluindo reserva) enquanto a informação disponível para a ninja400 é de ter um deposito de 14Lt...  

resumo: dois amigos de lisboa ao algarve sempre a fundo chegam ao mesmo tempo, um porque é mais rápido e anda mais e o outro porque é mais económico…
MAS prefiro o conceito Kawasaki… ter uma moto desportiva é para isso mesmo… puxar e andar…

Espero não ter "amandado uma daquelas bujardas"...

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Não faço.

...
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#15

(29-06-2018 às 13:37)2low Escreveu:  
(29-06-2018 às 13:31)jpsimoes Escreveu:  
(29-06-2018 às 02:07)2low Escreveu:  Comparar alhos com bugalhos Carlos?!  cool

A cbr500r é um patamar acima da ninjinha 300 e da Kawasaki quanto muito o mais parecido é a novíssima ninja 400 com 45cv e 38Nm e mesmo essa até deverá ter um comportamento/desempenho ligeiramente superior que a cbr500 e passo a explicar porque:
-em termos de potencia apesar da Honda ter mais 3cv tem a sua força maxima às 8500rpm enquanto que na ninja 400 os 45cv são às 10000rpm, ainda a Kawasaki esta a desenvolver e já a Honda esta em curva descendente (mas isto é valido em conjunto com o próximo paragrafo)
-em termos de binário não são muito diferentes, 43nm/7000rpm para a Cbr500 e 38/8000rpm para a ninja400, em que a Honda tem mais força em baixas e depois a ninja400 tem a alma la em cima…
-um parâmetro que eu olho e que apesar de não perceber muito de mecânica, acabo por relacionar com o real funcionamento e desempenho da moto, é o parâmetro Taxa de Compressao em que a cbr500 tem 10,7:1 e a ninja400 tem 11,5:1 e verificando a diferença de cilindrada… 471cc da cbr500 para os "apenas" 399cc da ninja 400 verifica-se que a ninja400 é bem mais rotativa e que expreme melhor o motor
-e outro parâmetro que devera influenciar as aptidões das motos é o peso em cheio/andamento, em que a cbr500 tem 194kg contra a "pena" ninja400 com apenas 168kg
-quanto ao deposito combustível e tentar perceber um pouco sobre a autonomia… em termos de consumos médios (fonte fuelly.com) a CBR500 tem uma media de 3,7Lt/100km enquanto a ninja 400 ronda os 4,4Lt/100km, claramente que a Honda mantem-se fiel aos seus ideais e ter um compromisso que tb seja "económico" enquanto a Kawasaki sera fiel a sua garra e historia, um pouco mais gastadora mas também bem mais desportiva. A Cbr500 tem um deposito com 16,7lt (incluindo reserva) enquanto a informação disponível para a ninja400 é de ter um deposito de 14Lt...  

resumo: dois amigos de lisboa ao algarve sempre a fundo chegam ao mesmo tempo, um porque é mais rápido e anda mais e o outro porque é mais económico…
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Google a mais, pá... Google a mais! bigsmile

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#16

(29-06-2018 às 02:07)2low Escreveu:  Espero não ter "amandado uma daquelas bujardas"...

Efectivamente, tens muito disparate e com muita concentração para tão pouca linha.


(29-06-2018 às 02:07)2low Escreveu:  -em termos de potencia apesar da Honda ter mais 3cv tem a sua força maxima às 8500rpm enquanto que na ninja 400 os 45cv são às 10000rpm, ainda a Kawasaki esta a desenvolver e já a Honda esta em curva descendente (mas isto é valido em conjunto com o próximo paragrafo)

Mais potência e mais binário... evidentemente que tens um motor mais perfomante e com mais aceleração, em detrimento de um motor com menos potência e menos binário. Ainda por cima em rotação mais baixa, significa que vai lá chegar mais depressa.

Até me custa a crer que tenhas retirado uma conclusão oposta a esta, mas adiante

(29-06-2018 às 02:07)2low Escreveu:  -em termos de binário não são muito diferentes, 43nm/7000rpm para a Cbr500 e 38/8000rpm para a ninja400, em que a Honda tem mais força em baixas e depois a ninja400 tem a alma la em cima…

Isso é apenas a percepção de subida de rotação, mas não deixa de ser uma ilusão. Uma vez que não podes ter uma experiência sensorial de 2 motas ao mesmo tempo.

Não que seja uma verdade absoluta em muitos contextos, uma vez que é um força aplicada mas neste caso em particular podes considerar o binário como um valor absoluto. Portanto a 7000rpm a honda vai continuar a ter mais ''força'' que a Ninja às 8000.


(29-06-2018 às 02:07)2low Escreveu:  -um parâmetro que eu olho e que apesar de não perceber muito de mecânica, acabo por relacionar com o real funcionamento e desempenho da moto, é o parâmetro Taxa de Compressao em que a cbr500 tem 10,7:1 e a ninja400 tem 11,5:1 e verificando a diferença de cilindrada… 471cc da cbr500 para os "apenas" 399cc da ninja 400 verifica-se que a ninja400 é bem mais rotativa e que expreme melhor o motor

É um bom parâmetro para deixares de olhar nas FT. Em motores diferentes não consegues retirar qualquer ilação sobre rotação, potência, andamento o que quer que seja relacionado com a taxa de compressão.

No teu caso, é um bom valor para olhares em contexto de revisões ou de verificação de saúde de motor da tua mota.

Não para inventar qual é mais ou menos rotativa e mais espremida.

(29-06-2018 às 02:07)2low Escreveu:  -e outro parâmetro que devera influenciar as aptidões das motos é o peso em cheio/andamento, em que a cbr500 tem 194kg contra a "pena" ninja400 com apenas 168kg

Aqui ok.  26kg de diferença valem o que valem.

Vê por exemplo o Carlos, que tem uma cena com umas meninas SSBBW, e quando as leva a casa... tem 6x mais esse valor no banco do pendura.

Uma top case normal é certificada para 10kg mais o peso dela etc... às vezes andam lá com 15 ou 20.


(29-06-2018 às 02:07)2low Escreveu:  -quanto ao deposito combustível e tentar perceber um pouco sobre a autonomia… em termos de consumos médios (fonte fuelly.com) a CBR500 tem uma media de 3,7Lt/100km enquanto a ninja 400 ronda os 4,4Lt/100km

(...)

Vantagem óbvia então para a cbr500... certo? É que reparei que não fizeste as contas...

Dica: Divide-se o total de litros do depósito pelo consumo por cada 100km e multiplica-se por 100.



(29-06-2018 às 02:07)2low Escreveu:  claramente que a Honda mantem-se fiel aos seus ideais e ter um compromisso que tb seja "económico" enquanto a Kawasaki sera fiel a sua garra e historia

A Honda tem uma história muito interessante em competição. Mais que a kawasaki. Ambas tiveram os seus sucessos e insucessos.

São ambas marcas porreiras, mas para deitar uma dessas assim cá para fora convém ser-se um pouco mais conhecedor.

A kawasaki só tem uma gama arrojada esteticamente e talvez o que se possa considerar da H2/Sx

Uma gama travestidamente agressiva para motas super conservadoras e quase sem sal. Ve o exemplo da Z650 por exemplo. Um escândalo.


(29-06-2018 às 02:07)2low Escreveu:  resumo: dois amigos de lisboa ao algarve sempre a fundo chegam ao mesmo tempo, um porque é mais rápido e anda mais e o outro porque é mais económico…

Podes filosofar N razões para que cheguem ao mesmo tempo. Mas por favor... não ponhas as motas nisto!


(29-06-2018 às 02:07)2low Escreveu:  MAS prefiro o conceito Kawasaki… ter uma moto desportiva é para isso mesmo… puxar e andar…

Hum hum... isto não é um tópico de pesos plumas semi-jeitosos para irem ao pão? Onde entra a desportividade?

Não se vai encontrar um comportamento desportivo em nenhum destes modelos.


(29-06-2018 às 02:07)2low Escreveu:  Espero não ter "amandado uma daquelas bujardas"...


Yep.... rolleyes


Responder
#17

Obrigado pessoal por as informações , mas podem me esclarecer mesmo o que preciso pfv ? 
abraço
Responder
#18

(29-06-2018 às 16:16)goncalo9966 Escreveu:  Obrigado pessoal por as informações , mas podem me esclarecer mesmo o que preciso pfv ? 
abraço

Que gostavas de saber exactamente?


Responder
#19

Na minha primeira mensagem eu explico tudo , e quais são as minhas duvidas.

Mas basicamente a mota é para me substituir pelo carro , pois tenho um toyota corolla ke30 1975 em perfeitas condições e não o quero vender ainda , e acho mal empregado andar com eles todos os dias.

Eu vou para a universidade este ano e queria uma coisa que fosse mais económica que um carro ,a nível de manutenção e consumo.

A minha questão é se vale a pena comprar uma Mota , se fica mais economica .
Eu eu explico quais são as minhas dúvidas na primeira mensagem onde a vou deixar novamente aqui .
"[b]Viva pessoal !

[/b]

Eu sou novo aqui no Fórum e já vi que o pessoal percebe de tudo um pouco .

Eu vou fazer agora 22 anos a 19 julho e comecei a tirar a carta de condução A2 , já tenho a A1 desde os 16.



Conduzi sempre a mota do meu pai , Macal M-70 Motor sachs , sendo que agora queria uma coisa mais potente e recente.

A mota que me fascinou mais até agora foi a kawasaki Ninja 300 e é a que estou mais virado, pois não quero uma mota com mais potência que está.

Mas como não percebo muito da matéria pedia por favor a vossa ajuda.



Queria uma mota usada e o valor que estou disposto a dar Max é de 4.000€ .

Sobre a Ninja: 

A manutenção e as peças da mesma são caras?

Tem problemas com frequência ? 

Quanto ronda o seguro anualmente mais ou menos ? 

Fica mais barato que um carro a nível de despesas ? 





E pelo do que eu já estive a ver estás motas não se encontram muito à venda. 



Vou dar as minhas preferenciais numa mota.  

 

-Segurança da mota;

-Estilo desportivo;

-Durabilidade ;

-Consumo Médio/baixo.



Eu vou usar a mota diariamente para localidades mas também vou para auto-estradas.

Tenho 1,72 e peso 70Kg.



O que vocês acham e aconselham ?
[b]Grande abraço e obrigado "[/b]

Obrigado   
Responder
#20

(29-06-2018 às 16:48)goncalo9966 Escreveu:  Mas basicamente a mota é para me substituir pelo carro , pois tenho um toyota corolla ke30 1975 em perfeitas condições e não o quero vender ainda , e acho mal empregado andar com eles todos os dias.


Viatura impecável! Parabéns!


(29-06-2018 às 16:48)goncalo9966 Escreveu:  
Eu vou para a universidade este ano e queria uma coisa que fosse mais económica que um carro ,a nível de manutenção e consumo.

A minha questão é se vale a pena comprar uma Mota , se fica mais economica .


Genericamente sim!

Depende evidentemente do automóvel, mas uma mota de baixa cilindrada (menos de 600cc) são económicas de utilização, manutenção, peças reposição e administrativamente! (seguros, iuc...)


(29-06-2018 às 16:48)goncalo9966 Escreveu:  Sobre a Ninja: 

A manutenção e as peças da mesma são caras?

Tem problemas com frequência ? 

Quanto ronda o seguro anualmente mais ou menos ? 

Fica mais barato que um carro a nível de despesas ? 


Então por ordem:

Não. A kawasaki genericamente tem peças de desgaste um pouco mais caras que a concorrência e peças de reposição mais baratas. Por exemplo umas pastilhas travão OEM são mais caras que noutras marcas e não são nada de especial, mas se deixares cair a mota e partires um espelho e a manete embraiagem provavelmente a reparação fica-te ao preço da uva mijona. Ao contrário de outras marcas.

Não mais que as outras. Depende do estado, manutenção feita. Levando as coisas certinhas e nao inventando... não há razões para que corra mal.

Depende do que tenhas feito para trás. Simula na logo, ok teleseguro, continente etc. Consegues simulações online e ficas com mais que uma ideia.

Sim, fica.




(29-06-2018 às 16:48)goncalo9966 Escreveu:  O que vocês acham e aconselham ?
[b]Grande abraço e obrigado "[/b]

Obrigado   

CBR500, algo na onda do que o Carlos KB sugeriu.

Se não queres, ok. Escolhe tu, mas não tenho dúvida que deverá ser melhor negócio para o que pretendes.


Responder




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