(29-06-2018 às 02:07)2low Escreveu: Espero não ter "amandado uma daquelas bujardas"...
Efectivamente, tens muito disparate e com muita concentração para tão pouca linha.
(29-06-2018 às 02:07)2low Escreveu: -em termos de potencia apesar da Honda ter mais 3cv tem a sua força maxima às 8500rpm enquanto que na ninja 400 os 45cv são às 10000rpm, ainda a Kawasaki esta a desenvolver e já a Honda esta em curva descendente (mas isto é valido em conjunto com o próximo paragrafo)
Mais potência e mais binário... evidentemente que tens um motor mais perfomante e com mais aceleração, em detrimento de um motor com menos potência e menos binário. Ainda por cima em rotação mais baixa, significa que vai lá chegar mais depressa.
Até me custa a crer que tenhas retirado uma conclusão oposta a esta, mas adiante
(29-06-2018 às 02:07)2low Escreveu: -em termos de binário não são muito diferentes, 43nm/7000rpm para a Cbr500 e 38/8000rpm para a ninja400, em que a Honda tem mais força em baixas e depois a ninja400 tem a alma la em cima…
Isso é apenas a percepção de subida de rotação, mas não deixa de ser uma ilusão. Uma vez que não podes ter uma experiência sensorial de 2 motas ao mesmo tempo.
Não que seja uma verdade absoluta em muitos contextos, uma vez que é um força aplicada mas neste caso em particular podes considerar o binário como um valor absoluto. Portanto a 7000rpm a honda vai continuar a ter mais ''força'' que a Ninja às 8000.
(29-06-2018 às 02:07)2low Escreveu: -um parâmetro que eu olho e que apesar de não perceber muito de mecânica, acabo por relacionar com o real funcionamento e desempenho da moto, é o parâmetro Taxa de Compressao em que a cbr500 tem 10,7:1 e a ninja400 tem 11,5:1 e verificando a diferença de cilindrada… 471cc da cbr500 para os "apenas" 399cc da ninja 400 verifica-se que a ninja400 é bem mais rotativa e que expreme melhor o motor
É um bom parâmetro para deixares de olhar nas FT. Em motores diferentes não consegues retirar qualquer ilação sobre rotação, potência, andamento o que quer que seja relacionado com a taxa de compressão.
No teu caso, é um bom valor para olhares em contexto de revisões ou de verificação de saúde de motor da tua mota.
Não para inventar qual é mais ou menos rotativa e mais espremida.
(29-06-2018 às 02:07)2low Escreveu: -e outro parâmetro que devera influenciar as aptidões das motos é o peso em cheio/andamento, em que a cbr500 tem 194kg contra a "pena" ninja400 com apenas 168kg
Aqui ok. 26kg de diferença valem o que valem.
Vê por exemplo o Carlos, que tem uma cena com umas meninas SSBBW, e quando as leva a casa... tem 6x mais esse valor no banco do pendura.
Uma top case normal é certificada para 10kg mais o peso dela etc... às vezes andam lá com 15 ou 20.
(29-06-2018 às 02:07)2low Escreveu: -quanto ao deposito combustível e tentar perceber um pouco sobre a autonomia… em termos de consumos médios (fonte fuelly.com) a CBR500 tem uma media de 3,7Lt/100km enquanto a ninja 400 ronda os 4,4Lt/100km
(...)
Vantagem óbvia então para a cbr500... certo? É que reparei que não fizeste as contas...
Dica: Divide-se o total de litros do depósito pelo consumo por cada 100km e multiplica-se por 100.
(29-06-2018 às 02:07)2low Escreveu: claramente que a Honda mantem-se fiel aos seus ideais e ter um compromisso que tb seja "económico" enquanto a Kawasaki sera fiel a sua garra e historia
A Honda tem uma história muito interessante em competição. Mais que a kawasaki. Ambas tiveram os seus sucessos e insucessos.
São ambas marcas porreiras, mas para deitar uma dessas assim cá para fora convém ser-se um pouco mais conhecedor.
A kawasaki só tem uma gama arrojada esteticamente e talvez o que se possa considerar da H2/Sx
Uma gama travestidamente agressiva para motas super conservadoras e quase sem sal. Ve o exemplo da Z650 por exemplo. Um escândalo.
(29-06-2018 às 02:07)2low Escreveu: resumo: dois amigos de lisboa ao algarve sempre a fundo chegam ao mesmo tempo, um porque é mais rápido e anda mais e o outro porque é mais económico…
Podes filosofar N razões para que cheguem ao mesmo tempo. Mas por favor... não ponhas as motas nisto!
(29-06-2018 às 02:07)2low Escreveu: MAS prefiro o conceito Kawasaki… ter uma moto desportiva é para isso mesmo… puxar e andar…
Hum hum... isto não é um tópico de pesos plumas semi-jeitosos para irem ao pão? Onde entra a desportividade?
Não se vai encontrar um comportamento desportivo em nenhum destes modelos.
(29-06-2018 às 02:07)2low Escreveu: Espero não ter "amandado uma daquelas bujardas"...
Yep....