Ajuda a comprar a Mota
#1

Viva pessoal !

Eu sou novo aqui no Fórum e já vi que o pessoal percebe de tudo um pouco .
Eu vou fazer agora 22 anos a 19 julho e comecei a tirar a carta de condução A2 , já tenho a A1 desde os 16.

Conduzi sempre a mota do meu pai , Macal M-70 Motor sachs , sendo que agora queria uma coisa mais potente e recente.
A mota que me fascinou mais até agora foi a kawasaki Ninja 300 e é a que estou mais virado, pois não quero uma mota com mais potência que está.
Mas como não percebo muito da matéria pedia por favor a vossa ajuda.

Queria uma mota usada e o valor que estou disposto a dar Max é de 4.000€ .
Sobre a Ninja: 
A manutenção e as peças da mesma são caras?
Tem problemas com frequência ? 
Quanto ronda o seguro anualmente mais ou menos ? 
Fica mais barato que um carro a nível de despesas ? 


E pelo do que eu já estive a ver estás motas não se encontram muito à venda. 

Vou dar as minhas preferenciais numa mota.  
 
-Segurança da mota;
-Estilo desportivo;
-Durabilidade ;
-Consumo Médio/baixo.

Eu vou usar a mota diariamente para localidades mas também vou para auto-estradas.
Tenho 1,72 e peso 70Kg.

O que vocês acham e aconselham ?
Grande abraço e obrigado 
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#2

Boas.... primeiro mandam as "regras" que como novo membro, te deverás apresentar, na secção própria.

Quanto à dúvida sobre a Ninja 300, o Vindaloo é um gajo experiente e conhecedor desse patamar de cilindrada, pelo que deverás aguardar a reposta dele.

No entanto, se tens A2 e queres algo com "aspecto" desportivo, esquece essa alface espartilhada e opta por algo com um pouquinho mais de pulmão e no limite da A2 (48cv / 43Nm contra os 35cv / 23Nm) ... CBR500R.

[Imagem: Honda%20CBR500%2013%20%201.jpg]

Não sei é se 4 mil, chegarão, com mais uns pózinhos e algum regateio, chegas lá!

https://www.olx.pt/anuncio/honda-cbr500r...09a6f7a68e

[Imagem: zX4Kq81.png]

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#3

Peço desculpa , está feito blink

Vou esperar por ele então. Já a ninja vai ser uma mudança "grande" e chega-me para já as 300CC , não quero arriscar nesse aspecto como primeira mota ,de qualquer das maneiras muito obrigado blink
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#4

Bem vindo. thumbsup

(28-06-2018 às 15:16)carlos-kb Escreveu:  Quanto à dúvida sobre a Ninja 300, o Vindaloo é um gajo experiente e conhecedor desse patamar de cilindrada, pelo que deverás aguardar a reposta dele.

(28-06-2018 às 15:36)goncalo9966 Escreveu:  Vou esperar por ele então.

lol
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#5

Anda cá Vindalooo! lollollollol

[Imagem: images?q=tbn%3AANd9GcT4XLIkYtQDw11iDiKFM...g&usqp=CAU]


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#6

Bom, vou só dar aqui uma pequena opinião, antes do verdadeiro mestre aqui chegar lol


Se é a 1ª moto, aconselho-te algo com menos plástico, porque uma quedazita nos primeiros tempos é garantido... E depois quanto mais plástico, mais caro fica...

Mas se o teu coração quer uma desportiva, esquece o que eu disse.

A opinião do Carlos é bem valida, e entre a ninja 300 e a CBR 500 não é um salto assim tão grande, estão as 2 na mesma categoria...

Ricardo - Honda CB500X
[Imagem: latest?cb=20150510093035]
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#7

Boas

O Carlos não percebe nada pá...até te aconselhou uma 500 que anda exactamente como uma 300... lol

Posto isto o Vindaloo curte da Ninja...300

E tens uma mais apetecível, Ninja 400...

Velasquez87
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#8

(28-06-2018 às 18:19)Mr.Ricky Escreveu:  Bom, vou só dar aqui uma pequena opinião, antes do verdadeiro mestre aqui chegar  lol


Se é a 1ª moto, aconselho-te algo com menos plástico, porque uma quedazita nos primeiros tempos é garantido... E depois quanto mais plástico, mais caro fica...

Mas se o teu coração quer uma desportiva, esquece o que eu disse.

A opinião do Carlos é bem valida, e entre a ninja 300 e a CBR 500 não é um salto assim tão grande, estão as 2 na mesma categoria...

 Eu sinceramente não pensei nisso não, refere-se a motos como a Z300 , por exemplo?
 Mas sim eu gosto bem mais do estilo desportiva.
 Eu acho que uma ninja 300 já anda mais que suficiente para as minhas mãos
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#9

(28-06-2018 às 18:29)Velasquez87 Escreveu:  Boas

O Carlos não percebe nada pá...até te aconselhou uma 500 que anda exactamente como uma 300... lol

Posto isto o Vindaloo curte da Ninja...300

E tens uma mais apetecível, Ninja 400...

Apesar de a diferença não ser muita , eu já acho que a 300 já é mais de suficiente para as minhas mãos  , não me quero aventurar pelo menos por agora
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#10

(28-06-2018 às 15:16)carlos-kb Escreveu:  Boas.... primeiro mandam as "regras" que como novo membro, te deverás apresentar, na secção própria.

Quanto à dúvida sobre a Ninja 300, o Vindaloo é um gajo experiente e conhecedor desse patamar de cilindrada, pelo que deverás aguardar a reposta dele.

No entanto, se tens A2 e queres algo com "aspecto" desportivo, esquece essa alface espartilhada e opta por algo com um pouquinho mais de pulmão e no limite da A2 (48cv / 43Nm contra os 35cv / 23Nm) ... CBR500R.

[Imagem: Honda%20CBR500%2013%20%201.jpg]

Não sei é se 4 mil, chegarão, com mais uns pózinhos e algum regateio, chegas lá!

https://www.olx.pt/anuncio/honda-cbr500r...09a6f7a68e

Comparar alhos com bugalhos Carlos?!  cool

A cbr500r é um patamar acima da ninjinha 300 e da Kawasaki quanto muito o mais parecido é a novíssima ninja 400 com 45cv e 38Nm e mesmo essa até deverá ter um comportamento/desempenho ligeiramente superior que a cbr500 e passo a explicar porque:
-em termos de potencia apesar da Honda ter mais 3cv tem a sua força maxima às 8500rpm enquanto que na ninja 400 os 45cv são às 10000rpm, ainda a Kawasaki esta a desenvolver e já a Honda esta em curva descendente (mas isto é valido em conjunto com o próximo paragrafo)
-em termos de binário não são muito diferentes, 43nm/7000rpm para a Cbr500 e 38/8000rpm para a ninja400, em que a Honda tem mais força em baixas e depois a ninja400 tem a alma la em cima…
-um parâmetro que eu olho e que apesar de não perceber muito de mecânica, acabo por relacionar com o real funcionamento e desempenho da moto, é o parâmetro Taxa de Compressao em que a cbr500 tem 10,7:1 e a ninja400 tem 11,5:1 e verificando a diferença de cilindrada… 471cc da cbr500 para os "apenas" 399cc da ninja 400 verifica-se que a ninja400 é bem mais rotativa e que expreme melhor o motor
-e outro parâmetro que devera influenciar as aptidões das motos é o peso em cheio/andamento, em que a cbr500 tem 194kg contra a "pena" ninja400 com apenas 168kg
-quanto ao deposito combustível e tentar perceber um pouco sobre a autonomia… em termos de consumos médios (fonte fuelly.com) a CBR500 tem uma media de 3,7Lt/100km enquanto a ninja 400 ronda os 4,4Lt/100km, claramente que a Honda mantem-se fiel aos seus ideais e ter um compromisso que tb seja "económico" enquanto a Kawasaki sera fiel a sua garra e historia, um pouco mais gastadora mas também bem mais desportiva. A Cbr500 tem um deposito com 16,7lt (incluindo reserva) enquanto a informação disponível para a ninja400 é de ter um deposito de 14Lt...  

resumo: dois amigos de lisboa ao algarve sempre a fundo chegam ao mesmo tempo, um porque é mais rápido e anda mais e o outro porque é mais económico…
MAS prefiro o conceito Kawasaki… ter uma moto desportiva é para isso mesmo… puxar e andar…




Espero não ter "amandado uma daquelas bujardas"...
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