Estamos a 3 meses da entrada em pleno da restritiva norma Euro 5 para as motos (segundo o que está calendarizado). Já se falou num eventual adiamento dessa entrada, em consequência da pandemia global que estamos a viver... não sei em que ponto estará essa questão? Mas que ela está aí a "rebentar"... é um facto!
E para quem achava que a Euro 4 (em vigor desde 01/01/2017) já era suficientemente "pesada" em termos de limitações (o que ditou o descatalogamento de vários modelos), aqui fica uma pequena comparação entre o que está em vigor... e o que aí vem :
Há construtores que se foram precavendo, sendo que já prepararam alguns dos seus modelos, em plena Euro 4, para cumprir a Euro 5. Para além disso, todos os modelos novos introduzidos em 2020 já estão obrigadas a cumprir o Euro 5, sendo que a partir de Janeiro de 2021 para serem vendidas / matriculadas na Europa terão que estar de acordo com as limitações estabelecidas na nova normativa.
Mas também já se falam de vários modelos icónicos que poderão ver as suas linhas de produção serem extintas, por não ser rentável a actualização ao cumprimento dos limites rígidos que começarão a vigorar. Aliás, a lista é extensa e em muitas das marcas mais "comerciais", engloba grande parte da gama em catálogo:
HONDA:
CBR650R
CBR500R
VFR800F
GL1800 Gold Wing
CB125R
MSX125
CB125F
CB1100RS
CB1100EX
CB1000R
NC750S
CB500R
CB500F
CB300R
CB125R
VFR1200X
VFR800X
NC750X
X-ADV
CB500X
CRF450L
CRF250 Rally
CRF250L
YAMAHA:
R6
R3
R125
MT-10SP
MT-10 Tourer
MT-10
MT-09 SP
MT-09
MT-07
MT-03
MT-125
XSR900
XSR700
SCR950
XV950
YS125
Super Tenere 1200
Tenere 700
FJR1300 (all versions)
Niken
Niken GT
Tracer 900/GT
SUZUKI:
V-Strom 650
V-Strom 250
GSX-R1000
GSX-R1000R
GSX-R125
GSX-S1000F
GSX250R
Katana
GSX-S1000
GSX-S750
GSX-S125
SV650
BMW:
R1250GS Adventure
R1250GS
F850GS Adventure
F850GS
F750GS
G310GS
R1250RS
S1000RR
K1600B
K1600 Grand America
K1600GT
K1600GTL
R1250RT
R1250R
S1000R
G310R
R nineT/Scrambler/Pure/UrbanG/S
C evolution
C650 Sport
C650GT
C400X
CX400GT
DUCATI:
Diavel 1260/1260S
XDiavel/XDiavel S
Hypermotard 950/950SP
Monster 797
Monster 821/Stealth
Monster 1200/1200S/1200 25th Anniversario
Panigale V4/V4S
Superleggera V4
Streetfighter V4
Multristrada 950/S
Supersport/S
Scrambler Full Throttle/Cafe Racer/Desert Sled/Icon/Icon Dark/Sixty2
TRIUMPH:
Speed Triple
Bonneville Bobber
Tiger Sport
Speed Twin
Scrambler 1200
Street Twin
Bonneville T100
Street Scrambler
Bonneville T120
Thruxton
Speedmaster
Tiger 1200
Claro que para não enfrentarem o "cepo" europeu e se manterem no mercado, obrigará a um esforço grande por parte dos construtores nas respectivas actualizações destes modelos, que podem implicar novos e maiores escapes e respectivos conversores catalíticos, castração de potências pico, reprogramação dos sistemas de admissão, adaptação de sistemas de VVT, etc...
O facto é que se não compensar e as vendas não o justificarem, os construtores optarão pela forma mais simples e veremos alguns dos modelos pelos quais nutrimos afinidade, serem extintos. De igual forma, as rígidas restrições serão também caminho para cada vez mais termos uma mão pesada e diferenciada em termos da fiscalidade... basta olhar ao que já se passa no mundo das 4 rodas.
Por outro lado, será o caminho inevitável que empurre para outras formas de locomoção, nomeadamente as eléctricas?
É que olhando novamente ao exemplo vindo do mundo dos automóveis (actualmente com a norma Euro 6 a vigorar e a prometida a norma Euro 7 para 2023), nas motos é mais que certo que isto também não irá ficar por aqui.
Fica o assunto a debate!
E para quem achava que a Euro 4 (em vigor desde 01/01/2017) já era suficientemente "pesada" em termos de limitações (o que ditou o descatalogamento de vários modelos), aqui fica uma pequena comparação entre o que está em vigor... e o que aí vem :
Há construtores que se foram precavendo, sendo que já prepararam alguns dos seus modelos, em plena Euro 4, para cumprir a Euro 5. Para além disso, todos os modelos novos introduzidos em 2020 já estão obrigadas a cumprir o Euro 5, sendo que a partir de Janeiro de 2021 para serem vendidas / matriculadas na Europa terão que estar de acordo com as limitações estabelecidas na nova normativa.
Mas também já se falam de vários modelos icónicos que poderão ver as suas linhas de produção serem extintas, por não ser rentável a actualização ao cumprimento dos limites rígidos que começarão a vigorar. Aliás, a lista é extensa e em muitas das marcas mais "comerciais", engloba grande parte da gama em catálogo:
HONDA:
CBR650R
CBR500R
VFR800F
GL1800 Gold Wing
CB125R
MSX125
CB125F
CB1100RS
CB1100EX
CB1000R
NC750S
CB500R
CB500F
CB300R
CB125R
VFR1200X
VFR800X
NC750X
X-ADV
CB500X
CRF450L
CRF250 Rally
CRF250L
YAMAHA:
R6
R3
R125
MT-10SP
MT-10 Tourer
MT-10
MT-09 SP
MT-09
MT-07
MT-03
MT-125
XSR900
XSR700
SCR950
XV950
YS125
Super Tenere 1200
Tenere 700
FJR1300 (all versions)
Niken
Niken GT
Tracer 900/GT
SUZUKI:
V-Strom 650
V-Strom 250
GSX-R1000
GSX-R1000R
GSX-R125
GSX-S1000F
GSX250R
Katana
GSX-S1000
GSX-S750
GSX-S125
SV650
BMW:
R1250GS Adventure
R1250GS
F850GS Adventure
F850GS
F750GS
G310GS
R1250RS
S1000RR
K1600B
K1600 Grand America
K1600GT
K1600GTL
R1250RT
R1250R
S1000R
G310R
R nineT/Scrambler/Pure/UrbanG/S
C evolution
C650 Sport
C650GT
C400X
CX400GT
DUCATI:
Diavel 1260/1260S
XDiavel/XDiavel S
Hypermotard 950/950SP
Monster 797
Monster 821/Stealth
Monster 1200/1200S/1200 25th Anniversario
Panigale V4/V4S
Superleggera V4
Streetfighter V4
Multristrada 950/S
Supersport/S
Scrambler Full Throttle/Cafe Racer/Desert Sled/Icon/Icon Dark/Sixty2
TRIUMPH:
Speed Triple
Bonneville Bobber
Tiger Sport
Speed Twin
Scrambler 1200
Street Twin
Bonneville T100
Street Scrambler
Bonneville T120
Thruxton
Speedmaster
Tiger 1200
Claro que para não enfrentarem o "cepo" europeu e se manterem no mercado, obrigará a um esforço grande por parte dos construtores nas respectivas actualizações destes modelos, que podem implicar novos e maiores escapes e respectivos conversores catalíticos, castração de potências pico, reprogramação dos sistemas de admissão, adaptação de sistemas de VVT, etc...
O facto é que se não compensar e as vendas não o justificarem, os construtores optarão pela forma mais simples e veremos alguns dos modelos pelos quais nutrimos afinidade, serem extintos. De igual forma, as rígidas restrições serão também caminho para cada vez mais termos uma mão pesada e diferenciada em termos da fiscalidade... basta olhar ao que já se passa no mundo das 4 rodas.
Por outro lado, será o caminho inevitável que empurre para outras formas de locomoção, nomeadamente as eléctricas?
É que olhando novamente ao exemplo vindo do mundo dos automóveis (actualmente com a norma Euro 6 a vigorar e a prometida a norma Euro 7 para 2023), nas motos é mais que certo que isto também não irá ficar por aqui.
Fica o assunto a debate!