A 13ª moto... requisitos manhosos...
#1

DONO

- Tipo de CARTA DE CONDUÇÃO: Tipo boa!
- Altura: 1,72
- Peso: 70 kgs
- Idade: 40 (quase quase 41)
- Pendura (S/N): às vezes...
- Será 1ª moto (S/N): não, será a 13ª

MOTO

- Estilo preferido: Trail
- Custo (em euro): 7000€
- Nova/Usada: Nova (ou semi nova)

PERCURSO

- Regularidade (diario, semanal, mensal): Diario
- Tipo de estrada: Cidade/Nacional/Auto-estrada
- Numero aproximado de KM: >50 diários / > 1000 mês / > 10.000 ano

RESUMO:

Há paciência para ler?
Então aqui vai....

Estas decisões penso que tem de ser muito ponderadas e em 2007 tomei uma decisão idêntica mas para o carro.

O carro não me arrependi, e ainda hoje com 170.000kms coabita lá em casa com muita felicidade!

A moto já ando a pensar e a ponderar muitos cenários à quase um ano, e espero que a hora esteja a chegar.


Plafon 7000€ (não dá para esticar muito mais)
Prestação tem de ser inferior a 100€, e 4 anos, pois não me quero privar de certas cenas, para viver para uma prestação...
A moto tem de ser nova, ou de 2017 com muito poucos KMs, pois quero mante-la o máximo possível. (estou farto de andar as turras com a mulher sobre este assunto! bigsmile )
Não gostava de voltar às monocilindricas, por isso > 2 cilindros.

E pronto! Missão muito difícil.

Lista de possíveis candidatas para os requisitos:
- Kawasaki Versys 650 (dificil)
- Yamaha Tracer 700 (muito dificil)
- Honda Transalp 700 (não saíram em 2017)
- Suzuki V-strom 650 (dificil)
- BMW G 650 GS (unica monocilindrica que pondero)
- BMW F 700 GS (não existem com o meu plafon :-()

Com isto comecei a pensar em downgrade como fiz com o carro...

Honda CB 500 X!!
Tenho lido muito sobre esta moto e faço aqui um comparativo com características que prezo numa moto, entre a CB500X e a minha Hornet:

- Conforto: Ainda não fiz um teste drive na CB500X, mas em relação ao que leio VS o desconforto que sinto na minha, acho que ganho CB500X nas minhas deslocações diárias (90% da utilização)

- Protecção aerodinâmica:
Aqui a CB500X tem opões porreiras para tornar viagens dentro dos limites, sem frio e vento, tanto no corpo como mãos VS nada

- Motor: Aqui pronto, não há hipóteses, a Hornet tem um motor fabuloso que sendo muito sincero, é a única coisa que adoro na moto. Ando a pedir teste drive à CB500X, mas ainda não consegui.
Eu gostava da minha Pegaso 650 que também tinha 50 CVs... acho que a CB500X não será muito diferente em relação ao motor.

- Ergonomia: Aqui nestes 4 anos que tenho a Hornet sempre embirrei com isto na moto. Em 4 anos nunca consegui achar a condução da moto confortável, não me adapto a ela... E tenho muita pena disso.
Nesse aspecto penso que não terei problemas em me adaptar à CB500X

- Viagem: Vou perder em motor, mas ganho em conforto e protecção. Já tenho visto muitos vídeos e até aos 130/140 a moto parece que ainda vai com os pistons nos cilindros... depois disso é que parece que está a desmontar-se...

- Consumos e manutenções: Embora a Hornet não tenha manutenções e consumos nada de especial, aqui, por a CB500X ser uma moto mais simples terá vantagens. E em relação a consumos devo poupar perto de 2€ em cada 100kms... por isso nos meus 1000 e poucos kms por mês, poupo 20 €!



Estou indeciso... Mas a razão manda-me para este veiculo de 2 rodas.... CB 500 X...

Ricardo - Honda CB500X
[Imagem: latest?cb=20150510093035]
Responder
#2

E uma NC750X?  devil

Entre a CB500X e a NC750X, mesmo assim acho que ia pra segunda.
Responder
#3

Não estás a ser demasiado racional?

Eu vejo-te dono de uma Versys pá!

E....
Cuidado com dar ouvidos à mulher.
Não tenho nada contra ela, mas se as coisas correm mal vai haver um jogo de culpas que deve ser evitado.

Leva em conta que, a CB500 é uma mota para pessoal que anda a evoluir, não para um gajo curtido como tu.

Sim, a mota é muito boa opção para o que fazes no dia a dia, económica e fiável, com boa ergonomia, mas....
Devias pensar neste mas, antes de comprar. Amanhã às tuas circunstâncias mudam de figura e talvez já não seja a mais adequada.

Boa sorte Ricky!! smile

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
Responder
#4

Eu estou com o Officer... mal por mal a NC750X parece-me melhor opção, quando a opção em mente é a CB500X e olhando ao teu histórico! Ainda que ache que a Versys era bem melhor devil
Responder
#5

Eu só testei a NC700X e não gostei nada da moto!

A NC750X ainda não conheço.

Sim a Versys é a melhor opção para uma semi-nova...

Mas quem já experimentou a CB500X e a NC700X não acha a NC700X superior em nada!

Ricardo - Honda CB500X
[Imagem: latest?cb=20150510093035]
Responder
#6

Mas olha que a NC é superior, principalmente em binário. Mas se não gostaste da 700 também não te deve agradar a 750 e com isto aposto que se experimentares a 500 também não vais gostar nada lol
Responder
#7

(08-01-2018 às 17:05)Mr.Ricky Escreveu:  Eu só testei a NC700X e não gostei nada da moto!

A NC750X ainda não conheço.

Sim a Versys é a melhor opção para uma semi-nova...

Mas quem já experimentou a CB500X e a NC700X não acha a NC700X superior em nada!

A NC é uma mota que não tem o que tu mais gostas.
Essa capacidade de subir de rotações (ao estilo supermotard) enraivecida à saída das Curvas.

Para isso é melhor a CB, por incrível que pareça, mas com menos binário.

Salvo situações de detalhe, não existem muitas diferenças entra a 700 e a 750.

Acho que deves ponderar bem a aquisição da CB500, porque embora sabendo que és um gajo certinho, com uma condução suave e tal, sei perfeitamente que a aquele motor não te vai trazer nada de novo.
Também sei que a Versys pouco mais trará que a CB, mas é um motor algo mais cheio e com outra alma, capaz de responder ao rebelde supermotard que dorme em ti! devil

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
Responder
#8

Boa tarde,

Como mota para manter uns anos, nunca poria fichas em viaturas com tão pouca cilindrada.

Não há grande limitação entre os carros da 2ª circular no dia a dia, mas ressente-se de imediato assim que se abre estrada ou mais alguns km.

Mais uns 'diazitos' nesta luta da transferência mensal para o fundo a prazo, e procurava um negócio de uma Tracer 900 com 1 ano, pouquinhos km e na ordem dos 8500-9000€ já com um ou outro extra. Não há muitas, mas aparecem aqui e ali.


Responder
#9

Ricardo, pá!!!

Um gajo que já teve 12 motos, ainda precisa de aconselhamento para comprar a 13ª? O_O

Hum... mas pensando bem think ... também temos o Pires que deve andar por esses números... se calhar é melhor mesmo teres aconselhamento, não vás acabar com uma Dax 125. troll

Tens a certeza que queres mesmo uma "calça arregaçada"? Dessa tua listagem, já que a F700GS está aquém das possibilidades (ainda que se estás disposto a crédito, olha que eles arranjam-te um casamento de conveniência à maneira), ia para a Versys (e agora até têm uma opções cromáticas à maneira, fugindo aos tradicionais repolhos e repolhos fora de validade).

A CB500X (apesar de ter sido renovada e até estar mais bonitinha) possivelmente ao final de pouco vais-te cansar (pá, tem metade da potência da tua Hornet e um binário muito contido).
O LWillow teve uma, de 1ª geração.

Entre a CB500X e a NC... também preferia ainda assim a CB500X. A vergonha não é tão grande!!! bigsmile

Ahh... e sendo a tua 13ª, espero que tenhas mesmo muita sorte com ela, independentemente de qual seja.

[Imagem: zX4Kq81.png]

Responder
#10

A CB500 X é 'fixolas' ! Só tive a minha por 9 meses e meio e digo bem do modelo dentro as suas limitações. 
Na altura experimentei também a NC700  X mas preferi as sensações da CB. È mais 'old school' na forma de pilotar , mais recurso á caixa , mais 'divertida' que a NC . 
No último Norte-Sul apareceram por lá dois 'manos' com a CB500 X e acompanharam bem o pessoal .
A minha CB500 X pertencia à 1ª versão deste modelo , era de 2013 . As actuais sofreram melhorias nalguns aspectos. 
Troquei-a também pela 1ª versão da Crossrunner (também de 2013 , embora a versão já existisse desde 2011) . 

O ano passado um amigo meu comprou a CB500X e deixou-me dar uma voltinha nela 'para matar saudades' . 
Tchiiiiii... senti-me sentado numa 'pandeireta' ... já achei que era uma mota muito levezinha , uma mota 'de cidade'.
Responder




Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)