01-08-2019 às 09:47
(Mensagem modificada pela última vez: 01-08-2019 às 09:48 por dmanteigas.)
(31-07-2019 às 23:42)carlos-kb Escreveu:(31-07-2019 às 09:57)dmanteigas Escreveu: A XR é provavelmente a mota rainha do segmento em que se encontra. É mais barata que as a SuperAdventure e que a Multistrada e olhando para os reviews acaba por ser a mais equilibrada. Pelo menos na comparação com a Multistrada, a diferença é avassaladora em quase todos os reviews (e pelo feedback que recebi de um utilizador aqui do forum).
Por causa da XR ser mais barata, mais equilibrada e ganhar nas reviews, é isso que faz com que deixe de ser concorrente directa da MTS?
A MTS acaba perder no facto de ser um motor bicilindrico, com tudo o que de bom e mau isso possa acarretar, face a um in-line 4.
No entanto pergunta a um cliente que acabe a comprar qualquer uma delas, qual a outra mota que questionou invariavelmente como opção? Aposto que a resposta seria quase unânime.
Ou seja... tu lês-me a dizer que a XR é a mais equilibrada e daí deduzes que eu disse que não é concorrência da Multistrada??
É evidente que são concorrência uma da outra, como ainda juntei a SuperAdventure. Ou seja, não percebi onde quiseste chegar..
(31-07-2019 às 23:42)carlos-kb Escreveu:(31-07-2019 às 09:57)dmanteigas Escreveu: Olhando para a versão S da Multistrada que custa a módica quantia de 25 mil paus, não tenho a certeza que esta MSV4 venha para competir no mesmo patamar. Duvido que venha para o mercado a menos de 25k, o que a coloca num patamar acima da XR. Assim, a não ser que as considerações sobre o preço estejam incorretas (o que não me parece), esta MSV4 virá como uma mota de um segmento mais premium, para quem procura o melhor dos melhores e dificilmente irá ser concorrência real à XR pois quem coloca o preço na equação descarta logo a MSV4.
Ainda que a MTS 1260 S esteja longe de custar 25k€, porque carga de água tens logo de ir buscar precisamente essa, que é a mais cara (tirando as "especiais" Pikes Peak ou Air)? Tu numa conversa de pescadores que contam sobre o tamanho do maior peixe que apanharam, és sempre o pescador que pescou a lanterna acesa, certo?
Analisando a números frios (preços de tabela), uma MTS 1260 custa 17.900 €, a Enduro e a S perto de 21 mil (e não 25 mil). Uma XR custa 17.100€ (base), aos quais terás de adicionar os tradicionais packs de equipamento da marca, para teres um nível de equipamento minimamente decente e ao nível do que a MTS já traz de origem... ou seja, conta sempre com mais 3 mil euros pelo menos, dando um total na casa dos 20 mil redondos. A diferença entre elas acaba assim a não ser tão substancial como isso, o que tendo em conta o segmento e a restantes opções de outros construtores, acaba a ser um price tag equiparado.
Não sei quanto custará uma MTS V4. Mas tendo em atenção que a prima Panigale V4 na sua versão mais baixa (com o stradale de 1103cc), custa 23.500, até que uma MTS com o mesmo motor, pode não andar tão longe desses 25 mil que atiras (hipoteticamente 22 / 23 mil). Se bem que depois as marcas italianas são exímias em fazer edições especiais e especialíssimas do modelo pilar de gama.
Resta depois saber na iminência de haver uma nova XR a despontar por aí, totalmente renovada, quanto é que a mesma poderá também vir a custar? (atenta que na mesma linha de pensamento, a novíssima S1000RR, base, dadora da motorização, começa nos 20 mil).
Como o teu gosto é mais pelo mundo nautico de há 10 anos atrás, é normal que não estejas muito por dentro do mercado atual de motas a sério. A XR com todos os packs da BMW mais as malas fica a rondar os 21-22 mil €. A Multistrada versão S, que é a comparável à XR com todos os packs, com o pack sport e malas vai para os 25k. Estamos a falar de extras comparáveis: suspensão, descanso central, punhos aquecidos, vidro alto, eletrónica, etc etc. Se tiveres dúvidas é só brincares com o configurador da BMW e da Ducati. Porque essas versões "a partir de" são puro marketing... já que sem os packs e extras praticamente não se vendem. Não estamos a falar de CB650R ou MT-07...
Mas "extras" à parte, creio que é inegável para toda a gente que a Ducati numa versão comparável à XR é mais cara. Portanto se com o atual motor isso já acontece, com um motor V4 que não será barato de produzir e tendo em conta que todas as noticias apontam para que esta MSV4 venha não para substituir a atual mas para uma gama acima... então já deixa de ser concorrência da XR, porque será melhor em tudo e num patamar de preço que será certamente muito superior. Se pegarmos na comparação S1000RR vs V4 em que nas versões "base" já existe uma diferença de 3k... é só fazer as contas
Ditadura dos Flocos de Neve