Comportamentos nos passeios Motonliner's
#1

Ora bem, eu não posso falar muito que infelizmente apenas fiz um passeio aqui com a malta.

Mas para que os off topics e comentários cruzados sejam esclarecidos decidi abrir aqui o topico e expor a minha posição e aquilo que vi e o que acho.

- num grupo desta dimensão vai haver sempre pessoas que não se conhecem
- vai haver pessoas muito diferentes:
que andam há pouco tempo
que andam há mto tempo
que têm motas que andam pouco
que têm motas que andam muito
que não gostam de andar depressa
que não querem andar tão devagar
etc etc

Como eu vejo as coisas no passeio que fizemos:
- nos passeios em termos de objectivo é o convívio entre as pessoas com uns km's de boas estradas pelo meio.
- na frente há pessoas com ritmos mais rápidos que abrandam nas povoações por segurança e reagrupar assim como nas saídas da estrada em que circulamos
- a meio há pessoas que por vezes começam atrás de pessoas mais lentas do que eles querem andar e vão passando para a frente
- atrás há pessoas que vão ao seu ritmo e chagam pouco depois ainda a tempo de beber o café com o resto do pessoal na mesma LOL
- ninguém vai para estes passeios para se matar, há comentários normais de quem se foi embora pelo bom ritmo e que os outros deixaram ir por não achar confortável aquelas velocidades
- se houver algum exagero tb é devidamente comentado
- pessoalmente evito grandes proximidades,
se há pessoas atrás junto prefiro deixar passar,
se conseguir ir atrás de alguém tb evito estar logo em cima
à medida que há as paragens aproveito para parar junto daqueles que andam mais ao meu ritmo do que os mais lentos para evitar ultrapassagens em andamento.

Que casos isolados em especifico foram os causadores do tema que tanto comentam?

p.s- senão abri o tópico no subforum corrrecto façam o favor de alterar.
Responder
#2

Acabaste de abrir a caixa de pandora  clap lol devil

[Imagem: images?q=tbn%3AANd9GcT4XLIkYtQDw11iDiKFM...g&usqp=CAU]


Responder
#3

Boas, vou passar o tópico para o Geral.

Bem, eu apenas quanto a mim posso falar, tal como já comentei anteriormente, neste momento a vontade de me juntar a passeios é pouca.

Isto porque eu tenho um estilo de condução totalmente diferente dos demais, sendo que como seria de esperar, fico para trás, pois tenho por hábito ir cumprindo QB os limites e etc.

É normal e sempre foi normal ficarem pessoas para trás, mas não faz sentido abandonar-se constantemente pessoas principalmente se for o primeiro passeio com o pessoal, se for novato ou se tiver uma moto "fraca".

Não me incluo em nenhum dos grupos referidos e fico para trás mesmo por opção, sendo que para mim até é normal e não há grande stress.

O que comentei noutro tópico foi por exemplo num passeio ao Bombarral, onde julgo que também foste, ia muita gente com o que chamo de tango mike (tesão do mijo) e onde houve muita segurança colocada em causa, não só dos próprios, como do grupo em si.

Nesse mesmo passeio, não me perdi porque o n00b1e teve a sensatez de ir atrás de mim ou à minha frente e indicar-me o caminho, pois o trajecto até ao ponto posterior ao Bombarral não era conhecido pela minha pessoa. Portanto, poderia eventualmente voltar sozinho para casa.

Nesse passeio, houve vários reagrupamentos, o que é normal.

Lembro-me de vários passeios onde fui de 125 e NUNCA fiquei para trás, isto no tempo do motonline. Havia sempre um cerra filas ou no limiar, havia muitos reagrupamentos.

A meu ver um passeio é para se desfrutar da estrada, cada um à sua maneira, no entanto é também para conviver, para desfrutar das paisagens e locais por onde se passa.

Este ponto não tem existido praticamente, sendo tudo feito muito à pressa porque se fica demasiado tempo parado ou porque simplesmente a maioria pensa que foi para um track day.

Fica aqui exposto o meu ponto de vista, e é por esta mesma razão que tenho optado por andar a solo nos pequenos passeios que faço ou ter em vista outros grupos para me juntar que são "mais calmos".

Julgo que falta bastante moderação das pessoas nos passeios, há muita tesão do mijo, parecem aqueles gajos que só saem de mota no verão aos domingos e vão ao cabo da roca andar em contra-mão.
Responder
#4

Relativamente à minha pessoa o unico passeio em que participei foi no NS do ano transacto.

Houve por ai alguma "tensão" relativamente a supostos episódios (os quais a meu ver não existiram) e no que diz respeito ao NS não tenho nada a apontar.

Ultrapassei e fui ultrapassado embora não fosse a ritmo de corrida ou minimamente similar.

Não houve desmembramentos do grupo de relevo com a excepção da malta que quis forçosamente subir ao Caramulo  lol  .

Fora isso, e tendo em conta a logistica foi tudo mto bem organizado pelo Nuno, os timmings foram minimamente cumpridos, houve tempo para conviver, para beber umas 33cl, almoçar bem, mergulhos etc.

Apenas posso comentar no que diz respeito a esta situação, pois a unica em que participei.

No geral, sou apologista do passeio em grupo, tendo em conta o bom senso e a malta em redor. Por outro lado tambem não vou crucificar quem quer ter um andamento mais rápido ( e com isto não quero dizer andamento de track day) e tirar partido de um determinado troço, pq tal também me dá gozo. 

Desde que não se ponha a segurança de ninguem em causa e se esteja disposto a esperar pelos outros mais à frente, cada um é livre, a meu ver de fazer o que lhe der na gana.

Claro que, se é um passeio em grupo, quer dizer.....há que haver um pouco de ponderação, caso contrário é cada um por si encontrando-nos em pontos pré-determinados. Isso já não é um passeio.

Situações passadas noutros passeios, sinceramente, sem lá estar não mando a minha batata em relação às mesmas.

Quando participar e se tiver algo a dizer, digo e acho que é assim que se deve proceder.

Medição de "glandes" e outra genitália que tantas vezes por ai se fala, não faz parte da minha maneira de ser. Sou apologista de dar uso a essas partes de uma outra forma, preferencialmente na companhia de um elemento do sexo oposto.

[Imagem: images?q=tbn%3AANd9GcT4XLIkYtQDw11iDiKFM...g&usqp=CAU]


Responder
#5

A minha opinião é totalmente diferente da do "Patrão". Como habitué das muitas voltinhas feitas aqui.... e organizador de outras tantas, acho que a ideia que transparece é completamente diferente do que se passa na realidade.

Já rolei com montes de membros deste fórum, sejam mais ou menos frequentes nos passeios, como outsiders, como pessoal novato, como pessoal com anos disto, e com os mais variados tipos de motos. E sempre se respeitou cada qual, com as suas limitações, seja em termos de k.d.u., como da montada que possuem.

O facto é que por norma, até se segue sempre em caravana, e salvo raras excepções, cada qual vai respeitando o seu posicionamento e o de outros no grupo (com uma disposição alternada), acompanhado o seu antecessor e respeitando o andamento imposto pelo "chefe de fila".
Óbvio que há-de haver sempre quem queira a dado momento dar azo aos cavais (também já o fiz).... e igualmente nunca houve repressão quanto a isto, mas com uma norma muito clara: terá de o fazer sempre fora do grupo (ou antes ou depois), e quando nele se volte a integrar, o que se pede é que volte a respeitar o ritmo e andamento imposto.

Os reagrupamentos, por norma são constantes, e em cada local aonde hajam viragens ou inflexões de itinerário, está sempre lá alguém para o indicar.

Mesmo na última RIM, em que tivemos um membro com um tipo de condução e andamento algo desfasado dos restantes, nunca ninguém o deixou para trás, e em vários pontos se parava para reagrupar a caravana.

Óbvio que também não vou meter "paninhos quentes" e dizer que por vezes não se imprime um ritmo mais elevado no grupo, pois é um facto, levando a que hajam quebras da comitiva, e criados sub-grupos (que acabam por mais cedo ou mais tarde, reagrupar novamente).... mas isto também não me parece nenhum drama ou constrangimento.
Tirando algumas excepções, derivadas de situações com determinadas contingências, mas que de todo, não são regra (casos do 2º NS ou do Passeio das Pontes), nunca ninguém ficou irremediavelmente para trás, de modo a perder-se dos restantes, por isso.
Por outro lado, e felizmente, as coisas até têm corrido sempre bem, sendo que nunca tivemos situações excepcionais ou mesmo acidentes, que comprometessem a segurança de todo e qualquer participante.

Agora, é um facto que depois a basófia de alguns, aqui no forúm, podem transparecer outra ideia do que acontece na realidade. E é aí que já disse que convém refrear alguns ânimos.... pois para os novatos que se queiram juntar, é motivo bastante para pensarem duas vezes, pensando que na prática,os passeios decorrem como um bando de arruaceiros e aceleras.

Nunca achei que tivesse havido medição de pilinhas na estrada, para além daquelas que se estão sempre a tentar medir, mas aqui no forúm, seja em relação à moto de cada um como à experiência de condução que cada um tem.

Acima de tudo, é uma questão de respeito.... ou seja, acho que deveremos respeitar a postura na estrada de todo e qualquer um, para o mais ou para o menos. Existirá sempre um andamento intrínseco à caravana, que é imposto pelo líder da mesma (por norma o organizador), e na medida do possível, quem quer rolar nela terá de seguir a roda de quem o antecede, e assim o grupo permanecerá coeso. Depois, há que respeitar quem o queira exceder (e é livre para o fazer "fora" do grupo, como disse).... e há que respeitar quem queira manter um ritmo mais lento ou obedecer "tout cours" ao código da estrada.
Os reagrupamentos servem depois para juntar novamente todos.

Querem um bom exemplo em que 5 motos e respectivos motociclistas rolaram bem para cima do milhar de kms juntas, por vezes em ritmos bem intensos, e tudo correu excepcionalmente bem? A 1ª RIM.

[Imagem: QKmafvp.png]
Responder
#6

(03-10-2017 às 14:02)hjjs Escreveu:  Acabaste de abrir a caixa de pandora  clap lol devil

Acho que já estava aberta a caixa, e prefiro que as coisas sejam ditas aqui do que haver "entrelinhas" espalhadas pelo forum fora a criar off topic e dar a impressão que os passeios são uma coisa que podem não ser.


Officer, eu concordo que em passeios bem organizados deve ir uma mota vassoura que saiba o caminho a fechar a cauda, mas nem sempre é fácil juntar esse conhecimento no pessoal do grupo.

Eu de volta e meia perco-me pelo Bombarral mas nunca sei bem por onde vou para ser essa pessoa nem gosto de conduzir a superduke a ritmos de 125cc admito.

No passeios confio em quem vai à frente saiba o caminho e vou a curtir as curvas dando perfeitamente nas rectas para mirar as paisagens a tempo do próximo ponto de travagem lol

Sei de grupos só de RR's com ritmos bem elevados e perigosos para estrada, nesse passeio ao Bombarral não foi de todo de faca na boca que se andou lá a frente.

Até eu pouco atrás deles fiquei e deixo sempre mta margem de segurança nem dou 200 nas estradas nacionais. Mas sim andar a cumprir limites de velocidade não é como a maioria das pessoas vai ao fds curtir umas curvas com os amigos.

Se lá atrás houve pessoas a não dar margem de segurança e perto demais do colega da frente, ultrapassar contra tráfego é uma coisa. Se cortam uma curva ou outra com 100% de visibilidade e dão 150km/h onde se devia andar a 90km/h não é para mim preocupante para fazer esta campanha que não se deve ir aos passeios do forum que até parece que é só foguetes a 300km/h na faixa contrária e cagam em todos os outros lá atrás.

Aliás que vêm lá atrás são os que andam sempre seguido pois mal chega o ultimo ao local de reagrupamento o primeiro normalmente arranca.

Mas compreendo que se andas sempre com receio de te perder do pessoal e não sabes onde andas é normal que não te divirtas, mas por outro lado vês as paisagens com a calma que queres e isso tb não é mau.
Responder
#7

Eh, lá, do que te foste lembrar!  blink

[Imagem: giphy.gif]
Responder
#8

Nunca tive receio de me perder, porque tenho boa memória e é só voltar para trás. Mas isso sou eu, não quer dizer que os outros sejam o mesmo.

Recordo-me de um passeio que houve e que eu não fui, mas que incluia um rapaz novato de CB500. Ele nunca mais voltou, mas só os presentes saberão o que se passou.

Depois a parvoice de só andar a assapar, também pode fazer azares acontecerem, como os novatos quererem acompanhar e acabarem por fazer merda da grossa.
Responder
#9

(03-10-2017 às 15:18)OFFICER Escreveu:  Depois a parvoice de só andar a assapar, também pode fazer azares acontecerem, como os novatos quererem acompanhar e acabarem por fazer m**** da grossa.

Essa é uma possibilidade e certamente que pode ser um pensamento válido. Por outro, lado não é por ver os outros a dar um tiro na testa que vou fazer o mesmo.

Há que ser integro e fiel à nossa pessoa. 

Quem o faz não tem amor/personalidade própria ou vê esse ponto como um alegado critério de "integração" no grupo "se eu andar depressa como eles, eles vão me achar fixe!!".....quer dizer......!

[Imagem: images?q=tbn%3AANd9GcT4XLIkYtQDw11iDiKFM...g&usqp=CAU]


Responder
#10

Cada um anda aquilo que sabe e senão sabe isso quem não o quer perto de mim sou eu.

Prefiro ir a perder de vista os mais rápidos ao meu ritmo do que inexperientes sem noção realmente perigosos ao pé de mim.

Quanto ao não voltar, há mtas pessoas que deixam de vir ao forum, que não dá para ir a outros passeios pelas datas, etc Sabes de algo mais sem ser isso tão genérico? É que para mim é algo que não se pode generalizar desse modo para ir minando o forum com este assunto.

Que pode acontecer chatices e acidentes de mota acho que é algo que todos nós tb sabemos e infelizmente julgo que tb é seguro dizer que acontecem azares a baixa velocidade como acontecem a alta velocidade.

Acho que ninguém sai de casa de manha junto da sua família a pensar que se vai espetar e estragar o dia dele e dos outros...
Responder




Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)