Tópicos: 24
Registado: 4/2016
Mota: É essa mesmo... Localização: Forte da casa
(31-07-2020 às 16:45)carlos-kb Escreveu: Mas conhecem alguém que cumpra "tout court" as regas de trânsito?
E já nem entro na questão de impraticabilidade de algumas delas... ou mesmo da sua completa obsolescência! 
Tb nao e por ai! Ninguem cumpre todas, incluindo eu mas cumprir algumas regras essenciais e basicas ja era talvez sufciente para reduzir acidentes fatais. Como por exemplo fazer inversao de marcha onde da mais jeito, entrar a ze caralho numa estrada principal sem sequer olhar se vem la alguem, ter piscas so para enfeitar e por ai fora.
Logo reafirmo que bom senso e civismo vale mais que a formacao. Uma pessoa pode saber tudo sobre conducao defensiva mas se decide nao aplicar quando conduz é o mesmo que nao saber.
Tópicos: 15
Registado: 7/2018
Mota: Aprilia RS660
31-07-2020 às 19:58 (Mensagem modificada pela última vez: 31-07-2020 às 21:44 por
el_Bosco.)
(31-07-2020 às 18:28)Nfilipe Escreveu: Logo reafirmo que bom senso e civismo vale mais que a formacao.
Bom senso e civismo não te fazem aprender técnicas de condução. Não obstante ter bom senso na estrada ser meio caminho para ter uma condução mais segura, pode acontecer alguma coisa que não dependa de ti e não tens capacidade de lidar com isso. Formação e conhecimento são insubstituíveis.
(31-07-2020 às 14:49)nunoamf Escreveu: O meu plano é o seguinte:
1) Reformulação do modelo de ensino de motociclos em Portugal. Alguém que me explique e me esclareça como é que o modelo de ensino de motociclos de portugal, de qualquer cilindrada ou carta, ensina alguém a andar de mota?
Resposta clara: Não ensina, (e muitos defendem, nem deve ensinar - é para passar no exame e pronto)
1.1) Os exercicios dados nas aulas de condução defensiva em parque de estacionamento e em circuitos como o de Palmela pelo Nuno Barradas são em muito uma pequena parte de um ensino melhorado - ao nivel do curso basico da MSF americano - que apesar de não ser suficiente - deve ser aplicado na aprendizagem de motociclos em Portugal.
1.2) Ensino de Travagem de Emergência (Maior parte das pessoas que tiram a carta e muitas pessoas que andam de mota não sabem travar progressivamente)
1.3) Ensino de Desvio de Obstáculos e o Uso da Visão como auxiliar.
1.4) Ensino das situações de trânsito em ambiente real (o que ja acontece).
1.5) Ensino Teorico sobre geometria da mota, rake, angulos, aproximação a curvas e outros elementos que fazem parte de uma BOA condução de mota.. de qualquer cilindrada.
Como é que submete uma proposta desta a nivel nacional? Como é que se implementa e da formação as pessoas que dão as aulas de condução?
Alguém quer ajudar?
Partilho na totalidade a tua opinião. Tirei a carta A há precisamente um ano e fiquei estupefacto com a falta de preparação e total estupidez da formação que me foi dada. É uma palhaçada. Se já com a carta B é a treta que é, com a A e com o acréscimo de perigosidade, ainda mais incompreensível a situação é. Daí ter imediatamente começado a praticar sozinho exercícios específicos e a procurar outras formas de ter formação especializada. Rapidamente encontrei os cursos da GNR e a escola Honda em Palmela, cursos que já teria feito não fosse a treta do COVID. Terão de ficar para quando for possível. Mais houvesse e mais teria feito.
A formacao é util quando é utilizada. De qualquer das maneiras, aqui alguem esperava aprender realmente a conduzir com umas 20 aulas que tem a duracao de 1h numa escola de conducao? Ainda que fosse mais aulas e muito mais tempo de aprendizagem, certas coisas só se aprendem mesmo com a experiencia e umas boa dose de quilometros em cima do lombo.
Ainda assim, acho que existe muita coisa na aprendizem relativamente a seguranca que é dada nas escolas, util. Certo que a parte pratica, e saber ligar a mota e pouco mais.
Mas la está, quem deseja aprender ou aprofundar tecnicas mais avancadas, tem esses ditos cursos para isso mesmo. Só nao aprende quem nao quer, que no caso do curso da GNR até é a custo zero, nem ha desculpas quanto a valores.
Novamente volto ao mesmo, se as pessoas tivessem mais nocao que conduzir um veiculo é uma actividade com um certo grau de risco e levassem a sério isso, haveria logo uma reducao de acidentes rodoviarios. E para mim, o principal problema reside aqui, na atitude das pessoas ao volante, ou guiador, serve para 2 e 4 rodas. E sim a formacao é util mas nao é sufciente, é preciso primeiro que se mude mentalidades.
Tópicos: 1
Registado: 4/2020
É isso, Nfilipe. Normalmente os acidentes causados por motas são por excesso de confiança ou distracção. Nestes casos a formação pouco influencia. Acontece o mesmo com os carros. A chatice é que num acidente de mota um gajo tem mais probabilidade de morrer que num acidente de carro - independentemente do causador do acidente. Sinceramente não estou a ver onde é que mais umas aulinhas que serão assinadas antes do exame vão reduzir o risco.
Tópicos: 11
Registado: 11/2014
Mota: MOTA Localização: CU DE JUDAS
(31-07-2020 às 21:59)Nfilipe Escreveu: A formacao é util quando é utilizada. De qualquer das maneiras, aqui alguem esperava aprender realmente a conduzir com umas 20 aulas que tem a duracao de 1h numa escola de conducao? Ainda que fosse mais aulas e muito mais tempo de aprendizagem, certas coisas só se aprendem mesmo com a experiencia e umas boa dose de quilometros em cima do lombo.
Ainda assim, acho que existe muita coisa na aprendizem relativamente a seguranca que é dada nas escolas, util. Certo que a parte pratica, e saber ligar a mota e pouco mais.
Mas la está, quem deseja aprender ou aprofundar tecnicas mais avancadas, tem esses ditos cursos para isso mesmo. Só nao aprende quem nao quer, que no caso do curso da GNR até é a custo zero, nem ha desculpas quanto a valores.
Novamente volto ao mesmo, se as pessoas tivessem mais nocao que conduzir um veiculo é uma actividade com um certo grau de risco e levassem a sério isso, haveria logo uma reducao de acidentes rodoviarios. E para mim, o principal problema reside aqui, na atitude das pessoas ao volante, ou guiador, serve para 2 e 4 rodas. E sim a formacao é util mas nao é sufciente, é preciso primeiro que se mude mentalidades.
nunca escorregaste na calçada ????
Tópicos: 239
(31-07-2020 às 17:16)nunoamf Escreveu: (31-07-2020 às 16:45)carlos-kb Escreveu: Mas conhecem alguém que cumpra "tout court" as regas de trânsito? 
E já nem entro na questão de impraticabilidade de algumas delas... ou mesmo da sua completa obsolescência! 
Não é isso que está em causa. É a habilidade da condução. O resto aprendem no código, se cumprem ou não é da responsabilidade de cada um.
Não te estava a responder a ti, mas sim ao Nfilipe, mais especificamente quando diz:
Nfilipe Escreveu:Muitos dps de ter a carta andam de qualquer maneira menos daquela que aprenderam, quanto a seguranca e ao cumprimento das regras. Tanto pessoal de carro como de mota.
Infelizmente, as escolas de condução servem para tudo menos aprender. Interessa é preparar os alunos para o dia de exame... depois disso, e já com o papel na mão, o resto é cagativo... sendo que qualquer um aprende efectivamente a conduzir, na "selva" que é a estrada.
Quanto à "habilidade de condução" (utilizando as tuas palavras), apesar de ser algo que até possa passar pela pedagogia, aliado ao domínio de certas técnicas (daí a relevância dos cursos de condução avançada e/ou defensiva), depende também muito do grau de aptidão de cada um e respectiva experiência. E estar-se apto a conduzir uma moto, especialmente no que respeita ao seu domínio perante determinadas circunstâncias, é algo que exige disponibilidade, tempo e prática.
O hype gerado em torno das motos actualmente, que faz com que seja algo que é "moda", aliado ao fácil acesso legal e económico aos veículos de duas rodas a motor, mesmo sem qualquer tipo de experiência ou formação, acaba assim a trazer para o meio motociclístico, pessoas pouco preparadas.
(31-07-2020 às 22:20)Caroço Escreveu: nunca escorregaste na calçada ????
Isso é para meninos, cai mesmo da mota, isto ainda estava nas aulas de conducao, tentava fazer um oito e a roda da frente bateu no passeio! Depois da queda o instrutor disse me que podia usar a embraiagem! bem me parecia que aquela nao era a maneira mais facil mas logo vi que tinha queda para a coisa!
Tópicos: 11
Mota: MOTA Localização: CU DE JUDAS
(31-07-2020 às 22:50)Nfilipe Escreveu: (31-07-2020 às 22:20)Caroço Escreveu: nunca escorregaste na calçada ????
Isso é para meninos, cai mesmo da mota, isto ainda estava nas aulas de conducao, tentava fazer um oito e a roda da frente bateu no passeio! Depois da queda o instrutor disse me que podia usar a embraiagem! bem me parecia que aquela nao era a maneira mais facil mas logo vi que tinha queda para a coisa! 
Eu estava referir-me a andares a pé ...
Foste fazer algum curso ??? Aprendeste a andar por ti .
O mesmo se aplica as motos e a tudo o resto na vida ...
Caroço, estava a ser ironico!
Ainda assim nao entendo qual o intuito das questoes que colocas e onde queres chegar.
Se leres bem o que ja escrevi porque até está explicito, eu nao sou contra formaçoes, alias até pelo contrario, saber nao ocupa lugar e pode ser util caso seja preciso. Existem é outros factores prioritarios a meu ver. Tal como a atitude das pessoas. Ainda que a formacao nas escolas de conducao seja limitada ou insufciente, ainda assim existe muita informacao util. Regras basicas e comportamentos a adquirir a quem conduz, que como bem sabemos, deixam quase automaticamente de ser utilizadas por uma grande parte logo após terem a carta na mão, seja por excesso de confianca ou porque se tao a foder para quem anda na estrada ou outra merda qualquer.
Novamente torno a repetir o mesmo, correndo o risco de parecer ja um disco riscado. As formacoes sao importantes, nao lhes retiro a sua utilidade mas a meu ver nao sao essenciais. Existem pessoas que conduzem a mais de 20 anos, todos os dias se for preciso e nunca tiveram um acidente sequer, nao causado por elas proprias, e sim o factor sorte tem um certo peso nestes casos mas nao é o unico factor a ter em causa, é a atitude destas pessoas ao conduzir um veiculo motorizado. Alias muitas delas ja praticavam conducao defensiva mesmo antes de ouvirem falar em tal coisa.
A questao passa em sensibilizar as pessoas quanto aos perigos associado aos veiculos motorizados mas de uma forma eficaz. Muitas pessoas nao tem sequer minima nocao das consequencias que as más decisoes na estrada podem afectar a vida do proximo, ou mesmo levar a morte, e outros até tem essa nocao estao se a foder para isso que ainda é pior. Logo dito isto tudo, se nao me fiz entender tambem nao vou voltar a bater no mesmo. É a minha opiniao sobre o assunto.
Tópicos: 82
Mota: Suzettes... Localização: Portugal
Existe no entanto uma causa/motivo para a sinistralidade em motociclos... A culpa ou é do óleo, da areia ou dos enlatados... Na estrada... O resto... É ruído.