Motonliners

Versão completa: Viajar/Passear em Grupo
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20
Ora bem,  isto é um assunto sensível,  com muitos detalhes a ter em conta,  pelo que estou seguro de que me vou esquecer de alguma coisa.

Primeiro,  não é o mesmo um passeio de 300km que uma viagem de 3000.
Espero que tenham todos isso bem claro.
Mas existem várias coisas em comum.
O primeiro necessário é que o organizador esteja atento a vários condicionantes do evento.

O trajecto tem que ser apelativo e ter em conta o tipo de motos que podem ou não participar no mesmo.
O número de participantes é condicionante para determinado tipo de rotas, assim como importante se existem refeições pelo meio.
O organizador tem que ter habilidades de Road Líder,  ou pelo menos ter bem claro o que se propõe à  comunidade. Depois,  se o grupo for numeroso,  deve ser dividido por grupos menos numerosos onde um elemento (pelo menos) tenha habilidades como Road Líder e saiba as estradas por donde vão passar.
Isto quer dizer que a maior número de membros maior cuidado com a organização. Um detalhe importante será de criar pontos de reagrupamento ao longo da rota e que todos os Road Líderes tenham os contactos dos outros.
Nos pontos de reagrupamento,  previamente determinados,  o Organizador/Road Líder deve constar que estão todos, e fazer breefing da etapa que se segue,  para recordar aos membros do grupo pontos de interesse ou estradas para curtir.

Se não és organizador e vais apenas porque o pessoal é  porreiro ou porque as estradas são porreiros deves fazer o seguinte.
Estudar a rota a seguir e ter bem claro onde estão os pontos de reagrupamento.
Ao princípio da rota deves estar,  mijado,  cagado e ter o depósito da tua mota cheio. Deves avisar de qualquer particularidade importante ao Organizador/Road Líder. Por exemplo,  uma autonomia à  Super Duke (120km).
Se encontras algum companheiro averiado ou acidentado não deves abandoná-lo à  sua sorte.
Mantém-te com ele porque o Road Líder tem o dever de vir ao teu encontro.
Se tens um andamento lento deves estar seguro de que no próximo ponto de reagrupamento o pessoal estará todo à  tua espera,  assim como se te chamas Espargaró e as curvas te chamam,  não deves nunca saltar um ponto de reagrupamento. Convém que,  neste último caso estiques o animal más nunca chegues a perder de todo o contacto com o grupo,  sendo que se esticar o animal várias vezes,  tens as emoções renovadas a cada esticadela.

Estou certo que me esqueci de muitos detalhes,  que vocês me vão lembrar mas o que pretendo dizer é que  o grupo deve sempre ter intenção de permitir que coexistam de todo tipo de motos e estilos de condução.
Porque cada um tem a sua maneira de tirar partido da sua moto e isso é tão respeitável como o gosto por mulheres ou homens.
Um grupo não deve forçosamente ser coeso,  mas deve ter uma disciplina de respeito básico.
Isso requer entre outras coisas espírito de entreajuda e alguma capacidade de não  sobrepor os interesses próprios ao do semelhante em situações concretas e pontuais.

Que se abra o debate por favor.
Aqui vai o meu ponto de vista:

Um passeio em grupo não é o mesmo que uma corrida.

Se um grupo sai junto, deve regressar junto. - Não se abandona um companheiro!

Todos os elementos devem conhecer o itinerário previsto.

Um passeio é um passeio que deve privilegiar o convívio e a apreciação da paisagem e não uma corrida ou um evento de exibicionismo individual.

Cada elemento é responsável por vigiar o que vai imediatamente atrás. Se o de trás para por qualquer razão, o da frente também para e assim sucessivamente para evitar divisões.

Os abastecimentos devem ser efetuados todos ao mesmo tempo para que o grupo não tenha de parar de 20 em 20km sempre que alguém se lembra que está quase sem combustível.

As ultrapassagens devem ser feitas uma após outra e em segurança.

Deve-se evitar ultrapassagens e manobras arriscadas entre elementos do grupo.

As motas devem manter uma distância segura entre si.

Em caso de dúvidas/divergências sobre o percurso, o organizador decide (para o bem ou para o mal).

Importante ter o n.º de contacto do organizador para qualquer eventualidade antes e durante o passeio.

blink
Excelente tópico!

O ponto de vista do Lone é correto e evita chatices do ponto de vista de perda de elementos durante o percurso e da não desagregação do grupo. E é positivo se nesse passeio for claro desde o início que há diferenças de andamento entre os vários participantes.

O Nuno tem razão ao referir que um passeio não é uma corrida, e também se pode definir no início que o grupo anda todo junto.

Contudo, quer se veja um passeio como formado por um conjunto de sub-grupos ou por apenas um, o que penso que não deve haver nunca é considerações sobre supostas faltas de KDU, de potência da mota, desabafos de quem acha que se devia ter esperado, ou outras picardias do mesmo género.
Se alguém vai a um evento desse tipo é porque se identifica com alguns dos participantes, e não se deve criar um estado de espírito em que alguém jure que nunca mais participa num passeio do género.

Mais uma vez, acredito que qualquer experiência menos positiva pode não ter lugar se se definir um conjunto de regras como as que o Lone sugeriu.  bigsmile

Não estou a falar de mim, porque das vezes em que participei com pessoal do fórum correu tudo maravilhosamente bem, com o respeito devido entre todos.  thumbsup

Morgas

Estamos a falar de grupo quantos? 5, 10, 50, 100, 150 motos

Aqui vai o meu ponto de vista

Se for 4/5 motos curto partir daí não e passo a esclarecer:

Há sempre um numero que não cumprem com o básico:
Não sabem para onde vão
Aparecem com deposito para rolar 1/2 dúzia de Km
Não atestam quando a maioria o faz
Rolam a uma velocidade muito reduzida que deixa de ser um passeio e passa a ser um pesadelo ( mas atenção circular em grupo também não é uma prova de velocidade) 
Não respeitam a distancia mínima de segurança
Ultrapassagem a campeão


Nota: Dos poucos anos que tenho moto já fiz muitos km em grupos.



Acrescentava:

Mais um elemento (além do Road e Back / Leader ) mais um elemento "apoio à caravana".

Rod

Eu já tirei as minhas ilações.
Mesmo com a máxima organização, quando o grupo é relativamente grande e com andamentos distintos, estou out.

Também já me fartei de ser back leader...

Mais tarde faço a dissecação deste assunto.
(05-11-2016 às 11:34)Morgas Escreveu: [ -> ]Estamos a falar de grupo quantos? 5, 10, 50, 100, 150 motos

Aqui vai o meu ponto de vista

Se for 4/5 motos curto partir daí não e passo a esclarecer:

Há sempre um numero que não cumprem com o básico:
Não sabem para onde vão
Aparecem com deposito para rolar 1/2 dúzia de Km
Não atestam quando a maioria o faz
Rolam a uma velocidade muito reduzida que deixa de ser um passeio e passa a ser um pesadelo ( mas atenção circular em grupo também não é uma prova de velocidade) 
Não respeitam a distancia mínima de segurança
Ultrapassagem a campeão


Nota: Dos poucos anos que tenho moto já fiz muitos km em grupos.



Acrescentava:

Mais um elemento (além do Road e Back / Leader ) mais um elemento "apoio à caravana".

Morgas, como acho que deu para perceber as regras são voláteis, uma vez que não é o mesmo um grupo de 8 e outro de 80.
Eu diria que a cena dos subgrupos teria razão de ser mum evento tipo Norte/Sul ou num passeio do tipo das Pontes que foi organizado pelo Carlos-kb.

Eu já estive integrado en grupos do mais variado tipo de motos e estilos e em algumas situações pensei em desistir.
Tenho muitos km sozinho à pala disso.
À bem pouco tempo organizei a RIM e o grupo que se organizou até era heterogéneo, mas os briefings ao longo da viagem foram constantes.
Houve preocupação (isso está escrito) pela autonomia e aspetos de como organizar-se a nivel pessoal.

Eu não me importo de andar com pessoal lento, desde que estés saibam entender que tenho o direito à divertir-me com a minha mota.
É da minha boca, salvo em brincadeiras de momentos de picardia, não vai sair está ou aquela consideração sobre as unhas de um companheiro.
Posso no entanto, fazer reparos no sentido de ajudar o pessoal a melhorar, assim como estou aberto a que me façam reparos porque eu não sou o maior.
Muita regra para algo que é para ser fixe.

Bom senso, um minimo de respeito pelo outro e vontade de andar de mota.

Vai-se e regressa-se assim.
Atenção que o meu comentário anterior não é dirigido a ninguém neste topico e em especial ao lone!!

É um comentário geral.

Identifico-me perfeitamente com a tua maneira de rolar Rui
(05-11-2016 às 11:56)vindaloo Escreveu: [ -> ]Muita regra para algo que é para ser fixe.

Bom senso, um minimo de respeito pelo outro e vontade de andar de mota.

Vai-se e regressa-se assim.

Repara que, salvo a cena dos subgrupos, tudo o que expliquei se pôs em prática na RIM.
É claro, é muito mais simples na prática que explicado por palavras.
... se houver bom senso sim é mais simples

Se não houver... tudo o que escrevermos vale zero no momento da verdade
Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20