Tamburini (de Massimo Tamburini), T12 (como referência ao ano em que começou a ser concebida - 2012), Massimo em homenagem ao homem por trás do desenho desta e de tantas outras motas icónicas.
O homem por trás da mota morreu em 2014, antes de ver o seu projeto concluído pelas mãos do próprio filho. O resultado é este, quase difícil de descrever em poucas palavras...
A história da mota e do homem
aqui, para quem quiser saber mais.
PS: ainda não está à venda, mas segundo as previsões esta mota "artesanal" será coisa para uns 300 mil euros.
Difícil é projectar uma mota que nos encha a alma e nos dê sensações, e nos tire a respiração... isto com preço a condizer e que possa ser vendida aos magotes... isso sim é que é trabalho... agora desenhar uma mota para ser vendida só a alguns e que custa 300mil euros... nahhh...
Esteticamente não a acho nada de especial, há por aí motos de produção por uma fracção do preço e bem mais interessantes.
Se gostava de ter uma... não não gostava, preferia uma 916 SENNA.
Se o Senhor sabia "d´horta"... oh se sabia... sempre gostei muito de quase todas as suas criações.
Para mim, a melhor criação do Mestre Tamburini, foi esta:
Nesta linhagem incluem-se as 748, 916, 996 e 998.
Ainda hoje, este conceito estilístico serve de base e inspiraram as actuais Panigale.
Já sabemos como é... numa situação em que o homem deixa de estar por cá... a sua última criação (ainda que acabada pelo filho)... as cláusulas contratuais que o impediram de trabalhar na mota... tudo coisas que geram história e acabam por ser boas desculpas para o preço.
Não só de design vive esta mota, e os termos de comparação que por aí se vão lendo usam como bitola animais como a RC213V-S (ainda que por menos ~100k de preço), dando a vantagem à T12. Independentemente do preço, se um dia a vir na rua sou rapaz para me babar em cima dela!

Vista deste ângulo não gosto muito.
Quanto ao preço, até a H2R é muito mais barata, mesmo sendo uma exorbitância.

Mas Tamburini ja teve uma criação saída do seu génio, a um preço dentro destes parâmetros já no domínio do obsceno... e ainda estava o Grande Mestre "vivinho da silva".
Quem se lembra da MV Agusta F4 CC (uma variante ainda mais exótica e carregadinha de materiais nobres homenagem ao grande senhor de Varese, Claudio Castiglioni.... CC vem precisamente das iniciais do seu nome). Em 2006, custava a "módica" quantia de 120 mil euros.
Chegou a estar uma exposta numa Motoexpo na FIL, algures por essa altura.
![[Imagem: mv-agusta-f4-cc-claudio-castiglioni-1.jpg]](http://moto.zombdrive.com/images/mv-agusta-f4-cc-claudio-castiglioni-1.jpg)
(25-09-2016 às 23:03)nunomsp Escreveu: [ -> ]Quanto ao preço, até a H2R é muito mais barata, mesmo sendo uma exorbitância. 
Limito-me a apreciar a mota, porque para mim o preço é tão alto que se torna irrelevante para a minha apreciação.
60k por uma H2R... 120k por uma F4 CC... 200k por uma RC213V-S ou 300k por uma T12... são todos valores que na minha cabeça se aplicam melhor ao setor imobiliário do que a motas!
Faz-me lembrar um anúncio de um gajo que pôs um Ferrari à venda no standvirtual por 60 mil euros, e indicava no anúncio que aceitava permutas por casa...

A receita é a mesma que popularizou a Bimota:
Pegar no melhor motor do mercado e construir à sua volta uma moto refinada com detalhes de elevada qualidade e equipamento de topo.
Neste caso pegaram no motor da BMW S1000RR com preparação SBK e o melhor que se conhece de suspensões.
Há ali uns pormenores deliciosos que saltam à vista:
O acondicionamento dos radiadores é soberbo.
O escape está fantástico e até as costuras da soldadura são uma obra de arte.
A quantidade de pequenas peças maquinadas a CNC é impressionante e nenhuma pode ser acusada de se parecer com outra moto.
As linhas seguem nitidamente o padrão do seu criador.
O único ponto negativo desta moto talvez seja o facto de não ter pintura. Visualmente "morre" um pouco.
Discutir o facto de custar 300 mil euros?
Não sei quantas unidades serão produzidas. Indiscutivelmente não será uma produção de massa.
E certamente que haverá muitas encomendas. Pois quem comprará esta moto certamente que terá na mesma garagem outras exóticas exclusivas para fazer companhia.
E brevemente teremos vídeos no Youtube com milhares de visualizações onde o pessoal mais endinheirado espatifa-as numa recta sem obstáculos
(25-09-2016 às 23:46)dfelix Escreveu: [ -> ]A receita é a mesma que popularizou a Bimota:
Pegar no melhor motor do mercado e construir à sua volta uma moto refinada com detalhes de elevada qualidade e equipamento de topo.
Neste caso pegaram no motor da BMW S1000RR com preparação SBK e o melhor que se conhece de suspensões.
A tabela classificativa atual e dos últimos anos diz que é a ZX10R.
(25-09-2016 às 23:46)dfelix Escreveu: [ -> ]Há ali uns pormenores deliciosos que saltam à vista:
O acondicionamento dos radiadores é soberbo.
O escape está fantástico e até as costuras da soldadura são uma obra de arte.
A quantidade de pequenas peças maquinadas a CNC é impressionante e nenhuma pode ser acusada de se parecer com outra moto.
Concordo.