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Continuando com a conversa do oleo! A primeira vez que tentei ver o nivel de oleo na thundercat, que era de oculo, espreito para aquilo, oleo nem ve-lo, e eu já a pensar que andava com aquela merda sem oleo, só depois descobri que afinal tinha ao que se chama carter seco, era preciso liga la, estar com ela a trabalhar um minutos, desligar e depois como por magia, la aparecia o oleo!
O óculo é mais pratico mas ter que ligar a mota e aquecer o motor é um treta, nao sei porque nao é da mesma maneira que os carros.
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(22-07-2020 às 00:33)Nfilipe Escreveu: só depois descobri que afinal tinha ao que se chama carter seco, era preciso liga la, estar com ela a trabalhar um minutos, desligar e depois como por magia, la aparecia o oleo!
A BMW F800ST que tive também era de cárter seco. A diferença é que o óleo não está alojado no cárter inferior, como acontece nas motos de cárter húmido, logo, não está (imediatamente) visível, e é preciso accionar o motor para o meter a circular.
De qualquer forma, seja de cárter húmido ou seco, o procedimento para verificação é semelhante. Meter a trabalhar, deixar o óleo circular uns minutos, desligar, aguardar que o mesmo "desça", e verificar o nível.
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22-07-2020 às 09:34 (Mensagem modificada pela última vez: 22-07-2020 às 09:34 por
nelsonajm.)
Não tinha ideia da Thundercat ter carter seco...
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22-07-2020 às 10:03 (Mensagem modificada pela última vez: 22-07-2020 às 10:07 por
carlos-kb.)
(22-07-2020 às 09:34)nelsonajm Escreveu: Não tinha ideia da Thundercat ter carter seco...
Por acaso pensei a mesma coisa... e sendo a Thundercat "tão igual" à CBR600F, até pensei que no tipo de lubrificação, fossem semelhantes.
A XT600 recordo-me que era de cárter seco.
Edit: entretanto lembrei-me que a TDM e TRX também tinham lubrificação com cárter seco... Nfilipe, não estarás a confundir a Thuncercat com a TDM (como também tiveste uma TDM)?
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Na altura como achei o procedimento da verificao do oleo estranho, de nao estar logo visivel naquele oculo, fui pesquisar e foi o que li.
Mas carter seco nao é mesmo isso? Ser preciso aquecer o motor para aparecer o nivel de oleo no oculo? Se é carter seco nao posso garantir mas essa era a unica forma de verificar o oleo na thundercat, isso tenho a certeza.
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E sim a XT era assim, ate o proprio quadro leva oleo mas ver o oleo naquela merda era do crl, mais de mil teorias que circulam nos foruns que afirmam ser a maneira correcta...
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22-07-2020 às 11:37 (Mensagem modificada pela última vez: 22-07-2020 às 11:47 por
FerroH.)
(21-07-2020 às 17:25)FerroH Escreveu: Ferro, acho que me desenrasco mas obrigado na mesma!
De nada, na boa mesmo.
(21-07-2020 às 17:25)FerroH Escreveu: Já percebi que também te ajeitas com mecânica, tens algum sitio onde faças trabalhos? chuta ai o sitio, pode ser que um dia ai vá!
Sim Nfilipe,
na mesma nos meus tempos livres mas estou a dedicar me mais a isto... "fins de semana e por vezes ao final do dia até á noite..." LOL tenho feito, faço trabalhos mas sempre sem stress e com marcação antes... para antes, mandar vir o material adequado, sempre Top.
Inclusive poderia colocar mais fotos dos meus últimos 4 trabalhos " VFR 750 CB500, DL650 XT e Versus 1000"
no meu tópico...
Mas pensei bem... e sem pedir autorização aos donos,achei melhor não... no entanto depois poderei colocar de partes dos trabalhos...
Próxima será geral a uma HD
Em breve vou comprar mais
umas ferramentas, uma delas Top mesmo... Germany nada das chinas de 20 paus para empenar logo a seguir...
mas só para não estar
mais uma vez a descravar de cravar correntes á moda antiga"
Sim zona de Odivelas...
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(22-07-2020 às 10:26)Nfilipe Escreveu: E sim a XT era assim, ate o proprio quadro leva oleo mas ver o oleo naquela merda era do crl, mais de mil teorias que circulam nos foruns que afirmam ser a maneira correcta...
Eu fazia sempre da mesma maneira. Ou a frio ou após andar com a mota 10min. Se ligasse a mota, deixasse ao relantim e fosse ver após uns minutos mal aparecia na vareta.
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(22-07-2020 às 11:37)FerroH Escreveu: (21-07-2020 às 17:25)FerroH Escreveu: Ferro, acho que me desenrasco mas obrigado na mesma!
De nada, na boa mesmo.
(21-07-2020 às 17:25)FerroH Escreveu: Já percebi que também te ajeitas com mecânica, tens algum sitio onde faças trabalhos? chuta ai o sitio, pode ser que um dia ai vá!
Sim Nfilipe,na mesma nos meus tempos livres mas estou a dedicar me mais a isto... "fins de semana e por vezes ao final do dia até á noite..." LOL tenho feito, faço trabalhos mas sempre sem stress e com marcação antes... para antes, mandar vir o material adequado, sempre Top.
Inclusive poderia colocar mais fotos dos meus últimos 4 trabalhos " VFR 750 CB500, DL650 XT e Versus 1000" no meu tópico...
Mas pensei bem... e sem pedir autorização aos donos,achei melhor não... no entanto depois poderei colocar de partes dos trabalhos...
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Em breve vou comprar mais umas ferramentas, uma delas Top mesmo... Germany nada das chinas de 20 paus para empenar logo a seguir... mas só para não estar mais uma vez a descravar de cravar correntes á moda antiga"
Sim zona de Odivelas...
Eu tambem gostava de fazer mais e aprender mais quanto as motas mas infelizmente faltam me dois requisitos essenciais, boa ferramenta e um espaco para poder mexer na mota a vontade. Sem isso é complicado. Um dia destes que precise mando te mensagem e mediante a tua disponibilidade, combina se e passo ai.
(22-07-2020 às 14:20)pedromt07 Escreveu: (22-07-2020 às 10:26)Nfilipe Escreveu: E sim a XT era assim, ate o proprio quadro leva oleo mas ver o oleo naquela merda era do crl, mais de mil teorias que circulam nos foruns que afirmam ser a maneira correcta...
Eu fazia sempre da mesma maneira. Ou a frio ou após andar com a mota 10min. Se ligasse a mota, deixasse ao relantim e fosse ver após uns minutos mal aparecia na vareta.
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É um pouco por ai, faca o que um gajo fizer a vareta raramente mostrava oleo! mesmo tendo um gajo trocado o oleo e metido a quantidade correcta 15m antes!
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(21-07-2020 às 11:14)carlos-kb Escreveu:
Gosto do pormenor do manual sugerir que o proprietário tem cavalete.