Vamos lá a isto... primeira mota!
#1

Vamos a isto...  bigsmile


DONO

- Tipo de CARTA DE CONDUÇÃO: A
- Altura: 1.80
- Peso: 80kg
- Idade: 27
- Pendura (S/N): Maioritariamente não
- Será 1ª moto (S/N): SIM

MOTO

- Estilo preferido: Naked; Não desgosto de trail;
- Custo (em euro): 1500
- Nova/Usada: Usada

PERCURSO

- Regularidade (diario, semanal, mensal): Diario no verão e voltinhas aos fds de inverno
- Tipo de estrada: AE, IC e Nacionais
- Numero aproximado de KM: 50 km/dia

RESUMO:
Recem encartado A. Tenho alguma facilidade na condução mas pouca experiência. 
Como muitos dos recem encartados ando indeciso entre as gs 500, cb 500 e xj600. Penso que o que me vá ajudar a decidir poderá ser a melhor oportunidade de negócio.

Pelo que tenho visto, acho estes modelos com valores algo inflacionados para motas com a idade que têm. Estou enganado?

Também gosto de trails, mas aí tenho mais receio da condução no meio do transito. Neste campo gosto das TDM 850.

Quais foram as vossas primeiras motas? O que aconselham? Estou a esquecer-me de algum modelo "must"?
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#2

Boas

Inclui nessa lista a SV650...é da mesma altura essencialmente mas um pouco mais musculada e o preço anda nessa casa.
No teu caso preferia aumentar o orçamento nem que fosse 500€ e comprar uma mota que precisasse de pouca coisa do que estar 500€ mais barata e precisar de muita coisa (dispendiosa por vezes) no mecânico.

Boa sorte
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#3

(05-01-2020 às 20:41)Velasquez87 Escreveu:  Boas

Inclui nessa lista a SV650...é da mesma altura essencialmente mas um pouco mais musculada e o preço anda nessa casa.
No teu caso preferia aumentar o orçamento nem que fosse 500€ e comprar uma mota que precisasse de pouca coisa do que estar 500€ mais barata e precisar de muita coisa (dispendiosa por vezes) no mecânico.

Boa sorte


Obrigado pela resposta.
As SV650 que tenho visto em melhor estado já fogem um bocado ao meu teto máximo, mas também me parecem uma ótima escolha.

É como digo, estou mesmo indeciso, e acho que o grande fator de desempate poderá ser o melhor negócio que aparecer. Da mesma maneira que também vou dar prioridade à facilidade em fazer o negócio, ou seja, se aparecer alguma coisa que seja de alguém em que tenha confiança! Dito isto, se houver alguma coisa por aí... blink

Na escola de condução conduzi a mt-07 é fiquei apaixonado.. mas neste momento ainda não a posso comprar.
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#4

Com 1500 euros, não esperes encontrar grandes ou muito boas opções. Terás sempre de te cingir a motos com duas décadas e certamente a precisar de alguns cuidados mecânicos e/oou estéticos... o que te poderá agravar a factura do bolo, no geral.

A juntar a essas que referes, tenta ver também de alguma Bandit 600, NTV650, ER-5 ou mesmo CBF500 (mesmo motor da CB mas melhor ciclística).
Se gostas de trail, as Transalp 600/650, Dominator 650, KLE500 ou Tenére 660, poderão ser também opção. Mas serás sempre ensombrado pelo orçamento limitado que tens.

Atenta noutra coisa... qualquer uma destas motos, apesar de não serem exponencialmente gastadoras, são de uma época em que não havia grande preocupação com os consumos. O que numa moto que irá ser usada para commuting, poderá ter algum impacto.

Boa sorte e boa compra!
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#5

Eu quando comprei a minha mota a 1 ano estava como tu.
Queria algo para os valores de 1500/2000 e andava a procura de uma gs500, uma cb500, cheguei a ver o xj600.
Mas depois apercebi me que com o orçamento que tinha estava muito limitado ao estado da mota.
Acabei por conseguir arranjar mais uns trocos e ja consegui comprar por 3000€ uma cbf600sa já com injeção e abs e com muitos extras(mas não é naked).
Por uma diferença de 1000€ do meu orçamento inicial consegui uma mota em vez dos anos 90, uma de 2008.

CBF600SA
______________________

[Imagem: hmcSPs3.jpg]
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#6

(07-01-2020 às 10:36)carlos-kb Escreveu:  Com 1500 euros, não esperes encontrar grandes ou muito boas opções. Terás sempre de te cingir a motos com duas décadas e certamente a precisar de alguns cuidados mecânicos e/oou estéticos... o que te poderá agravar a factura do bolo, no geral.

A juntar a essas que referes, tenta ver também de alguma Bandit 600, NTV650, ER-5 ou mesmo CBF500 (mesmo motor da CB mas melhor ciclística).
Se gostas de trail, as Transalp 600/650, Dominator 650, KLE500 ou Tenére 660, poderão ser também opção. Mas serás sempre ensombrado pelo orçamento limitado que tens.

Atenta noutra coisa... qualquer uma destas motos, apesar de não serem exponencialmente gastadoras, são de uma época em que não havia grande preocupação com os consumos. O que numa moto que irá ser usada para commuting, poderá ter algum impacto.

Boa sorte e boa compra!

Obrigado pelo feedback!

Realmente sugeres aí alguns modelos que gosto, em especial a CBF500. Quando te referes ao mesmo motor, ela apresenta apenas o mesmo bloco ou é rigorosamente o mesmo conjunto?

Um abraço
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#7

(07-01-2020 às 10:46)Jfcmoreira Escreveu:  Eu quando comprei a minha mota a 1 ano estava como tu.
Queria algo para os valores de 1500/2000 e andava a procura de uma gs500, uma cb500, cheguei a ver o xj600.
Mas depois apercebi me que com o orçamento que tinha estava muito limitado ao estado da mota.
Acabei por conseguir arranjar mais uns trocos e ja consegui comprar por 3000€ uma cbf600sa já com injeção e abs e com muitos extras(mas não é naked).
Por uma diferença de 1000€ do meu orçamento inicial consegui uma mota em vez dos anos 90, uma de 2008.

Se já estava indeciso, então agora... disapointed

Inevitavelmente os meus olhos fogem para as naked, mas as trail também me deixam com a pulga atrás da orelha. A CBF600 é bem bonita, mas, talvez por medo, tenho tendência a fugir de as procurar.

Para quem não tem experiência, é muito diferente a condução de uma naked (teoricamente mais leve) de uma trail?
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#8

(05-01-2020 às 19:36)A.martins73 Escreveu:  Também gosto de trails, mas aí tenho mais receio da condução no meio do transito. Neste campo gosto das TDM 850.

Tenho uma pessoa conhecida que tem uma TDM 850 e que está disposto a vender, caso haja realmente interesse.

O puto da chinesa  V
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#9

(09-01-2020 às 09:00)A.martins73 Escreveu:  Realmente sugeres aí alguns modelos que gosto, em especial a CBF500. Quando te referes ao mesmo motor, ela apresenta apenas o mesmo bloco ou é rigorosamente o mesmo conjunto?

É exactamente o mesmo motor (não só o bloco), tal como a caixa. Apenas diferem ao nível da admissão (carburação), dado que a CBF500 surgiu para cumprir com a norma Euro2, o que se reflecte em números ligeiramente diferentes em termos de potência e binários máximos (58cv/47Nm e 56cv/45Nm, para a CB500 e CBF500 respectivamente). Em termos gerais a CB500 é mais pequena, leve e potente, o que se traduz também numas melhores prestações dinâmicas. Por seu lado a CBF sai a ganhar na estética, na ciclística, tem melhor chassis, melhores suspensões, melhores travões e pneus mais largos. A CBF500 no fundo, é o chassis, ciclística, suspensões e travagem (com apenas 1 disco frontal) da irmã maior , a CBF600N, montando neles a unidade motriz da sua antecessora CB500.

Havia ainda uma versão da CBF500 com ABS, mas que nunca foi importada para Portugal.

[Imagem: zX4Kq81.png]

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#10

(09-01-2020 às 09:48)dowyi Escreveu:  
(05-01-2020 às 19:36)A.martins73 Escreveu:  Também gosto de trails, mas aí tenho mais receio da condução no meio do transito. Neste campo gosto das TDM 850.

Tenho uma pessoa conhecida que tem uma TDM 850 e que está disposto a vender, caso haja realmente interesse.

Esses normalmente são os melhores negócios.
Alguem que tem a mota imaculada e que não vende por tuta e meia nem sequer está anunciada...eu tive muita sorte num negócio assim com a minha ex sv650...era tal e qual...
Valeu todos os euros que dei por ela, estava imaculada V

Velasquez87
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