Ora Viva,
muito obrigado por todas as respostas, li atentamente, mas infelizmente não consegui nestes ultimos dias ir respondendo de forma calma.
@LoneRider
Citar:Eu acho que já estás um bocado formatado mas...
Porquê?
Citar:É pá, tu tens uma CBF e o que procuras, parecer-me a mim, é uma mota que mantenha essa versatilidade da tua 600, mas com mais power e horizontes mais amplios.
Essa mota já existiu, e se não fosse as leis de emissões e a crise económica do final do primeiro decénio do século talvez ainda hoje se vendesse.
Essa mota não é nada mais nem nada menos que um CBF 1000!
E não olhes só para os números, a mota tem um motor delicioso, muito bem pensado precisamente para o que procuras (penso eu).
É que é mesmo isso.
No grupo das CBF's há algumas 1000, e é muito "aquilo" que procuro.
Honestamente, acho que os gajos da Honda andam um bocado aos papeis, e olhando para o actual catálogo, até fico confuso.
com uma CBF1000 ou mesmo usando o motor 1200, não precisavam da VFR1200Crosstourer que parece ali um bocado "fora", nem é trail a sério nem ... enfim, posso estar errado, mas vejo a Honda a fragmentar demasiado a oferta, quando o conceito CBF cobre uma data de cenários.
@michelfpinto
Citar:Penso que tenhas algumas confusões na cabeça e algumas já foram esclarecidas.
Sem dúvida.
Mas algumas, também foram geradas por mim, por não me ter explicado suficientemente bem.
Citar:Uma que tens é pensares na S1000 XR e dizeres que Ktm não porque são muito caras... Ora bem, elas andam pela mesma gama de preços, sendo a BMW mais cara inclusive.
Esta é uma das tais confusões, gerada por mim.
Acho a KTM "cara", porque na realidade não gosto tanto da oferta, e iria custar-me mais a dar esse valor pela KTM, do que pela XR.
E, posso estar enganado, mas penso que a KTM também desvaloriza mais, e isso entra na euqação.
Honestamente, não suporto aquela frente de quase toda a linha KTM.
Citar:Se queres viajar a 2, e gostas a tua companhia, diria que podes esquecer a Z1000 SX. Com a tua altura, não será a mais confortável, e a posição é a mais R de todo o grupo. O fjdomingues tem uma e deve ter a tua altura, ele diz que é confortável, mas eu diria que em comparação com uma Adventure não será... Eu bastou-me sentar numa para dizer esta mota não é para mim, e era a mota que mais gostava. Não lhe podes por topcase e não tens descanso central, algo muito prático em viagens maiores e a 2.
Também tenho essa ideia, aquele segundo banco, não parece ter sido feito para ser mesmo usado.
Top Case por acaso não me tinha apercebido, descanso central já, e são pontos muito importantes.
@dmanteigas
Citar:A Tracer900GT tem o motor que já é bem conhecido. Em relação à Versys, é uma questão de perceber qual o tipo de motor que mais te agrada. Em termos de prestações é ela por ela, visto que a Tracer tem uma relação peso/potência superior, é um tricilindrico e também mais ágil, diria que em estradas onde vale a pena conduzir é provável que seja mais divertido. A Versys tem um tetracilindrico também bem conhecido e que certamente deve ser mais "suave" e sem aquele comportamento "ON/OFF" que o acelerador da Tracer tem. É também provável que seja mais confortável, mas acho que isso é algo que só tu podes avaliar. Eu já fiz 600kms num dia na Tracer, sendo que fiz 250kms numa tirada sem queixas de relevo (mas eu não sou particularmente exigente no que ao conforto diz respeito)...
Para perceber a questão do motor, vou ter que experimentar novamente a Tracer e arranjar uma Versys
Quando andei na tua, fui muito a medo.
Eu, em teoria, tenho alguma preferencia pelos 4 cilindros, mas é tudo muito relativo, porque a eletrónica faz muita coisa ao comportamento do motor, não será nunca factor decisivo.
Eu já fiz 650Kms na CBF no mesmo dia, este verão, e acabei o dia fresco, também tenho a "sorte" de actualmente estar em forma, o que ajuda muito.
Hoje com 78/80Kgs ou à 3 anos com 104Kgs .... o conforto no final da viagem não seria igual, e sei disso.
Citar:Agora há algo que é importante clarificar. Se vais comprar nova, a Versys com o pack grand tourer manda-se para os 18-19k com esta atualização que levou e que, na minha opinião, vieram modernizar a mota e torná-la ainda mais apta para "GT". Se pretendes comprar usada, certamente que vais encontrar negócios bastantes melhores no mercado de usados que as Tracers, que estão muito sobrevalorizadas no mercado de usados. O que também é uma vantagem de comprares uma Tracer nova se é uma mota que não pretendes manter por vários anos. Na hora de vender, vai-te desvalorizar bastante menos que qualquer uma das concorrentes diretas.
Esse é outra das variaveis que baralha o sistema.
Nova versus Usada.
Se, um modelo que eu queira, existir em usado, a preços decentes que compense pensar nisso, irei para essa escolha.
Se, por outro lado, o modelo que eu queria, por exemplo a Tracer GT, faça muito mais sentido ser nova, devido aos preços usados "non-sense" ou devido a alguma actualização no modelo que eu considere "relevante", também não tenho problemas em ir para essa opção.
Citar:Acho que também misturas aí motas que são de "segmentos" diferentes.
Verdade, verdadinha.
E de certa forma é algo "consciente".
Passo a explicar, eu nestas coisas de carros e motas, sou bastante emocional em relação ao que gosto, mas na hora de abrir a carteira, torno-me muito mais frio e raccional.
Uma mota mais cara, e de um segmento acima, pode fazer sentido, quando se entra em linha de conta com a desvalorização, ou por exemplo, a facilidade em vender.
E além disso, é sempre aquele bicho que se tenta conter "pá, mas por mais 2mil ... "
Citar:Nisto das motas há muito de gosto pessoal, portanto o ideal é experimentares todas e veres o que mais gostas.
Sem dúvida, e outra coisa que me "assusta" um bocado, porque não o queria fazer, é chegar á conclusão que o que ando à procura, só se resolve com duas motas, de estilos diferentes
Citar:á sabes que a Tracer está à disposição quando quiseres.
E vou aceitar
Uma vez mais, obrigado a todos,
os comentários de cada um, foram e vão ser uteis, nestes meses de tortura até à decisão final, vamos lá ver que salgalhada daqui sai.
Quando penso neste tema mais a sério, acabo sempre a pensar que juntando os prós e contras de tudo o que quero, precisava era de uma garagem para 10 motas ... mas enfim ...
A culpa em grande parte, é minha, mas também do actual mercado, onde as marcas, pelo menos algumas, tiveram uma explosão de modelos, que fragmentou e especializou cada mota para determinada coisa.
Até sendo adepto da Honda, neste momento olho para o catálogo deles, e fico confuso.
Em circunstancias normais, a minha escolha andaria ali, mas neste momento não vejo lá nada.
Era a tal CBF "aos dias de hoje"
Grande abraço e boas curvas.
Vamos falando, que quero ver é se me junto a vocês algures, que isto tem mesmo piada discutir é "in loco" com bifanas e uma jola.