Scorpion EXO500 air vs HJC IS-17
#1

Boa noite.

Como já tinha referido noutro tópico, estou prestes a avançar para o negócio da compra da CBF 600sa.
Tendo já luvas e blusão, e eventualmente irei ter umas botas de oferta, aquando da compra da mota, resta-me comprar um capacete.
Depois de muito pesquisar, e tendo como tecto orçamental 200€, estou inclinado para um destes dois modelos referidos no titulo do tópico.
Pergunto se alguém possui algum destes capacetes que me possa dar algum feedback, ou até uma outra alternativa viável, sendo que tenho preferência por modelos americanos e com viseira solar.

Obrigado

Cumprimentos

[Imagem: zD43YvL.jpg]
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#2

Não conheço nenhum dos 2 mas já li que o HJC IS-17 não era mau. E nos testes tem uma pontuação muito boa.
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#3

Já comprou o capacete?

Honda CX 400 '83 Eurosport
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#4

Comprei o Scorpion, porque dos dois, é que me "assenta" melhor. O HJC ficava um pouco folgado junto ao queixo.

Para além de que as entradas de ar superiores no Scorpion, são laterais, ao contrário da entrada central do HJC, o que teoricamente, no caso de capacetes com viseira solar, são menos ruidosos.

No entanto, ainda não chegou. Encomendei no final de janeiro, deram-me um prazo de semana e meia, e já lá vão três semanas. Aparentemente, chega durante esta semana.
Logo digo qualquer coisa sobre ele.
Embora, como será o primeiro capacete, não tenho termo de comparação, nem tenho a experiência necessária para fazer uma avaliação decente.

Cumprimentos

[Imagem: zD43YvL.jpg]
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#5

Tive um HJC CL-12, em fiberglass.... e gostei dele.... bons materiais, boa insonorização, e leve. Apenas o troquei por estar a começar a ficar velho, e querer uma coisa mais actual.
Aliás, ainda está lá na garagem, e agora serve para eventuais penduras que surjam. Ainda há tempos fui dar uma voltinha com o meu cunhado e foi o capacete que ele levou. Porque o meu capacete actual e o da minha mulher, esses não se emprestam!

Dos Scorpion, nunca experimentei nenhum, mas na generalidade têm um bom feed-back de quem já experimentou.

[Imagem: zX4Kq81.png]

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#6

É de composto policarbonato, supostamente já vem com pinlock, tem Air Pump, viseira solar, fecho micrométrico, e realmente tem muito boas reviews.

Só tenho de aguardar mais uma semana. Se demora tanto tempo a ser fabricado, deve ser bom. ?

[Imagem: zD43YvL.jpg]
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#7

Eu exprimentei o Rpha10 e ficou-me maravilha mas o preço (330) euros é demasiado, por isso acho que vou optar pelo is-17 sendo o formato o mesmo só que são menos 150 euros!!!
Não reviews tb tem muito boa cotação.

O maçarico  shy
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#8

(23-02-2015 às 17:57)Shady Escreveu:  Eu exprimentei o Rpha10 e ficou-me maravilha mas o preço (330) euros é demasiado, por isso acho que vou optar pelo is-17 sendo o formato o mesmo só que são menos 150 euros!!!

Parece-me uma boa opção...
Também me parece que seja demasiado caro para um capacete de 3 estrelas , sobretudo quando esse mais barato tem uma classificação máxima na SHARP.
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#9

(23-02-2015 às 18:07)dfelix Escreveu:  
(23-02-2015 às 17:57)Shady Escreveu:  Eu exprimentei o Rpha10 e ficou-me maravilha mas o preço (330) euros é demasiado, por isso acho que vou optar pelo is-17 sendo o formato o mesmo só que são menos 150 euros!!!

Parece-me uma boa opção...
Também me parece que seja demasiado caro para um capacete de 3 estrelas , sobretudo quando esse mais barato tem uma classificação máxima na SHARP.

Mas esses resultados não sei estranhos?
O rpha10+ é tricomposite vs is-17 ser policarbonato
https://www.youtube.com/watch?v=guoItcZ9TAM q projecto de sistema de aperto :\

O maçarico  shy
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#10

(23-02-2015 às 18:23)Shady Escreveu:  Mas esses resultados não sei estranhos?

A realidade é que nos testes de impacto laterais, mais energia foi absorvida pela cabeça que pelo capacete....

Infelizmente não há muitas entidades independentes que testem e publiquem este tipo de informação.
Há uns 5 ou 6 anos que no UK o equipamento de protecção passou a ser isento de IVA... desde que cumpram determinados requisitos.
E como as normas europeias e respectivos resultados dos testes são dúbios e pouco informativos... criaram esta SHARP para chegar as proprias conclusões.

Dentro do que há... não é nada mau! thumbsup

(23-02-2015 às 18:23)Shady Escreveu:  O rpha10+ é tricomposite vs is-17 ser policarbonato

É um bocado relativo... disapointed
Um capacete mais resistente não quer dizer que seja mais seguro.
Até porque quanto melhor for a capacidade da estrutura do capacete absorver a energia do impacto, menos será transferida para a cabeça!
O principio de funcionamento não é muito diferente dos carros que se partem todos para preservar o habitaculo.

É por isto que há uns anos atrás havia uma enorme corrida ao carbono.
Por ser muito resistente e muito leve parecia ser o compósito mais indicado para os topos de gama ultra hi tech... até se perceber que não eram bem assim tão seguros!
Enquanto a AGV por exemplo continuou a defender o carbono nos topos de gama (recorrendo a camadas de poliuretano expandido como o que se usa na construção civil para criar camadas que absorvem energia... outros tentaram criar novos ou combinar outros compósitos.

O tricompósito surge daí:

[Imagem: helmet-tri-composite-shell.jpg]

Tens ali a resistência estrutural do carbono, a resistencia a fricção e penetração do kevlar combinada com a resistencia e elevada capacidade de absorção de impacto (e menor custo) da fibra de vidro...

Só que... isto é tudo muito bonito mas não faz milagres.
E um dos maiores exercicios mentais neste tema é banais capacetes feitos de plastico muitas vezes responderem melhor aos testes de impacto que capacetes premium!
smile


(23-02-2015 às 18:23)Shady Escreveu:  q projecto de sistema de aperto :\

Duplo anel?
O sistema mais antigo e mais fiável que há!
Não avaria e e é fácil de ajustar em andamento com uma só mão.

É o que os topos de gama usam. E o único permitido em competição.
smile
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