Saxo CUP ou 106 GTI ?
#1

Não sou grande expert, mas os modelos que mencionaste não costumam ser grande coisa em conforto, as suas "virtudes" estão mais centradas noutras especificidades. estão mais preparados para "modo race", para se agarrarem ao chão e fazer curvas um pouco mais "rápidas" tendo por isso uma suspensão mais rígida, em oposto a uma suspenção mais mole e confortável.
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#2

A nível de beleza de linhas, gosto mais do 106 GTI em oposição ao Cup, quanto aos bancos em pele requerem alguma atenção e tratamento para não se deteriorarem.
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#3

O problema é encontrar qualquer um dos dois, em estado minimamente aceitável, seja de mecânica, seja de carroçaria / interiores.
Normalmente, quem é que é o cliente tipo deste tipo de carros? Putos aceleras, recém-encartados, que querem um carro de boas prestações a um preço acessível. E depois conduzem-nos como se o estivessem a fazer no WRC na Playstation. Não admira que lá fique de vez em quando um, com um poste "enfechado" pelo capot adentro!

Como o Rod diz.... conforto em qualquer um deles.... é algo muito relativo e até não considerável para efeitos de compra.

[Imagem: zX4Kq81.png]

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#4

Mais ou menos como uma R1, se pensas em conforto, até tem um pouquinho, não sendo essa a "função" para a qual foi talhada, quando pensei em adquirir esta também pensei que seria raro encontrar uma com muitos Kms em razoável estado pois há por aí muitas "escafiadas", mas a minha (até ver) tem provado o contrário.

Pode não ser fácil encontrar um sequer em stock, mas o que vem à cabeça quando se pensa neste tipo de veículos com mais sangue na guelra é que já andaram nos e para cima dos limites.
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#5

Pessoalmente nunca andei em nenhum Cup nem em nenhum GTI, mas já andei nos dois em versão "civil" e posso dizer que o 106 era mais confortavel e mais seguro. O Saxo era muito fugitivo, muito levezinho e muito caixa de fosforos. No caso eram os dois 1.5Diesel.
Presumo que com a configuração desportivo o Cup não se tenha tornado mais confortável que o GTI. Claro que depois é pensar em como vêm de origem e como alguém os colocou, porque depois com as mexidas que 90% dos compradores\utilizadores fazia a esses carros, conforto era normalmente coisa que deixava de existir por completo.
A questão dos bancos em pele ou não... não é isso que melhora o conforto num carro deste tipo.

Depois é o que já foi referido... não é nada fácil encontrar um carro destes em boas condições, mas aparecem de vez em quando. É uma questão de procura e paciência, mas isso naturalmente pode reflectir-se no preço.
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#6

tipo de carro para mostrar que o meu anda mais que o teu
recem encartado para fazer dispares smart, serve
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#7

Segurança não é o forte de nenhum dos dois. Em termos de segurança passiva, qualquer um será uma desgraça. Em termos de segurança ativa, também não são chassis particularmente brilhantes. Em ambos os casos, vais ter muito mais motor do que carro. E a maior dificuldade será mesmo encontrar um que não esteja todo assassinado.

Na Madeira há aí muita estrada perigosa. Recomendo que comeces com um carro mais previsível e mais "mansinho" de motor, pelo menos até teres mais maturidade e experiência. Hoje podes achar que estou a ser "cota", mas daqui a uns 5 anos és capaz de me dar razão. blink
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#8

Não esquecer que um carro destes também dá para andar devagar e com juizo... E acho que já se percebeu que ele está fixado em comprar um deles. Posto isso... como já disse, já andei com os dois na versão civil e sentia mais segurança no 106, mas como é natural, com os anos que já têm a segurança também nada tinha a ver com o que existe hoje. Claro que se for para abusar do carro... a segurança é muito pouca caso haja um azar. Mas aí já vai da ideia dele e daquilo para que quer o carro. Um desportivo não anda só a 200km\h nem faz apenas rally.
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#9

Estás agora a acabar de tirar a carta e vais comprara um carro desses? Francamente parece-me pessima ideia!

Parece a conversa de "comprar uma R para recem-encartado"..."ahhh e tal, anda depressa e devagar..."

Antes de mais... o Saxo Cup é um carro que NUNCA deveria ter sido vendido... aquilo é uma trampa, tanto em termos de mecânica, como de conforto como de segurança... só tem 2 coisas... velocidade de barulho... mas também qualquer carro com aquele peso e com aquele motor voa...

Mal por mal, opta pelo Gti, a meu ver bem mais giro...

Espero que tenhas consciência de uma coisa... no dia em que tiveres a carta na mão e saires para a estrada sem "pastor" é o dia em que vais começar a aprender a conduzir, e digo isso tanto para os carros como para as motas, tenho carta de carro á 17 anos mas só tenho a de mota á 2, ando de mota todos os dias e faço mais de 20.000Km por ano, e ainda hoje sinto que estou a aprender a andar naquilo...

Compra uma carro mais maneiro, para apanhares uns sustos (que os vais apanhar) mas um carro que controles facilmente... pode até ser um Saxo normal, mas sugiro-te algo na gama do Clio, Peuget 106/7/8...
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#10

Equaciona uns subaru's...

[Imagem: SM4eYt9.png]
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