S1000R
#1

Alguém sabe aos quantos a S1000R muda a distribuição?
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#2

Mudar distribuição? Uma distribuição (salvo raras excepções), não se muda.

Mas deves estar a confundir com transmissão secundária... Ou final. Que essa sim, no caso da tua mota, muda-se, e quando precisa. Corrente lassa, ovalizada, elos gripados, a estalar, dentes do pinhão ou cremalheira "comidos", etc... São tudo sinais que está a precisar.

[Imagem: QKmafvp.png]
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#3

Também se pode estar a referir à substituição do tensor e/ou da corrente de distribuição...

Mas creio que também não existe manutenção agendada para substituição.
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#4

(23-03-2021 às 11:49)carlos-kb Escreveu:  Mudar distribuição? Uma distribuição (salvo raras excepções), não se muda.

Mas deves estar a confundir com transmissão secundária... Ou final. Que essa sim, no caso da tua mota, muda-se, e quando precisa. Corrente lassa, ovalizada, elos gripados, a estalar, dentes do pinhão ou cremalheira "comidos", etc... São tudo sinais que está a precisar.

Sim, provavelmente... a marca poderá não ter no plano de manutenções, aos quantos kms... e ser tipo caso seja necessário, mudar o conjunto.
poderá depender dos modelos...

Mas tb poderá precisar de apenas um tensor e uma novas "guias" caso a moto esteja com aquele "tradicional" barulho irritante em algumas BMW 4L, no momento do arranque do motor..

Quantos kms tem a tua moto?

No entanto para a S1000RR há aqui:
https://motorrad-1.com/products/bmw-oem-...mw-s1000rr

Mas nada como perguntar na BMW ou ver num manual

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#5

Também foi o que entendi, o que ele deve quer dizer, deverá ser a corrente de distribuição. Ha quem mude a corrente de distribuição, normalmente o pessoal nao muda, porque raras sao as pessoas que fazem também mais de 100 mil numa mota. O tensor quando for para mudar, é fácil, vais começar ouvir uma chiadeira da zona da cabeça do motor.
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#6

(23-03-2021 às 12:20)marco.clara Escreveu:  Também se pode estar a referir à substituição do tensor e/ou da corrente de distribuição...

Mas creio que também não existe manutenção agendada para substituição.

(23-03-2021 às 12:46)FerroH Escreveu:  
(23-03-2021 às 11:49)carlos-kb Escreveu:  Mudar distribuição? Uma distribuição (salvo raras excepções), não se muda.

Mas deves estar a confundir com transmissão secundária... Ou final. Que essa sim, no caso da tua mota, muda-se, e quando precisa. Corrente lassa, ovalizada, elos gripados, a estalar, dentes do pinhão ou cremalheira "comidos", etc... São tudo sinais que está a precisar.

Sim, provavelmente... a marca poderá não ter no plano de manutenções, aos quantos kms... e ser tipo caso seja necessário, mudar o conjunto.
poderá depender dos modelos...

Mas tb poderá precisar de apenas um tensor e uma novas "guias" caso a moto esteja com aquele "tradicional" barulho irritante em algumas BMW 4L, no momento do arranque do motor..

Quantos kms tem a tua moto?

No entanto para a S1000RR há aqui:
https://motorrad-1.com/products/bmw-oem-...mw-s1000rr

Mas nada como perguntar na BMW ou ver num manual

(23-03-2021 às 12:49)Nfilipe Escreveu:  Também foi o que entendi, o que ele deve quer dizer, deverá ser a corrente de distribuição. Ha quem mude a corrente de distribuição, normalmente o pessoal nao muda, porque raras sao as pessoas que fazem também mais de 100 mil numa mota. O tensor quando for para mudar, é fácil, vais começar ouvir uma chiadeira da zona da cabeça do motor.

Penso que todos respondemos de forma idêntica bigsmile thumbsup

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#7

(23-03-2021 às 00:57)Luís Santos Escreveu:  Alguém sabe aos quantos a S1000R muda a distribuição?

Está ou não com o dito barulho BMW irritante " vindo da distribuição" no momento do arranque do motor e uns 2 segundos depois, deixa de fazer?
Tensor...

Se for só isso podes continuar a andar... blink

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#8

Mudar tensor, guias ou até mesmo a corrente de distribuição, a situação é idêntica... muda quando precisa, ao contrário de um sistema por correias (como o caso da Ducati), que assim tem intervalos de manutenção e substituição recomendados.

Para mudar uma distribuição de corrente, são também alguns sintomas que o indiciam, como também são raras as situações em que tal precisa. E para um tensor chegar ao fim do seu curso, por norma serão precisas umas boas centenas de milhar de km... a não ser que sejam mesmo tensores problemáticos , como me aconteceu logo no início, na única moto em que o fiz, ao abrigo da garantia.

Continuo a achar que o autor do tópico está a confundir distribuição com transmissão.

[Imagem: QKmafvp.png]
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#9

Deve estar a confundir com corrente de transmissão...

[Imagem: SM4eYt9.png]
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#10

(23-03-2021 às 13:09)carlos-kb Escreveu:  Mudar tensor, guias ou até mesmo a corrente de distribuição, a situação é idêntica... muda quando precisa, ao contrário de um sistema por correias (como o caso da Ducati), que assim tem intervalos de manutenção e substituição recomendados.

Para mudar uma distribuição de corrente, são também alguns sintomas que o indiciam, como também são raras as situações em que tal precisa. E para um tensor chegar ao fim do seu curso, por norma serão precisas umas boas centenas de milhar de km... a não ser que sejam mesmo tensores problemáticos , como me aconteceu logo no início, na única moto em que o fiz, ao abrigo da garantia.

Continuo a achar que o autor do tópico está a confundir distribuição com transmissão.

Boas carlos-kb,

em relação aos tensores e em geral tens razão no que dizes, no geral das motos.
No entanto, o que eu escrevi acima do dito ruído vindo da corrente de distribuição em relação a algumas BMW de 4 em Linha,
está tudo relacionado com os tensores de algumas BMW são uma bosta... e acredita que o ruído ouvido ao vivo, é algo muito desagradável mesmo e "todos" o conseguem ouvir!
E mesmo que seja só durante cerca de 2 segundos... acredita que a continuar assim a "médio" prazo... "eu não sei" se isso vai dar muita saúde á corrente ou ao sistema geral da mesma seja a médio ou a "longo" prazo!

Passo a explicar um pouco melhor:
No caso dos ditos tensores "manhosos" da BMW, tal como em muitas motos, são de acionamento hidráulico.
Mas o que se passa é este exemplo:
Quando paras a moto BMW ou antes, quando desligas o motor, umas horas apenas e não semanas como diz a marca...
Depois quando voltas a dar ao motor de arranque, o óleo já não está no "copo" do tensor e de aí "no momento do arranque do motor" vem um ruido enorme da corrente de distribuição porque nesses cercas de 2 segundos... o tensor não está a "pressionar" a corrente ou seja, durante esse tempo, o mesmo não está a fazer a função dele.
Depois quando o óleo chega lá, então o tensor de origem volta ao normal e o ruído desaparece.
Em relação a este pormenor, não está em causa de a moto tem muito kms ou se tem poucos, quanto o problema está lá faz na mesma.

Em relação a tudo o que eu expliquei é apenas só a este pormenor dos ditos tensores BMW, que em alguns deles não são 100% eficazes.
Nada mais.
A BMW diz apenas que se pode andar assim na mesma, que não há problema.

Sim falei com eles pessoalmente quando tive a minha BMW, em relação a isso, levou apenas um recall de mais um resguardo " lateral de plástico" para evitar que a corrente salte do sítio. Foi um recall sem duvida alguma, bem "esgalhado" pela marca mas o tensor terias de pagar por modelo novo e ia melhorar mas não resolver 100% o ruído, isto dito por eles. blink

Uma BMW bem mais moderna XR1000 de um amigo meu está a fazer o mesmo, eu já a ouvi!

Resumindo: não sei se me fiz entender mas é no mínimo muito desagradável!

No entanto, e agora sou eu que o digo porque já o fiz" basta colocar um tensor de de qualidade de afinação manual, que o problema do horrível ruído, fica resolvido de vez.

Como por exemplo nestes 2 vídeos:

https://youtu.be/9Vfi2Tpeojc ouve aos 0.38 segundos e mesmo assim este ainda não estava muito mau...

https://youtu.be/aSnG65wkNnQ aqui, já resolvido com o tensor de ajuste manual, que quando "desafina" propositadamente o tensor lá vem naturalmente um pouco ruído da corrente, depois volta a afinar ...

Quanto ao companheiro estar confundir distribuição com transmissão, tb acredito que seja possível.

Eu referi, apenas caso seja pelo motivo desse ruído... e não acontece em todas as BMW.

Abraços

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