Rolamentos direção, tubos travão, velas
#1

Foi uma grande aventura em que me meti e que ia correndo mal por culpa do rolamento superior da direção. Como vêm pelas fotos encomendei via Ebay rolamentos Koyo da marca Pyramide Parts. E aqui começaram os problemas. Os rolamentos de origem são de esferas e estes da concorrência são cónicos. Fiz as medições e felizmente eram perfeitamente compatíveis, apenas os guarda-pós eram diferentes mas nada de grave pois usei os antigos que estavam em muito boas condições e com bastante elasticidade.
Comecei por tentar entender se teria de tirar a carenagem frontal para melhor acesso mas conclui que apenas os plásticos junto ao deposito e envolventes do dashboard eram necessários remover assim como guiador, manetes de embraiagem e travão e mesa de direção superior não havendo necessidade de desligar as fichas do dashboard, ignição ou piscas com exceção dos das manetes e buzina (que retirei).
Aproveitei para tirar o combustível para desligar os tubos e fichas do depósito com o objetivo de puxar o mesmo mais para trás.
Retirei também o contentor do filtro de ar para aceder as velas e a bateria por precaução.
Depois de tudo retirado que pudesse atrapalhar comecei por retirar as maxilas e respetivas pastilhas de travão que acabaram por sair em conjunto com a manete e reservatório de óleo de travão, como mostram as imagens, retirei também o guarda lamas dianteiro.
Retirei a roda mas antes coloquei um pequeno macaco hidráulico por debaixo do motor para evitar que a mota tombasse para a frente por precaução.
Desapertei os parafusos sextavados da suspensão e retirei ambas com auxílio de uma chave de fendas.
Desapertei a porca central e retirei a mesa de direção para trás juntamente com a ignição.
Desapertei as porcas de ajuste da direção segurando a mesa de direção inferior que desta forma fica solta, retirando a mesma.
Retirei o interior do rolamento superior que apresentava algum desgaste, seco de massa e alguma corrosão mas nada de muito serio ao contrário do que aparentava. Situação semelhante no rolamento inferior.

video dos sintomas
https://vimeo.com/351674550

Depois começaram as dores de cabeça…a parte externa dos rolamentos embutida no quadro da moto assim como o rolamento inferior da haste da direção. Comecei por este ultimo que apos umas pancadas começou a sair sem problemas. Depois veio o rolamento (externo) inferior que mais uma vez, e usando as reentrâncias próprias para o efeito também saiu sem problemas. Quanto ao de cima (externo), não encontrei maneira de o tirar a não ser pela forca bruta. Não tinha qualquer tipo de reentrância para o sacar e apos muitas pancadas desisti e tive de recorrer á minha Dremel e um disco de corte pequeno para cortar o dito rolamento e conseguir depois com uma pancada partir o mesmo e assim conseguir puxa-lo para cima.
Veio depois a montagem que correu sem problemas embora mais uma vez, o rolamento de cima foi difícil de encaixar e só com um maço redondo de pedreiro é que consegui que encaixasse a direito, usando depois os velhos rolamentos para encaixar o resto. O segredo para saber que esta completamente encaixado esta no som que produz. Enquanto está a encaixar o som produzido é metálico, seco e sem vibração, ficando depois o som diferente, mais fino e limpido semelhante ao som de um martelo a bater numa bigorna quando totalmente no sitio.
Em seguida untei abundantemente os rolamentos interiores com massa a a base de lítio ignorando a pequena embalagem de massa fornecida com os rolamentos e que era manifestamente insuficiente.
A massa utilizada foi da marca Bellota.
Coloquei os rolamentos inferior interno, mesa de direção inferior rolamento interno superior, guarda-pó e porcas de afinação.
Afinei a direção e montei a mesa de direção superior.
Veio depois a montagem dos restantes itens usando os apertos recomendados para a suspensão e para a roda, guiador, punhos e manete de embraiagem.
Com tudo apertado e fios ligados veio a vez dos travões que, se bem que se lembram, quem leu o meu report sobre o upgrade para tubos de malha de aço, so tinha conseguido alterar o tubo traseiro por os da frente serem curtos. Estes foram prontamente substituídos pelo vendedor.
Fiz a montagem e comecei o processo de sangrar. Esqueci-me no entanto de empurrar os pistons das maxilas para dentro e o processo de sangrar simplesmente não funcionava. Depois de o fazer, rapidamente e com apenas 3 bombadelas, fiquei com pressão terminando rapidamente o processo.
Depois vieram as velas que, provavelmente foram pensadas por alguém que não desejava que fizéssemos em casa esse trabalho (o mesmo se aplica a muito outros componentes neste modelo). Felizmente já tinha adiantado trabalho e só tive de retirar o resguardo de borracha e cachimbos das velas para aceder as mesmas. Se não teria de tirar assento, depósito (puxar para trás) e “panela” do filtro-de-ar, resguardo de borracha e cachimbos.
Encontravam-se em razoável estado, com sinal de o motor estar a queimar perfeitamente. Tinham aquela cor marrom que se impõe. Apenas conferi as folgas e montei-as no sítio seguido dos cachimbos e restantes componentes.
Enchi o depósito com um pouco de gasolina, liguei a bateria já com dois novos fios pertencentes a um suporte de telemóvel com USB que comprei. Liguei a maquina e voilá!! Testei piscas, buzina, luzes tudo a funcionar 5 estrelas.
Faltava testar direção e travões. Montei o assento e la fui dar uma voltinha…
Direção 5 estrelas…suave como uma pena. Travões nem por isso…ainda tinham um pouco de ar com aquele sentir esponjoso que desaparece apos alguma bombadas. Voltei á garagem, nova sangradela….e espetáculo…ficaram rijos que nem pedra tal como esperava que ficassem quando decidi comprar estes tubos. Novo teste apos uns minutos e estavam perfeitos não tendo desta vez qualquer ar no circuito.
Ultimo check-up para verificar os apertos, abraçadeiras e afins e para verificar também que me tinha esquecido de apertar a porca central da direção…lol
Depois foi uma lavadela para tirar restos de óleo de travão e no dia seguinte la me fiz á estrada.
Seguem algumas fotos da reparação não existem muitas pois estava com um pouco de pressa para acabar e como me atrasei por causa do tal rolamento…
[Imagem: IMG-20190729-095048.jpg] [Imagem: IMG-20190729-104900.jpg] [Imagem: IMG-20190729-104917.jpg] [Imagem: IMG-20190729-105011.jpg] [Imagem: IMG-20190729-105322.jpg] [Imagem: IMG-20190729-110204.jpg] [Imagem: IMG-20190729-110654.jpg] [Imagem: IMG-20190729-120039.jpg] [Imagem: IMG-20190729-122910.jpg] [Imagem: IMG-20190729-124046.jpg] [Imagem: IMG-20190729-130338.jpg] [Imagem: IMG-20190729-130353.jpg] [Imagem: IMG-20190729-131721.jpg] [Imagem: IMG-20190729-134300.jpg] [Imagem: IMG-20190729-134309.jpg] [Imagem: IMG-20190729-134543.jpg] [Imagem: IMG-20190729-205820.jpg] [Imagem: IMG-20190729-205829.jpg] [Imagem: IMG-20190729-205834.jpg] [Imagem: IMG-20190730-210551.jpg]

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#2

Eu gostava de saber e fazer mais mas faltam me 2 requisitos essenciais. Uma garagem propria para trabalhar e boa ferramenta. Logo faco o basico que seja preciso.

Ainda assim ha coisas que na minha opiniao nao valem o esforco. Como os rolamentos de direcao. A minha mota levou isso a pco tempo. E ficou por 60 paus. E depois quando é a primeira que se faz, perde se demasiado tempo, as vezes ate com coisas simples porque nao se sabe e quando se perde a paciencia as coisas podem correr mal. Ainda bem que nao foi teu caso.
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#3

(04-08-2019 às 18:18)Nfilipe Escreveu:  Eu gostava de saber e fazer mais mas faltam me 2 requisitos essenciais. Uma garagem propria para trabalhar e boa ferramenta. Logo faco o basico que seja preciso.

Ainda assim ha coisas que na minha opiniao nao valem o esforco. Como os rolamentos de direcao. A minha mota levou isso a pco tempo. E ficou por 60 paus. E depois quando é a primeira que se faz, perde se demasiado tempo, as vezes ate com coisas simples porque nao se sabe e quando se perde a paciencia as coisas podem correr mal. Ainda bem que nao foi teu caso.

Por 60 paus ate deixava a oficina fazer o trabalho dos rolamentos mas nas que me informei o preço era bem mais ficando os rolamentos por esse preço e o restante (maior parte do dinheiro) no trabalho em si. Tambem é verdade que não procurei muito e estava com curiosidade de fazer este tipo de trabalho...a ultima vez que levei uma mota (a minha antiga xj600)a uma oficina por causa disto, ficou por volta dos 200 euros. Em relação á primeira parte do teu comentario...nada a dizer sem duvida que sem um local apropriado e boa ferramenta é dificil fazer este tipo de trabalhos. Alias brevemente vou tentar fazer um topico sobre essa tematica. Em relacao as ferramentas muitas das vezes tem de se adaptar estas ao tipo de trabalho quando nao se tem a ferramente correta, so é preciso imaginacao e engenho...lol.
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#4

Por acaso tenho de trocar os meus, já têm um pouco de calo e deu para ver quando os lubrifiquei. Só me falta a vontade de os mudar, dado que dá um trabalho desgraçado.

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#5

Quando fiz isso à Maria tive que fabricar ferramenta própria para poder deixar tudo bem montado.

Dá bué trabalho mas ao fim um gajo anda todo inchado! devil
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#6

(05-08-2019 às 07:57)pedromt07 Escreveu:  Por acaso tenho de trocar os meus, já têm um pouco de calo e deu para ver quando os lubrifiquei. Só me falta a vontade de os mudar, dado que dá um trabalho desgraçado.

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(05-08-2019 às 11:44)LoneRider Escreveu:  Quando fiz isso à Maria tive que fabricar ferramenta própria para poder deixar tudo bem montado.

Dá bué trabalho mas ao fim um gajo anda todo inchado! devil

Depois de ter feito este trabalho, em relacao aos rolamentos, dá trabalho é certo, mas penso depois de se fazer uma vez, na proxima se houver será bem mais facil e rapido.

Lone Rider, usei um escopro de pedreiro e "moldei-o" com o esmeril de forma a encaixa-lo entre o rolamento e base onde este assentava. So assim consegui puxa-lo para cima...isto é claro e depois de varias crises de desespero, metade dum maço de cigarros e umas quantas bejecas para relaxar...lol
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