Foi uma grande aventura em que me meti e que ia correndo mal por culpa do rolamento superior da direção. Como vêm pelas fotos encomendei via Ebay rolamentos Koyo da marca Pyramide Parts. E aqui começaram os problemas. Os rolamentos de origem são de esferas e estes da concorrência são cónicos. Fiz as medições e felizmente eram perfeitamente compatíveis, apenas os guarda-pós eram diferentes mas nada de grave pois usei os antigos que estavam em muito boas condições e com bastante elasticidade.
Comecei por tentar entender se teria de tirar a carenagem frontal para melhor acesso mas conclui que apenas os plásticos junto ao deposito e envolventes do dashboard eram necessários remover assim como guiador, manetes de embraiagem e travão e mesa de direção superior não havendo necessidade de desligar as fichas do dashboard, ignição ou piscas com exceção dos das manetes e buzina (que retirei).
Aproveitei para tirar o combustível para desligar os tubos e fichas do depósito com o objetivo de puxar o mesmo mais para trás.
Retirei também o contentor do filtro de ar para aceder as velas e a bateria por precaução.
Depois de tudo retirado que pudesse atrapalhar comecei por retirar as maxilas e respetivas pastilhas de travão que acabaram por sair em conjunto com a manete e reservatório de óleo de travão, como mostram as imagens, retirei também o guarda lamas dianteiro.
Retirei a roda mas antes coloquei um pequeno macaco hidráulico por debaixo do motor para evitar que a mota tombasse para a frente por precaução.
Desapertei os parafusos sextavados da suspensão e retirei ambas com auxílio de uma chave de fendas.
Desapertei a porca central e retirei a mesa de direção para trás juntamente com a ignição.
Desapertei as porcas de ajuste da direção segurando a mesa de direção inferior que desta forma fica solta, retirando a mesma.
Retirei o interior do rolamento superior que apresentava algum desgaste, seco de massa e alguma corrosão mas nada de muito serio ao contrário do que aparentava. Situação semelhante no rolamento inferior.
video dos sintomas
https://vimeo.com/351674550
Depois começaram as dores de cabeça…a parte externa dos rolamentos embutida no quadro da moto assim como o rolamento inferior da haste da direção. Comecei por este ultimo que apos umas pancadas começou a sair sem problemas. Depois veio o rolamento (externo) inferior que mais uma vez, e usando as reentrâncias próprias para o efeito também saiu sem problemas. Quanto ao de cima (externo), não encontrei maneira de o tirar a não ser pela forca bruta. Não tinha qualquer tipo de reentrância para o sacar e apos muitas pancadas desisti e tive de recorrer á minha Dremel e um disco de corte pequeno para cortar o dito rolamento e conseguir depois com uma pancada partir o mesmo e assim conseguir puxa-lo para cima.
Veio depois a montagem que correu sem problemas embora mais uma vez, o rolamento de cima foi difícil de encaixar e só com um maço redondo de pedreiro é que consegui que encaixasse a direito, usando depois os velhos rolamentos para encaixar o resto. O segredo para saber que esta completamente encaixado esta no som que produz. Enquanto está a encaixar o som produzido é metálico, seco e sem vibração, ficando depois o som diferente, mais fino e limpido semelhante ao som de um martelo a bater numa bigorna quando totalmente no sitio.
Em seguida untei abundantemente os rolamentos interiores com massa a a base de lítio ignorando a pequena embalagem de massa fornecida com os rolamentos e que era manifestamente insuficiente.
A massa utilizada foi da marca Bellota.
Coloquei os rolamentos inferior interno, mesa de direção inferior rolamento interno superior, guarda-pó e porcas de afinação.
Afinei a direção e montei a mesa de direção superior.
Veio depois a montagem dos restantes itens usando os apertos recomendados para a suspensão e para a roda, guiador, punhos e manete de embraiagem.
Com tudo apertado e fios ligados veio a vez dos travões que, se bem que se lembram, quem leu o meu report sobre o upgrade para tubos de malha de aço, so tinha conseguido alterar o tubo traseiro por os da frente serem curtos. Estes foram prontamente substituídos pelo vendedor.
Fiz a montagem e comecei o processo de sangrar. Esqueci-me no entanto de empurrar os pistons das maxilas para dentro e o processo de sangrar simplesmente não funcionava. Depois de o fazer, rapidamente e com apenas 3 bombadelas, fiquei com pressão terminando rapidamente o processo.
Depois vieram as velas que, provavelmente foram pensadas por alguém que não desejava que fizéssemos em casa esse trabalho (o mesmo se aplica a muito outros componentes neste modelo). Felizmente já tinha adiantado trabalho e só tive de retirar o resguardo de borracha e cachimbos das velas para aceder as mesmas. Se não teria de tirar assento, depósito (puxar para trás) e “panela” do filtro-de-ar, resguardo de borracha e cachimbos.
Encontravam-se em razoável estado, com sinal de o motor estar a queimar perfeitamente. Tinham aquela cor marrom que se impõe. Apenas conferi as folgas e montei-as no sítio seguido dos cachimbos e restantes componentes.
Enchi o depósito com um pouco de gasolina, liguei a bateria já com dois novos fios pertencentes a um suporte de telemóvel com USB que comprei. Liguei a maquina e voilá!! Testei piscas, buzina, luzes tudo a funcionar 5 estrelas.
Faltava testar direção e travões. Montei o assento e la fui dar uma voltinha…
Direção 5 estrelas…suave como uma pena. Travões nem por isso…ainda tinham um pouco de ar com aquele sentir esponjoso que desaparece apos alguma bombadas. Voltei á garagem, nova sangradela….e espetáculo…ficaram rijos que nem pedra tal como esperava que ficassem quando decidi comprar estes tubos. Novo teste apos uns minutos e estavam perfeitos não tendo desta vez qualquer ar no circuito.
Ultimo check-up para verificar os apertos, abraçadeiras e afins e para verificar também que me tinha esquecido de apertar a porca central da direção…lol
Depois foi uma lavadela para tirar restos de óleo de travão e no dia seguinte la me fiz á estrada.
Seguem algumas fotos da reparação não existem muitas pois estava com um pouco de pressa para acabar e como me atrasei por causa do tal rolamento…
Comecei por tentar entender se teria de tirar a carenagem frontal para melhor acesso mas conclui que apenas os plásticos junto ao deposito e envolventes do dashboard eram necessários remover assim como guiador, manetes de embraiagem e travão e mesa de direção superior não havendo necessidade de desligar as fichas do dashboard, ignição ou piscas com exceção dos das manetes e buzina (que retirei).
Aproveitei para tirar o combustível para desligar os tubos e fichas do depósito com o objetivo de puxar o mesmo mais para trás.
Retirei também o contentor do filtro de ar para aceder as velas e a bateria por precaução.
Depois de tudo retirado que pudesse atrapalhar comecei por retirar as maxilas e respetivas pastilhas de travão que acabaram por sair em conjunto com a manete e reservatório de óleo de travão, como mostram as imagens, retirei também o guarda lamas dianteiro.
Retirei a roda mas antes coloquei um pequeno macaco hidráulico por debaixo do motor para evitar que a mota tombasse para a frente por precaução.
Desapertei os parafusos sextavados da suspensão e retirei ambas com auxílio de uma chave de fendas.
Desapertei a porca central e retirei a mesa de direção para trás juntamente com a ignição.
Desapertei as porcas de ajuste da direção segurando a mesa de direção inferior que desta forma fica solta, retirando a mesma.
Retirei o interior do rolamento superior que apresentava algum desgaste, seco de massa e alguma corrosão mas nada de muito serio ao contrário do que aparentava. Situação semelhante no rolamento inferior.
video dos sintomas
https://vimeo.com/351674550
Depois começaram as dores de cabeça…a parte externa dos rolamentos embutida no quadro da moto assim como o rolamento inferior da haste da direção. Comecei por este ultimo que apos umas pancadas começou a sair sem problemas. Depois veio o rolamento (externo) inferior que mais uma vez, e usando as reentrâncias próprias para o efeito também saiu sem problemas. Quanto ao de cima (externo), não encontrei maneira de o tirar a não ser pela forca bruta. Não tinha qualquer tipo de reentrância para o sacar e apos muitas pancadas desisti e tive de recorrer á minha Dremel e um disco de corte pequeno para cortar o dito rolamento e conseguir depois com uma pancada partir o mesmo e assim conseguir puxa-lo para cima.
Veio depois a montagem que correu sem problemas embora mais uma vez, o rolamento de cima foi difícil de encaixar e só com um maço redondo de pedreiro é que consegui que encaixasse a direito, usando depois os velhos rolamentos para encaixar o resto. O segredo para saber que esta completamente encaixado esta no som que produz. Enquanto está a encaixar o som produzido é metálico, seco e sem vibração, ficando depois o som diferente, mais fino e limpido semelhante ao som de um martelo a bater numa bigorna quando totalmente no sitio.
Em seguida untei abundantemente os rolamentos interiores com massa a a base de lítio ignorando a pequena embalagem de massa fornecida com os rolamentos e que era manifestamente insuficiente.
A massa utilizada foi da marca Bellota.
Coloquei os rolamentos inferior interno, mesa de direção inferior rolamento interno superior, guarda-pó e porcas de afinação.
Afinei a direção e montei a mesa de direção superior.
Veio depois a montagem dos restantes itens usando os apertos recomendados para a suspensão e para a roda, guiador, punhos e manete de embraiagem.
Com tudo apertado e fios ligados veio a vez dos travões que, se bem que se lembram, quem leu o meu report sobre o upgrade para tubos de malha de aço, so tinha conseguido alterar o tubo traseiro por os da frente serem curtos. Estes foram prontamente substituídos pelo vendedor.
Fiz a montagem e comecei o processo de sangrar. Esqueci-me no entanto de empurrar os pistons das maxilas para dentro e o processo de sangrar simplesmente não funcionava. Depois de o fazer, rapidamente e com apenas 3 bombadelas, fiquei com pressão terminando rapidamente o processo.
Depois vieram as velas que, provavelmente foram pensadas por alguém que não desejava que fizéssemos em casa esse trabalho (o mesmo se aplica a muito outros componentes neste modelo). Felizmente já tinha adiantado trabalho e só tive de retirar o resguardo de borracha e cachimbos das velas para aceder as mesmas. Se não teria de tirar assento, depósito (puxar para trás) e “panela” do filtro-de-ar, resguardo de borracha e cachimbos.
Encontravam-se em razoável estado, com sinal de o motor estar a queimar perfeitamente. Tinham aquela cor marrom que se impõe. Apenas conferi as folgas e montei-as no sítio seguido dos cachimbos e restantes componentes.
Enchi o depósito com um pouco de gasolina, liguei a bateria já com dois novos fios pertencentes a um suporte de telemóvel com USB que comprei. Liguei a maquina e voilá!! Testei piscas, buzina, luzes tudo a funcionar 5 estrelas.
Faltava testar direção e travões. Montei o assento e la fui dar uma voltinha…
Direção 5 estrelas…suave como uma pena. Travões nem por isso…ainda tinham um pouco de ar com aquele sentir esponjoso que desaparece apos alguma bombadas. Voltei á garagem, nova sangradela….e espetáculo…ficaram rijos que nem pedra tal como esperava que ficassem quando decidi comprar estes tubos. Novo teste apos uns minutos e estavam perfeitos não tendo desta vez qualquer ar no circuito.
Ultimo check-up para verificar os apertos, abraçadeiras e afins e para verificar também que me tinha esquecido de apertar a porca central da direção…lol
Depois foi uma lavadela para tirar restos de óleo de travão e no dia seguinte la me fiz á estrada.
Seguem algumas fotos da reparação não existem muitas pois estava com um pouco de pressa para acabar e como me atrasei por causa do tal rolamento…
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