Revisao XJ6 Diversion
#11

(04-02-2019 às 17:04)Vulcano39 Escreveu:  [Imagem: s-l1600.jpg]

[Imagem: s-l500.jpg]

[Imagem: transferir.jpg]

Este fim de semana foi dia de revisão da minha XJ6...comprei o material on-line por um preço muito razoável e fiz a revisão em casa.

Material:
- Oleo Repsol 10w40 sintetico 4T
- Filtro oleo Hiflo HF 204
- filtro de Ar Hiflo HFA 4615

Poupei nas anilhas de bujão pois (confesso que arrisquei) as de cobre que tinha comprado para a minha antiga XJ600S eram do mesmo tamanho.
Na próxima intervenção irei: ver/substituir as velas, mudar oleo dos travoes e mudar agua do radiador.
Depois da mini-revisão levei a moto a banhos e lubrifiquei...Correu tudo 5 estrelas.

ps: esqueci de mencionar que o filtro de oleo vinha ja com uma chave própria.

(04-02-2019 às 21:13)Velasquez87 Escreveu:  Ó Vulcano...

Gostaste da experiência de trocar o filtro do óleo, onde ele está posicionado?

Eu também não gostei e fiquei com um lenho em marca de guerra a relembrar-me disso mesmo...

Sim, numa Diversion...

(04-02-2019 às 22:23)JPedrosa Escreveu:  
(04-02-2019 às 21:13)Velasquez87 Escreveu:  Ó Vulcano...

Gostaste da experiência de trocar o filtro do óleo, onde ele está posicionado?

Eu também não gostei e fiquei com um lenho em marca de guerra a relembrar-me disso mesmo...

Sim, numa Diversion...

Então, onde está essa porra? Os engenheiros da XJ eram estagiários?

na CBF, qualquer uma delas, está bem à mostra, trocas isso, enquanto vês a novela pelo canto do olho smile

(04-02-2019 às 22:24)michelfpinto Escreveu:  
(04-02-2019 às 21:03)LoneRider Escreveu:  Eu aconselho sempre consumiveis OEM.

Somos 2.

Pela diferença de preço não vale a pena inventar e meter esses filtros...

O Óleo não percebo nada, mas se corresponde às especificações do construtor siga!

(05-02-2019 às 00:01)Nfilipe Escreveu:  
(04-02-2019 às 22:54)Johnny_1056 Escreveu:  Boas;
Compra-se óleo sintético quando pode levar um semi-sintético e depois poupa-se no filtro de óleo...
Como já alguém aqui escreveu: há poupanças do c#r#lho...

Tinha pensado o mesmo, já por varias vezes li em vários sítios que é desperdício de dinheiro, ao nao ser que se ande sempre a dar pau, isso ou se as especificações o exigirem para esse modelo! mas cada um faz o que quer.

Segundo apurei junto de outros utilizadores da XJ6/XJ600 S/N os filtros da Hiflo são dos que tem a melhor relação qualidade/preço não sendo OEM. Poderão não saber mas normalmente quem faz os filtros de oleo para a Yamaha são fábricas externas a estes á semelhança por exemplo da Lucas que faz componentes para as maioria das marcas de automóveis franceses, não me admirava que fosse a própria Hiflo. As diferenças são duas: logotipo Yamaha e preço, da experiencia que tenho na mecanica, o filtro de oleo não influencia significativamente a durabilidade de um motor sendo mais eficaz por exemplo um íman no bujão que capta as particulas metalicas nocivas (infelizmente talvez por causa da obsolescência quase obrigatória dos produtos os fabricantes deixaram de colocar esse elemento tão simples e tão importante para este). De qualquer forma o filtro muda-se em cada 2 mudas de oleo e eu mudo-se, sempre...pelo menos ate comprar um bujão com iman. Quanto ao óleo consegui através de um revendedor em Espanha por apenas 18 euros 4 litros...so ai poupei bastante pois ca esse oleo numa loja não é barato. Se não fosse assim teria sem duvida comprado um oleo mais em conta e semi-sintético que até prefiro pois mudo-o com frequência e até tem vantagens sobre o full synth..

Velasquez e Pedrosa ... não poderia estar mais de acordo...gosto muito do meu piano mas sinceramente os gajos que desenharam a mota o o motor, estavam com certeza com uma ressaca gigantesca depois de uma "orgia" alcoólica na noite anterior. Filtro de oleo, bujão de oleo, acesso as velas, acesso á tampa do radiador...tudo difícil de aceder e de executar. Bebedeira ou não, parece-me ser estrategia para levar a malta ás oficinas.

Famel Foguete (1958) 50cc 1990
Famel 76 50cc (1982)1991-1992
Moto Guzzi NTX 750 (1992)1997-1999
Yamaha XJ600S Diversion (1994) 2017-2018
Yamaha XJ6 Diversion (2010) 2018-2022
Yamaha YBR 250 (2010) 2022- ____
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#12

Boas.

Qual foi o revendedor?

Velasquez87
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#13

Um filtro não OEM que te provoque um problema do motor é um erro que as marcas agradecem.

Se tens um problema, por exemplo, por colapso interno do filtro de óleo OEM, sempre podes apertar os calcanhares à marca por te vender um consumível defeituoso.

Depois...
Um filtro de óleo OEM custa quanto!? 10€!?
Quanto custa um filtro desses que puseste!? 8€!?
5€!?

Eu não sei mas, para mim um OEM, mesmo que valha o dobro, estando a falar do valor de um menu num restaurante de estrada, eu prefiro comer uma sandocha e ter um filtro como devedaser. devil

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
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#14

[font=Comic Sans MS, cursive]
(05-02-2019 às 11:39)Velasquez87 Escreveu:  Boas.

Qual foi o revendedor?

(05-02-2019 às 11:55)LoneRider Escreveu:  Um filtro não OEM que te provoque um problema do motor é um erro que as marcas agradecem.

Se tens um problema, por exemplo, por colapso interno do filtro de óleo OEM, sempre podes apertar os calcanhares à marca por te vender um consumível defeituoso.

Depois...
Um filtro de óleo OEM custa quanto!? 10€!?
Quanto custa um filtro desses que puseste!? 8€!?
5€!?

Eu não sei mas, para mim um OEM, mesmo que valha o dobro, estando a falar do valor de um menu num restaurante de estrada, eu prefiro comer uma sandocha e ter um filtro como devedaser. devil

http://centermoto.es/ Este é o site...vendem tambem atraves do Ebay super rapidos a enviar.
Quanto ao filtro de oleo que veio com a referida chave paguei 12€ (na Yamaha da minha zona (Motex) custam 15 euros sem a chave...ja agora so para informação a Yamaha usa filtros de oleo da Denso. O filtro sem a chave da Hiflo custa a volta entre os 6 e os 9€
Em relação ao colapsar do filtro de oleo...sinceramente nunca vi acontecer isso nas centenas de filtros originais ou não que mudei...mas sem dúvida que a Yamaha lava as mãos em questões de material que não seja de origem esta e as outras marcas, mesmo que estas tenham qualidade superior a deles.

Famel Foguete (1958) 50cc 1990
Famel 76 50cc (1982)1991-1992
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#15

É pá, Vulcano, é só um ponto de vista ok?

A mota é tua e tu saberas, melhor que ninguem, o que é melhor para tua Diversion!

Eu só disse a minha preferencia e expliquei porque!

Agora cada um que tire as suas conclusões osbre o que é melhor!

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#16

Boas;
Vulcano, tens mesmo a certeza que és mecânico??
Quem são e o que são os utilizadores de XJ6 que consultaste para chegar à conclusão que de que os Hiflo são do melhor que há? Basearam-se nalgum teste rigoroso ou é só por ouvirem dizer?
Queixares-te da acessibilidade do filtro?! Quem dera à maioria das motos terem o filtro tão protegido, há casos em que se encontra perigosamente exposto.
A tua vasta experiência diz-te que um filtro de óleo é um elemento de pouca importância??!! Garantidamente, isso é algo que um mecânico nunca afirma e há casos bastante graves relacionados com filtros de óleo. Aproveita e pergunta ao Dfelix o que lhe aconteceu há uns anos.
Bujão com iman?!! Aproveita, compra um e depois mostra a quantidade de limalhas que agarra. Deves pensar que andas com uma moto da década de 50.
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#17

E segundo reza as lendas alguns filtros aftermarket entram em combustão! Segundo um tópico que o Dfelix colocou.

A minha máquina (e ex):
KTM 1290 SuperAdventure S
KTM 1290 Super Duke GT
Kawasaki Versys 1000
Yamaha FZS 600 Fazer

[Imagem: censorship2.jpg]
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#18

Consumíveis a nível de filtros compro sempre na marca, prefiro do que andar cortar em coisas que no fim não compensa. Janta-se menos um dia fora e pronto.
Por exemplo, por alguma razão o filtro de ar para a 07 da Hiflo é quase 1/3 do da yamaha. Mas o pessoal gosta de pensar que é igual, por exemplo um gajo no grupo das MT's mete os filtros mais baratos e depois anda a meter óleos de "corrida" lol .
Eu meto filtros OEM e óleo sintético (7100) e a mota anda contente ao fim de 60.000km bigsmile
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#19

A Hiflo não é conhecida por dar problemas ou não teriam certificação FAA e selo de qualidade ISO9002. Estive ainda a pesquisar e inclusive são fabricantes para algumas marcas como a K&N e como fabricantes OEM para outras. Quanto a minha experiência na mecânica falo apenas daquilo que observo no dia-a-dia não sou mecânico actualmente mas ainda ainda faço qualquer coisinha como hobbie...lol...resumindo com esta conversa toda por causa de uma revisão acabei por ter conhecer e tirar uma "licenciatura" nos filtros desta marca. eheheh

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#20

Vulcano, aproveitei a tua dica e mandei vir Repsol Sintético também. Certamente nada tens a apontar...

Tem (e excede) as especificações que o manual pede, é bota e segue para mais 10.000km.

Obrigado pela dica thumbsup

Velasquez87
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