A BMW Motorrad convidou os media internacionais para a apresentação oficial da renovada F850GS, apresentada ao mundo no final de 2017 em Milão, na EICMA.
O cenário escolhido foi o habitual templo das apresentações de motos, as montanhas do sul de Espanha, nos arredores de Málaga, onde o andardemoto.pt também esteve presente.
Não se tratando de uma mera operação de cosmética, a marca bávara preparou um programa bastante completo, apesar da meteorologia instável, que permitiu aos jornalistas convidados ficar com uma boa ideia daquilo que a nova F850GS será capaz de fazer no mundo real.
Tudo começou com a apresentação estática, onde foram revelados os pormenores técnicos do novo motor, do novo quadro e da inevitável electrónica. O motor, igualmente bicilíndrico paralelo, mas agora com 853 cc, debita 95cv às 8250 rpm e o seu intervalo de ignição de 270/450 produz um som muito mais apelativo.
Modos de motor é a primeira grande novidade da F850GS, que também conta agora com controlo de tracção.
Uma embraiagem assistida e deslizante facilita a operação, e mostra-se extremamente leve na actuação e segura em reduções mais extremadas, sobretudo em pisos menos firmes. A caixa de seis velocidades acciona agora uma transmissão secundária colocada do lado esquerdo, que permitiu colocar o escape do lado direito, facilitando o acesso do passageiro.
Mas para a BMW Motorrad não era suficiente mexer apenas no motor. A ciclística foi também integralmente revista, começando pelo quadro inteiriço que foi optimizado para suportar o motor como elemento estruturante, aumentando a rigidez torcional e a robustez, e que permitiu criar uma nova geometria de suspensão, com o ângulo da coluna de direcção mais vertical, e uma distância entre eixos acrescida de dois centímetros, num total de 1593mm.
Uma nova forquilha telescópica invertida, regulável, com 43mm de diâmetro e um curso de 204mm, e um novo braço oscilante duplo, em alumínio, que suporta um amortecedor de acção directa com um curso de 219mm, são responsáveis por, em conjunto, garantir um excelente conforto, uma condução precisa e uma resposta rápida da direcção.
As jantes, de 21 polegadas na frente e 17 polegadas na traseira, dotadas de aros de alumínio fundido, permitem agora a utilização de pneus sem câmara de ar (Tubeless).
O depósito de combustível, anteriormente alojado debaixo do assento, passou para uma posição convencional, ajudando a centralização de massas. A altura standard do assento ficou 2 centímetros mais baixa, proporcionando uma maior confiança aos condutores mais curtos de perna.
O farol em LED é equipamento de série, mas a DRL (luz diurna) é opcional.
O aspecto da nova F850GS também foi substancialmente alterado relativamente à sua predecessora. As linhas agora mais fluidas e dinâmicas, mostram-se mais modernas e, como a marca as define, mais masculinas. Principal importância foi dada à melhoria da protecção aerodinâmica, apesar de o pequeno ecrã original ser manifestamente pequeno para os condutores de maior estatura, e por não ter qualquer tipo de regulação. Para minimizar o facto, a marca disponibiliza outras opções na sua gama de acessórios.
E acessórios é o que não falta nas gamas da BMW, apesar de o seu preço ainda não ter sido divulgado, estando apenas disponível o valor da versão base (que custa 12.222,58€).
O mais irresistível da gama de equipamentos opcionais da F850GS será provavelmente o painel de instrumentos TFT, de 6,5 polegadas (16,5cm) a cor integral, que integra o novo sistema “Connectivity”, que permite emparelhamento com o Smartphone, e proporciona uma experiência multimédia completa que, em conjunto com o “multi-controller” instalado no punho esquerdo, proporciona uma experiência de condução extremamente eficaz, com a máxima segurança, já que a navegação se faz de forma intuitiva e sem ter que se tirar as mãos do guiador.
Continuando nos equipamentos, e ainda no âmbito da electrónica, a nova F850GS conta com uma série de tentações irrecusáveis, como o “Pro riding mode” que oferece os modos de condução “Dynamic”, “Enduro” e “Enduro Pro”, e graças a uma unidade de medição de inércia que é incluída, os modos dinâmicos de “ABS Pro” e “Controlo de Tracção Dynamic” , ajustáveis automaticamente de acordo com a inclinação em curva. Ainda está disponível o controlo automático de velocidade (cruise control).
O ESA, o sistema de regulação electrónico das suspensões, é outro dos investimentos que pode (e deve) ser feito. Potenciando o conforto e a segurança, o controlo electrónico do amortecedor traseiro passa a ser automático de acordo com as condições de condução.
Um sensor colocado na mola, e que mede o movimento e a velocidade do amortecedor traseiro, adequa o desempenho deste, de acordo com cada situação. O sistema ESA funciona ainda em conjunto com dados recolhidos pelo ABS e pelo DCT (controlo de tracção) e está programado de forma diferente para cada modo de condução.
A BMW Motorrad dotou a F850GS com o seu sistema “Intelligent Emergency Call”, um dispositivo que comunica automaticamente um eventual acidente, para que o socorro chegue da forma mais rápida possível. Sobre ele termos oportunidade de, em breve, falar com mais detalhe.
A terminar a lista das inovações/acessórios mais importantes, está o tão conveniente “Keyless Ride”, o sistema “sem chave” integral que permite esquecer a chave da moto, mesmo até quando é preciso abastecer de combustível.
Durante o dia de teste pude desfrutar de duas motos diferentes. A primeira, uma F 850 GS Exclusive, com todos os equipamentos opcionais e ainda uma série de acessórios, como o descanso central e os punhos aquecidos, com pneus de estrada Bridgestone Battlax A41, e que me acompanhou ao longo de mais de 200km de retorcidas estradas asfaltadas.
A segunda foi uma F 850 GS Exclusive, também altamente equipada, com pneus Metzeler Karoo 3, que me acompanhou ao longo de um percurso de mais de 50km de estradas e caminhos de terra e mesmo em alguns troços demolidores, literalmente fora de estrada.
Com a primeira ficou imediatamente claro que a F850 GS é uma moto nova. Mais vocacionada para viagem, mais ágil, mais rápida e mais confortável sob todos os aspectos que a sua antecessora. A posição de condução é excelente, seja em pé, seja sentado, a direcção inspira confiança, mesmo nos pisos húmidos ou molhados, e o conforto, desde a protecção aerodinâmica ao assento, é muito maior.
Mas a verdadeira estrela é o motor, que mostra um trato muito mais refinado, tanto em termos sonoros como em termos de disponibilidade, e praticamente isento de vibrações. A caixa de velocidades é extremamente suave e, potenciada pelo “quickshifter” integral, que deixa trocar as relações sem recurso à embraiagem, permite compor verdadeiras sinfonias de escape em qualquer estrada de curvas.
A travagem é potente e muito doseável, apesar da mordida inicial ser pouco incisiva, a piscar o olho a pisos difíceis. A estabilidade em curva é grande, e mostra-se inabalável, mesmo sob forte travagem.
A meteorologia não permitiu excessos de qualquer ordem, tendo rolado apenas (por imposição da marca) no modo Rain, pelo que aguardo o teste por um período alargado, em solo nacional e com bom tempo, para poder ser mais conclusivo.
Com a segunda moto, e para fazer jus aos pneus de tacos, o primeiro contacto deu-se no Enduro Park Andalusia da BMW Motorrad. Uma sessão de fotos para começar, seguida de um “workshop” de condução sobre lama, em que fui desafiado a descobrir as maravilhas do ABS Pro, uma funcionalidade que se bem permite bloquear a roda traseira, mantém a roda da frente sob o controlo do sistema electrónico, permitindo que se aperte a manete a fundo e, quase miraculosamente, nos mantenhamos em cima da moto.
Depois da memorável experiência, seguiu-se um percurso em grande parte sobre pisos de terra, variado e muito bem desenhado, de regresso ao Hotel, em que nem o sol faltou para dar alguma alegria ao andamento. Não sendo um especialista em “off-road”, gostei da forma como a direcção se mantém responsiva, como a suspensão (em modo “Dinamic”) potencia tanto a aceleração como a travagem, e como é fácil controlar a roda traseira, mesmo sob derrapagem. A qualidade de construção revelou-se pela solidez do conjunto, isento de ruídos parasitas.
A travagem é excelente e a dosagem da manete inspira muita confiança. A resposta ao acelerador, pronta e sem hesitações é uma benesse para manobrar, e o posto de condução é espaçoso, permitindo uma grande amplitude de movimentos. Outro ponto importante, na minha opinião, é o pouco calor irradiado pelo motor, facto que contribui em muito para um maior conforto, sobretudo no meio do trânsito, ou a manobrar, nos dias mais quentes.
[url=http://www.andardemoto.pt/test-drives/36689-teste-bmw-f-850-gs-nascida-para-arrasar/]FONTE