Restauro completo, Famel Zundapp Z2.
#1

https://youtu.be/1O2TBD9t55I
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#2

(06-09-2019 às 00:31)manquitolas Escreveu:  https://youtu.be/1O2TBD9t55I

Excelente! Adoro estes trabalhos. Antes do aparelho usaste primário epóxi?
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#3

(06-09-2019 às 21:01)pareias Escreveu:  
(06-09-2019 às 00:31)manquitolas Escreveu:  https://youtu.be/1O2TBD9t55I

Excelente! Adoro estes trabalhos. Antes do aparelho usaste primário epóxi?

Obrigado,
Não, decapou a jacto de areia por 2 vezes.
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#4

Aparelho em cima do metal? Se ficar na garagem não tens problemas smile
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#5

https://youtu.be/4ELdOp6RCfk
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#6

(15-09-2019 às 20:56)manquitolas Escreveu:  https://youtu.be/4ELdOp6RCfk

Antes de mais, parabéns pela obra em andamento.

É com satisfação que vejo trabalhos em execução, ainda por cima a recuperação/restauro de uma Famel.

A Famel era fabricante de ciclomotores, tal como a KTM na Áustria. A diferença é que em Portugal toda a gente gosta de denegrir os produtos nacionais.

Temos a obrigação de nos orgulharmos do que se fez durante o Século XX, com as limitações existentes no nosso País. A metalurgia Casal foi outro dos grandes fabricantes, com uma história talvez mais pública e bem documentada.
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#7

(22-09-2019 às 17:37)pareias Escreveu:  
(15-09-2019 às 20:56)manquitolas Escreveu:  https://youtu.be/4ELdOp6RCfk
A Famel era fabricante de ciclomotores, tal como a KTM na Áustria. A diferença é que em Portugal toda a gente gosta de denegrir os produtos nacionais.

Temos a obrigação de nos orgulharmos do que se fez durante o Século XX, com as limitações existentes no nosso País. A metalurgia Casal foi outro dos grandes fabricantes, com uma história talvez mais pública e bem documentada.

Curiosamente, e desde a segunda metade do sec. XX, que tivémos imensos construtores de motos/motorizadas, com menor ou maior expressão, num tempo em que a reduzida ou nula escolaridade, a par da falta de dinheiro de grande parte da população portuguesa, impedia muitos de conseguir tirar a carta e comprar automóvel.
O ciclomotor (também conhecido por motorizada ou bicicleta a motor) era assim a solução viável simples e barata, para o meio de transporte familiar. Só exigia uma parca licença camarária para ser conduzida e uns trocados para a sua compra.
Todos nós tivemos um avô, tio ou pai, que tiveram (ou ainda têm) a sua própria motorizada. E na sua simplicidade, durante décadas "moveram" um país. O som "escagaçado" e a névoa de fumo azulado, da motorizada a passar, é algo ainda muito intrínseco a toda e qualquer aldeola.

Para quem queira conhecer um pouco mais da florescente indústria nacional das duas rodas (que não fabricaram "só" 50cc), sugiro:

http://www.motorizadas50.com/ (página pessoal de Gustavo Pinto, o antigo "paralelo" do motonline, na qual tive o privilégio de poder colaborar, sobre as motorizadas nacionais)

http://www.motosdeportugal.com/pt/ (o mais completo site sobre a indústria motocilística portuguesa, com dados e especificações de uma infinidade de modelos)

http://rodasdeviriato.blogspot.com/

http://famel.blogspot.com/

A minha "primeira" foi mesmo uma das fabricadas em Águeda. Se soubesse o que sei hoje, não a tinha vendido por uns míseros trocados. smile

Edit: Areias.... não sei se tratará propriamente de denengrir. A questão é mais a limitação de meios, para se conseguir singrar num mercado concorrencial. Numa produção a roçar o quase artesanal, sem grandes, complexos e eficientes sistemas de produção, conseguiam-se manter enquanto o país, fechado ao mundo, absorvia quase toda a produção destes ciclomotores.
Quando se abriram portas à concorrência externa, em que apareceram mais e melhores produtos, a custos pouco maiores, é natural que a opção pela produção nacional deixasse de ter interesse.

Ainda assim, sabes que a Famel, em concreto, teve um dos primeiros projectos de mota eléctrica, ainda em finais de 90? Só que a falta de meios, uma tecnologia ainda pouco desenvolvida e desinteresse de outras entidades, fez com a coisa acabasse a morrer quase na sua génese. Aliás, foi este projecto que acabou por deitar por terra toda a fábrica... numa aposta do construtor, que até poderia ter sido interessante, mas que acabou irremediavelmente perdida.

[Imagem: QKmafvp.png]
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#8

https://youtu.be/O_X4Gzf1p1I
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#9

(29-09-2019 às 12:29)manquitolas Escreveu:  https://youtu.be/O_X4Gzf1p1I

O número de peças novas enumeradas no vídeo é impressionante.

Ainda se fabricam peças como o pedal de travão, ou é "new old stock" ?
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#10

e agora já em faze de acabamento que tal meter a gaja uma bobine 12v para luzes?
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