Receio
#11

(08-07-2019 às 01:47)Caroço Escreveu:  
(07-07-2019 às 08:02)Jotace97 Escreveu:  Bom dia maltinha,

Como sou novo nestas andanças (ainda nem 3000 km fiz com a minha notinha), há uma coisa que não me tem deixado dormir...

Eu dia 17 vou de Espinho até Faro com a minha CB500 de 1999 e tenho receio que seja uma distância muito grande e possa dar problemas. Vamos fazer bastantes paragens, de duas em duas estações de serviço, ela já fez a revisão há pouco tempo e já tem a corrente lubrificada. Ela tem cheirsdo um bocadinho a gasolina mas dizem que é normal por ser a carburador.

Acham que devia ter alguma precaução especial? O que dizem deste tipo de Mota nestas viagens longas? "Mota de guerra"?

Eu confio muito nela mas tenho sempre aquele receiozinho que aqueça ou assim.

Muito obrigado, abraços

vai e parte descansado.

todas as companhias de seguros obrigatoriamente tem assistência em viagem.

e isso que dizer que se algo te acontecer , basta ligares e teras transporte para a tua mota para a oficina que indicares e táxi para ti par aonde disseres também , sem custos adicionais.

com esta salvaguarda que tens , basta desejar-te boa viagem , que disfrutes de faro , e que não necessites de recorrer á assistência em viagem.

se a tua mota cheira a gasolina , bom , esta a consumir mais que a media ??? onde a estacionas tem manchas por baixo ??? vives num local de ar puro onde qualquer cheiro diferente te dá guerra ???

leva a moto ao mecânico que te a reparou e pede para ele verificar se esta tudo bem

disfruta faro ...


Está a consumir um bocadinho mais do que o normal, toda a gente diz que é normal e que é por causa de ser a carburador.

Muito obrigado
Responder
#12

(08-07-2019 às 08:42)Macavenco Escreveu:  A CB500 de 99 já tinha refrigeração por líquido? Não sabia, pensava que era apenas a ar.

Quanto a avisos, toma muito cuidado é com a tua atenção e estado físico/mental. Descontraído na condução mas sempre atento!


Vou levar em conta os avisos!

Obrigado, um abraço!
Responder
#13

(08-07-2019 às 09:38)carlos-kb Escreveu:  Confio mais numa CB500 dessas antigas para ir a Faro, do que em certas motos mais modernas. Aliás, a minha ex-CB500 foi lá a Faro, desde Lisboa, a primeira vez em 1998, e todos os anos seguintes, até 2006 (foi vendida em 2007). E ainda as esfregas que levava por lá... Nunca me deu alguma espécie de problema (nem aí nem em outro local qualquer).

Aliás, ainda nem sequer se falava em fazer a N2 e ir de Norte a Sul (ou coisa parecida), e foi nessa CB500 que saí num Domingo de Verão de 1999, de Vila Pouca de Aguiar, em Trás os Montes (terra da minha namorada e actual mulher), e fui directo para Monte Gordo (no Algarve)... +/- 750 kms num dia e de "estalo". Cheguei várias vezes a ir ainda de férias em Portugal e até Espanha, com pendura, mota carregada... e era sempre a andar.

Se tiveres a mota minimamente mantida e revisionada, podes ter assegurado que nada te irá acontecer. Esse motor foi mesmo dos mais fiáveis e robustos motores de sempre.
Verifica apenas os níveis de óleo, coolant (o vaso expansor está junto à peseira direita do condutor e por detrás do motor), oleo de travões, estado das pastilhas, pneus e estado da transmissão (esticada e lubrificada). Faz a viagem descansado e sem essa fobia de ter de parar tanta vez, que vai acabar a ser muito tempo perdido.
Pior que a viagem em si, será lá em Faro, em que ao andares do recinto para a cidade, ilha de Faro, arredores, etc., vais apanhar muito calor e congestionamentos vários.

Tens a mota há pouco tempo e por isso é normal essas "desconfianças". O cheiro a gasolina é normal nessas motas... ainda mais quando os colectores de admissão são de borracha, que com o tempo ficam com pequenas fissuras na sua superfície. Nada de preocupante mesmo.

Quando te aperceberes o que tens aí, em termos de máquina, vais ver que só pensarás é andar com ela, sem grandes chatices e preocupações, tirando os abastecimentos.

Boa viagem... boa concentração... e vai metendo umas fotos.

(08-07-2019 às 08:42)Macavenco Escreveu:  A CB500 de 99 já tinha refrigeração por líquido? Não sabia, pensava que era apenas a ar.

A CB500 dos 90's, sempre foi liquid cooled. Não houve outra versão. Apenas em 1997 deixaram de ser produzidas no Japão, para serem montadas em Atessa (Itália), em que a unica alteração signiticativa foi na travagem (montagem brembo em substiuição da Nissin e disco traseiro).
A CB450S que foi a antecessora e a qual a 500 veio substituir, em 1994, é que era de refrigeração a ar.

A mensagem descansou-me imenso porque realmente toda a gente comenta o mesmo, a qualidade destes motores.

Bem, acho que só me resta meter gasolina e desfrutar.

Obrigado Carlos!
Responder
#14

(08-07-2019 às 10:06)Johnny_1056 Escreveu:  Boas;
Na generalidade não gosto de de Honda's, mas se há moto em que confiava para ir a Faro e vir é a CB500, uma verdadeira mula de trabalho.
Verifica os níveis, se não há fugas e que faças boa viagem.

Muito obrigado, um abraço!
Responder
#15

Arranca e não faças pó.
Sábado tou lá batido, qualquer coisa apita que meto fósforo na cb.
Responder




Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)