Veríssimo pá!
https://youtu.be/k9AC7yrNWrg Saber qual é o teu olho director ajuda a saber onde olhar e como olhar para um ponto.
Como tu sabes numa mota, a maior velocidade, mais elevada/para a frente deve ir a tua vista e o olho director serve precisamente para tentar rastrear o entorno à procura de sinais de alerta que te permitam antecipar os acontecimentos.
Talvez, e é só apenas uma suposição, tu pelo susto que tiveste deixaste de olhar convenientemente porque mentalmente estas à espera de que o susto se volte a repetir.
Passas a confiar menos no que vês.
A ideia que eu te pretendo fazer passar é que é o teu olho director aquele que te é mais fiel e que melhor informação oferece ao cérebro. Utiliza-o como um desbloqueador mental.
Como todos te disseram, a práctica, as curvas de direitas sucessivas, vão pouco a pouco eliminando esse problema de insegurança, só que desta feita, sabendo qual é o teu olho director, mais facilmente vais olhar melhor, vais antecipar melhor, vais ganhar confiança mais rapidamente e tudo parece ser mais fluido, seja curva de direitas ou de esquerdas!
Como já foi comentado por aqui, o Trail Breaking é uma técnica avançada que se pode usar, tanto em circuito como na estrada, mas que requer não ter esse tipo de problemas de confiança e pode até não ajudar muito se, por norma, já entras desestabilizador e lento em algum tipo de curvas (neste caso as de direitas).
Boas Curvas!