Receio a curvar para um dos lados
#1
Meus caros, venho aqui partilhar algo me que incomoda imenso, na esperança que me possam ajudar - e a outros que sofram do mesmo mal.
Há uns tempos apanhei um susto numa curva à direita. Daí em diante nunca mais consegui ser o mesmo.
Ontem, de todas as curvas mais técnicas para a direita que apanhei nos 647km que fiz, não houve uma única em que me tenha sentido à vontade. Para a esquerda não tenho problema algum. Imprimo um ritmo que me satisfaz bem, com boa inclinação, boa fluidez na curva boa velocidade de entrada e de saída. O problema está em curvar para a direita. Assim que largo o travão e começo a inclinar, sinto uma enorme falta de confiança quase paralizante e, consequentemente, a prestação na curva fica aquém do desejado.
Alguém já passou por isso? Sabem como ajudar a ultrapassar?

Obrigado blink
Suzuki SV1000S '04  cool
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#2
Normal que as curvas à esquerda sejam mais fluidas, especialmente pela visibilidade. Quanto mais confiançudo, mais projectas o olhar para a frente e nas curvas à esquerda consegues ver o fim da curva mais cedo.

Estas fases e estes sustos acontecem.

Continua a andar de mota que isto vai.

blink


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#3
O que fizeste de mal para apanhares o susto?
É a pergunta que faço a mim mesmo, detecto a falha, e elimino ou trabalho nela.

Ficar com macaquinhos na cabeça e curvar a medo não te vai ajudar nem deixar mais seguro.
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#4
A resposta para esse problema: tempo.

Deixa o tempo passar. Os sustos tem esse efeito... mas com o tempo a confiança volta.
[Imagem: f800r_long.jpg?raw=1]
Suzuki GSX1300R * BMW F800R * ex-Kawasaki ZZR 1100 * ex-Honda Hornet 600 * ex-Honda CBF 125 * ex-Yamaha DT 50 LC (x2)
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#5
Diria para ires andando e tentando melhorar aos poucos sem forçar demasiado, e o tempo como o Marco referiu fará o resto do trabalho.
As minhas máquinas (e ex):
Kawasaki Versys 1000 / KTM 1290 Super Duke GT
Yamaha FZS 600 Fazer

[Imagem: censorship2.jpg]

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#6
Vai andar e treinar as curvas para a direita. Faz a mesma curva, over and over again, só assim perdes esses medos.
Se fores com alguém à tua frente ainda melhor.
Não percas tempo a pensar nessas merda, vai andar.

Enviado do meu SM-G935F através do Tapatalk
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#7
Sempre podes apanhar outro susto, mas desta feita numa curva de esquerdas.
Assim ficas a curvar com medo tanto para a direita como para a esquerda.

Sabes qual é o teu olho director?

Normalmente isso essa insegurança deve-se a um bloqueio mental que tem a ver com algo que não viste atempadamente (buraco, lomba, animal, etc).

Se sabes qual é o teu olho director podes treinar onde tens que olhar de forma a ganhar confiança, ver melhor e anticipar melhor!
I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
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#8
A solução é manteres a pressão no travão enquanto te inclinas.
Um click de suspensão por dia, nem sabe o bem que lhe fazia!
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#9
Obrigado a todos pelas dicas blink

- dmanteigas, trail braking não é para mim. Uma coisa é ser feito em pista, outra é ser feito em estradas públicas em que, se apanhares uma sujidade qualquer na curva, a última coisa que quero é estar a stressar o pneu da frente smile
- Vindaloo, nunca tinha pensado nisso mas faz todo o sentido! Boa observação!
- FZ1000, foi um somatório de dois factores: Entrei rápido na curva, pelo que o ângulo em que estava era muito próximo daquilo que tenho competência para fazer e um carro fez a curva em contra-mão. Eu, felizmente, não ia perto do eixo da via e ainda consegui fechar a curva mais um pouco. Apeteceu-me ir atrás do gajo para o encher de porrada, mas a vontade de fumar um cigarro foi maior.
- Pedro, tenho que ir para uma pista oval e fazê-la ao contrário, pá! tong
- Lone, foi mesmo isso :/ Boa porra! Não sei qual é o meu olho director. Desconhecia este conceito! smile
Suzuki SV1000S '04  cool
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#10
VMassa o trail braking está bem longe de ser uma técnica apenas de pista e permite-te não so ter mais confiança a curvar como controlares melhor no caso desses imprevistos como o que referes. E ajuda a teres muito mais confiança no pneu da frente... não é para todas as curvas e para todas as situações, mas bem utilizado ajuda-te acima de tudo a curvar com mais segurança, que a longo prazo se traduz em confiança. Vê uns vídeos e pelo menos dá-lhe uma hipótese blink
Um click de suspensão por dia, nem sabe o bem que lhe fazia!
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