Que moto comprar? Da carta B para a A
#1

DONO

- Tipo de CARTA DE CONDUÇÃO: B, inscrevi-me esta semana para a A
- Altura: 1,69m (pernas curtas)
- Peso: 75 Kg
- Idade: 30 anos
- Pendura (S/N): N 
- Será 1ª moto (S/N): Nim, tenho uma PCX 125cc à 4 anos

MOTO

- Estilo preferido: Naked e Custom/Chopper
- Custo (em euro): 4000/5000 €
- Nova/Usada: Usada

PERCURSO

- Regularidade (diario, semanal, mensal): Diariamente
- Tipo de estrada: Paralelos e em mau estado
- Numero aproximado de KM: 4*4km

RESUMO:

Quero uma moto para fazer uma condução diária de trajetos muito curtos mas em que o piso é em paralelo muito degradado. Continuarei a usar o carro nos dias de chuva ou pior tempo. Uma a duas vezes por mês deverei fazer trajetos mais longos, com AE, de cerca de 2*70km. Gosto muito do estilo das naked e das custom, mas tenho receio que não me protejam nada quando for para a AE e que possam não ser a melhor hipótese. Também gosto das motos mais "altas", como a NC750, TRK502 mas tenho receio que sejam altas demais para mim.
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#2

Com menos de 1.70m, decerto que uma trail não será o mais aconselhado para ti (ainda que hajam por aí algumas estradistas de calça arregaçada com alturas de assento mais baixas que até se possam adequar).

Curiosamente e nas medias cilindradas, consegues encontrar um modelo com o mesmo motor, que se adequa ao uso que pretendes e até tem a variante no estilo naked, cruiser e trail. Falo das Kawa Z650, Vulcan 650 e Versys 650 (todas elas compartilham a mesma unidade motriz). Ainda que uma cruiser não seja de todo o tipo de moto mais apto para um uso diário, e juntamente com as naked, também não se saem bem no tipo de estradas que dizes usar (de mau piso ou empedrado). E é aqui aonde a "calça arregaçada" sobressai (neste caso, a Versys).
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#3

(17-06-2020 às 15:37)carlos-kb Escreveu:  Com menos de 1.70m, decerto que uma trail não será o mais aconselhado para ti (ainda que hajam por aí algumas estradistas de calça arregaçada com alturas de assento mais baixas que até se possam adequar).

Curiosamente e nas medias cilindradas, consegues encontrar um modelo com o mesmo motor, que se adequa ao uso que pretendes e até tem a variante no estilo naked, cruiser e trail. Falo das Kawa Z650, Vulcan 650 e Versys 650 (todas elas compartilham a mesma unidade motriz). Ainda que uma cruiser não seja de todo o tipo de moto mais apto para um uso diário, e juntamente com as naked, também não se saem bem no tipo de estradas que dizes usar (de mau piso ou empedrado). E é aqui aonde a "calça arregaçada" sobressai (neste caso, a Versys).


Das motos que referes gosto bastante da Z650 e da Vulcan 650. Curiosamente a Versys é das motos que esteticamente, menos gosto no estilo das trail e mais caras também.

Pelo que tenho visto as motos que mais gosto são:

Custom: Vulcan 650 (acima do meu orçamento), Rebel 500 (alternativa mais barata), Benelli Leoncino (alternativa ainda mais barata)
Naked: Z650

A Honda NC750S (mais baixa), seria uma boa opção?

Entre as custom e as naked, quais as mais adequadas para o tipo de trajeto que faço?
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#4

Naked. As custom vão chocalhar por todo o lado.
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#5

Entre os 4 e 5k, eu procuraria uma cb650f ou uma sv650. Motas fiáveis e fáceis de conduzir. A sv para percursos mais urbanos pode até tornar-se melhor por causa do melhor binário a baixas rotações.

Mas não descartando a Fazer 600 que é uma mota fantástica.

Enviado do meu MI 9 através do Tapatalk
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#6

(17-06-2020 às 16:22)Bal4av Escreveu:  Mas não descartando a Fazer 600 que é uma mota fantástica.

Por acaso é mais por aqui que vejo a coisa a compor-se... uma naked semi-carenada.

CBF600SA, GSF650S, XJ6 Diversion, etc.

[Imagem: DiqznHl.jpg]

[Imagem: Ln19w4O.jpg]

[Imagem: zgNO6r1.jpg]

Boas escolas de aprendizagem, aptas para um uso polivalente, fiáveis, acessíveis ergonomicamente (no caso da CBF, o assento do condutor até é ajustável em 3 posições), protecção aerodinâmica, que se "mexem bem" nos diferentes ambientes... e que se adequam ao orçamento proposto.

[Imagem: zX4Kq81.png]

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#7

Obrigado pelas sugestões blink

Estas últimas 3 não são muito altas?

Não estou é  a ver uma grande variedade dessas motos nos sites de usados, estou a procurar mas ou são muito antigas(mais de 10 anos) ou então não tem nenhuma...
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#8

Outra hipótese é a ER -6f

[Imagem: G0K1Etx.jpg]

ou a gsxf 600 que é um pouco mais antiga.

[Imagem: uS0ilSQ][Imagem: uS0ilSQ.jpg]

e mais feia...
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#9

Estas motos que te sugeriram foram comercializadas na primeira década do século.
É normal que tenham já uns anos.
Mas, salvo casos de mau trato, são motos válidas e fiáveis, que para uma fase média de aprendizagem e introdução neste mundo, são as melhores opções de mercado.

Em qualquer uma delas, a altura do assento não é um problema se tens mais de 160cms!
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#10

(17-06-2020 às 18:34)Peixinhu Escreveu:  Obrigado pelas sugestões blink

Estas últimas 3 não são muito altas?

Não! Aliás, fazendo a simulação no cycle-ergo.com/, para 1.69m, em praticamente nenhuma terás grandes dificuldades.

[Imagem: bmQU4Vv.png]

[Imagem: KG5ug5H.png]
(Esta é a GSF650, que é exactamente o mesmo que a GSF650S, mas sem semi-carenagem)

[Imagem: dmrZwHN.png]

Como podes ver, nenhum delas tem uma altura de assento que te possa inibir de estares à vontade.

(17-06-2020 às 18:34)Peixinhu Escreveu:  Não estou é  a ver uma grande variedade dessas motos nos sites de usados, estou a procurar mas ou são muito antigas(mais de 10 anos) ou então não tem nenhuma...

Qualquer uma das 3 já foi descatalogada... a CBF600SA em 2013, a GSF Bandit S em 2015 e a XJ6 Diversion em 2016.
É natural que encontres algumas de anos mais remotos... mas é uma questão de procura, até porque são modelos comuns e que até venderam bem por cá, especialmente no caso da "franga" ou da "pianola".

Por acaso ainda há bem poucos dias o Hugo tinha a XJ6 N dele >>à venda<<. Mas já "foi"!

[Imagem: zX4Kq81.png]

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