Mensagens: 30
Tópicos: 3
Registado: 6/2020
Localização: Porto
DONO
- Tipo de CARTA DE CONDUÇÃO: B, inscrevi-me esta semana para a A
- Altura: 1,69m (pernas curtas)
- Peso: 75 Kg
- Idade: 30 anos
- Pendura (S/N): N
- Será 1ª moto (S/N): Nim, tenho uma PCX 125cc à 4 anos
MOTO
- Estilo preferido: Naked e Custom/Chopper
- Custo (em euro): 4000/5000 €
- Nova/Usada: Usada
PERCURSO
- Regularidade (diario, semanal, mensal): Diariamente
- Tipo de estrada: Paralelos e em mau estado
- Numero aproximado de KM: 4*4km
RESUMO:
Quero uma moto para fazer uma condução diária de trajetos muito curtos mas em que o piso é em paralelo muito degradado. Continuarei a usar o carro nos dias de chuva ou pior tempo. Uma a duas vezes por mês deverei fazer trajetos mais longos, com AE, de cerca de 2*70km. Gosto muito do estilo das naked e das custom, mas tenho receio que não me protejam nada quando for para a AE e que possam não ser a melhor hipótese. Também gosto das motos mais "altas", como a NC750, TRK502 mas tenho receio que sejam altas demais para mim.
Mensagens: 13,253
Tópicos: 232
Registado: 11/2014
Localização: Lisboa
Com menos de 1.70m, decerto que uma trail não será o mais aconselhado para ti (ainda que hajam por aí algumas estradistas de calça arregaçada com alturas de assento mais baixas que até se possam adequar).
Curiosamente e nas medias cilindradas, consegues encontrar um modelo com o mesmo motor, que se adequa ao uso que pretendes e até tem a variante no estilo naked, cruiser e trail. Falo das Kawa Z650, Vulcan 650 e Versys 650 (todas elas compartilham a mesma unidade motriz). Ainda que uma cruiser não seja de todo o tipo de moto mais apto para um uso diário, e juntamente com as naked, também não se saem bem no tipo de estradas que dizes usar (de mau piso ou empedrado). E é aqui aonde a "calça arregaçada" sobressai (neste caso, a Versys).
Mensagens: 30
Tópicos: 3
Registado: 6/2020
Localização: Porto
(17-06-2020 às 15:37)carlos-kb Escreveu: Com menos de 1.70m, decerto que uma trail não será o mais aconselhado para ti (ainda que hajam por aí algumas estradistas de calça arregaçada com alturas de assento mais baixas que até se possam adequar).
Curiosamente e nas medias cilindradas, consegues encontrar um modelo com o mesmo motor, que se adequa ao uso que pretendes e até tem a variante no estilo naked, cruiser e trail. Falo das Kawa Z650, Vulcan 650 e Versys 650 (todas elas compartilham a mesma unidade motriz). Ainda que uma cruiser não seja de todo o tipo de moto mais apto para um uso diário, e juntamente com as naked, também não se saem bem no tipo de estradas que dizes usar (de mau piso ou empedrado). E é aqui aonde a "calça arregaçada" sobressai (neste caso, a Versys).
Das motos que referes gosto bastante da Z650 e da Vulcan 650. Curiosamente a Versys é das motos que esteticamente, menos gosto no estilo das trail e mais caras também.
Pelo que tenho visto as motos que mais gosto são:
Custom: Vulcan 650 (acima do meu orçamento), Rebel 500 (alternativa mais barata), Benelli Leoncino (alternativa ainda mais barata)
Naked: Z650
A Honda NC750S (mais baixa), seria uma boa opção?
Entre as custom e as naked, quais as mais adequadas para o tipo de trajeto que faço?
Mensagens: 502
Tópicos: 1
Registado: 4/2020
Naked. As custom vão chocalhar por todo o lado.
Mensagens: 86
Tópicos: 2
Registado: 7/2018
Entre os 4 e 5k, eu procuraria uma cb650f ou uma sv650. Motas fiáveis e fáceis de conduzir. A sv para percursos mais urbanos pode até tornar-se melhor por causa do melhor binário a baixas rotações.
Mas não descartando a Fazer 600 que é uma mota fantástica.
Enviado do meu MI 9 através do Tapatalk
Mensagens: 13,253
Tópicos: 232
Registado: 11/2014
Localização: Lisboa
(17-06-2020 às 16:22)Bal4av Escreveu: Mas não descartando a Fazer 600 que é uma mota fantástica.
Por acaso é mais por aqui que vejo a coisa a compor-se... uma naked semi-carenada.
CBF600SA, GSF650S, XJ6 Diversion, etc.
Boas escolas de aprendizagem, aptas para um uso polivalente, fiáveis, acessíveis ergonomicamente (no caso da CBF, o assento do condutor até é ajustável em 3 posições), protecção aerodinâmica, que se "mexem bem" nos diferentes ambientes... e que se adequam ao orçamento proposto.
Mensagens: 30
Tópicos: 3
Registado: 6/2020
Localização: Porto
Obrigado pelas sugestões
Estas últimas 3 não são muito altas?
Não estou é a ver uma grande variedade dessas motos nos sites de usados, estou a procurar mas ou são muito antigas(mais de 10 anos) ou então não tem nenhuma...
Mensagens: 364
Tópicos: 39
Registado: 5/2019
Mota: Mash B7 (China via França) Localização: Norte carago
17-06-2020 às 19:02 (Mensagem modificada pela última vez: 17-06-2020 às 19:06 por
Malvo.)
Outra hipótese é a ER -6f
ou a gsxf 600 que é um pouco mais antiga.
![[Imagem: uS0ilSQ]](https://imgur.com/uS0ilSQ)
e mais feia...
Mensagens: 12,721
Tópicos: 211
Registado: 4/2015
Mota: Maria das Curvas, Dorothy, Artax e BabieKa Localização: Zaragoza
Estas motos que te sugeriram foram comercializadas na primeira década do século.
É normal que tenham já uns anos.
Mas, salvo casos de mau trato, são motos válidas e fiáveis, que para uma fase média de aprendizagem e introdução neste mundo, são as melhores opções de mercado.
Em qualquer uma delas, a altura do assento não é um problema se tens mais de 160cms!
Mensagens: 13,253
Tópicos: 232
Registado: 11/2014
Localização: Lisboa
18-06-2020 às 00:59 (Mensagem modificada pela última vez: 18-06-2020 às 01:02 por
carlos-kb.)
(17-06-2020 às 18:34)Peixinhu Escreveu: Obrigado pelas sugestões 
Estas últimas 3 não são muito altas?
Não! Aliás, fazendo a simulação no
cycle-ergo.com/, para 1.69m, em praticamente nenhuma terás grandes dificuldades.
![[Imagem: KG5ug5H.png]](https://i.imgur.com/KG5ug5H.png)
(Esta é a GSF650, que é exactamente o mesmo que a GSF650S, mas sem semi-carenagem)
Como podes ver, nenhum delas tem uma altura de assento que te possa inibir de estares à vontade.
(17-06-2020 às 18:34)Peixinhu Escreveu: Não estou é a ver uma grande variedade dessas motos nos sites de usados, estou a procurar mas ou são muito antigas(mais de 10 anos) ou então não tem nenhuma...
Qualquer uma das 3 já foi descatalogada... a CBF600SA em 2013, a GSF Bandit S em 2015 e a XJ6 Diversion em 2016.
É natural que encontres algumas de anos mais remotos... mas é uma questão de procura, até porque são modelos comuns e que até venderam bem por cá, especialmente no caso da "franga" ou da "pianola".
Por acaso ainda há bem poucos dias o Hugo tinha a XJ6 N dele
>>à venda<<. Mas já "foi"!