Qual escolher
#11

(29-10-2020 às 20:04)vitorino

[quote="Wizzzard Escreveu:  
E a questão da Sym Jet ter ABS, não seria uma mais valia?

ter ABS é sempre uma segurança acrescida, no entanto significa dares mais € 300 do que a Symphony ST
[/quote]

Efetivamente esses €300 dāo para pagar a emissão dos documentos...
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#12

(30-10-2020 às 00:57)Wizzzard Escreveu:  Efetivamente esses €300 dāo para pagar a emissão dos documentos...

A única diferença é que os documentos, mesmo depois de emitidos, não ajudam ninguém a evitar uma queda... devil

De qualquer forma, e em relação aos exemplares de engenharia motociclistica que se estão a debater neste tópico, falar de ABS ou CBS ou outros "esses"... nhec. sleep
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#13

Olá a todos uma vez mais,
Coisa que sempre não gostei foi de ver as pessoas a perguntarem coisas nos fóruns que a mim me pareciam óbvias... Tinha vontade de perguntar "porque não pesquisas". Acreditem em mim quando digo que não sou adepto do facilitismo mas em este tema estou totalmente a "nadar".
Os vossos conhecimentos e experiência são o que determinarão a minha escolha, por isso peço paciência...

(30-10-2020 às 01:30)marco.clara Escreveu:  
(30-10-2020 às 00:57)Wizzzard Escreveu:  Efetivamente esses €300 dāo para pagar a emissão dos documentos...

A única diferença é que os documentos, mesmo depois de emitidos, não ajudam ninguém a evitar uma queda... devil
Eu escrevi isso porque tive a sensação que o vitorino desvalorizou a falta do ABS e apesar de eu estar claro de o que é o sistema ABS não sei no caso das duas rodas o quão importante pode ser para a nossa segurança. Óbvio que se eu souber que se trata de algo muito importante não dúvidarei em comprar o modelo com este sistema.


(30-10-2020 às 01:30)marco.clara Escreveu:  De qualquer forma, e em relação aos exemplares de engenharia motociclistica que se estão a debater neste tópico, falar de ABS ou CBS ou outros "esses"... nhec. sleep

Marco.clara etendi que respondeste com ironia, mas o que quiseste dizer com exatidão? Que por serem marcas baratas, essas especificações são "treta"?

Muito obrigado a todos.
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#14

Por acaso apareceu a publicidade por aqui nos banners do fórum.
Ponderas uma Sym por 2400eur, pelo que entendi, já falas no ABS que pelo que entendi são mais 300eur. já chega aos 2700, e pelos vistos despesas de documentação.

Se calhar podea pensar numa NMAX por 2995 já com despesas incluidas!
[Imagem: bRN59xm.jpg]
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#15

(30-10-2020 às 08:02)Wizzzard Escreveu:  Marco.clara etendi que respondeste com ironia, mas o que quiseste dizer com exatidão? Que por serem marcas baratas, essas especificações são "treta"?

Boas Wizzzard. Obviamente que me estava só a meter contigo. Por muita brincadeira que se faça por aqui, não há "motas da treta" (ou melhor, há, mas fica bem dizer que não... devil), acima de tudo há a mota que cada um pode ter, consegue ter ou quer muito ter. Eu pessoalmente não gosto de nenhum dos modelos que indicaste, mas isso é só uma opinião pessoal e vale o que vale. De qualquer forma, entre as duas Sym que aqui apresentaste, provavelmente iria para a JET 14 só por ter um aspeto mais robusto. Mas...

(30-10-2020 às 09:06)luisnogueira Escreveu:  Se calhar podea pensar numa NMAX por 2995 já com despesas incluidas!

Voilá! Será que a diferença é assim tão significativa que valha a pena a "poupança"?
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#16

Eu comprei uma yamaha ybr com 7 mil kms por 1400 e ja pus outros 7 mil em cima e tirando um problema de contacto no botao da ignicao, é sempre a andar, para o uso que lhe dou com o objectivo de gastar o menos possivel, so tenho bem a dizer. Normalmente com 12 euros de combustivel faco 400km.

Nao sou fã de scooters mas para trabalho que é será preferivel sem caixa manual.
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#17

Eu tenho uma NMAX 125cc e é um verdadeiro canhão! hahahaha
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#18

(30-10-2020 às 11:22)hjjs Escreveu:  Eu tenho uma NMAX 125cc e é um verdadeiro canhão! hahahaha

Não estás satisfeito com ela? devil
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#19

(31-10-2020 às 22:31)vitorino Escreveu:  viva, Wizzzard

esta é a minha visão subjectiva:

Symphony Cargo 125 Symphony 125 ST Symphony S Jet 14 125 LC & ABS
motor Euro 4, mono-cilíndrico 4T Euro 4, mono-cilíndrico 4T Euro 5, mono-cilíndrico 4T Euro 4, mono-cilíndrico 4T
cilindrada 125 cc 125 cc 125 cc 125 cc
potência 10.2 cv @ 8 500 rpm 10.2 cv @ 8 500 rpm 11.4 cv @ 8 500 rpm 11.3 cv @ 8 500 rpm
refrigeração ar ar ar líquida ☹
alimentação injecção electrónica injecção electrónica injecção electrónica injecção electrónica
arranque eléctrico ☹ eléctrico + kick-starter eléctrico + kick-starter eléctrico + kick-starter
lubrificação cárter húmido + bomba cárter húmido + bomba cárter húmido + bomba cárter húmido + bomba
embraiagem centrífuga automática centrífuga automática centrífuga automática centrífuga automática
caixa automática CVT automática CVT automática CVT automática CVT
depósito 8.1 Litros 7.5 Litros 5.4 Litros ☹ 7.5 Litros
escape com catalisador com catalisador com catalisador com catalisador
painel de instrumentos analógico + digital analógico + digital analógico + digital analógico ☹
suspensão frontal forquilha telescópica forquilha telescópica forquilha telescópica forquilha telescópica
suspensão traseira 2 amortecedores mono-amortecedor ☹ 2 amortecedores mono-amortecedor ☹
pneu frontal 110/70-16" 110/70-16" 110/70-16" 100/90-14" ☹
pneu traseiro 110/70-16" 110/70-16" 110/70-16" 110/80-14" ☹
travão frontal disco Ø 260 mm com CBS disco Ø 226 mm com CBS disco Ø 260 mm com CBS disco Ø 260 mm com ABS
travão traseiro disco Ø 240 mm com CBS disco Ø 226 mm com CBS disco Ø 240 mm com CBS tambor Ø 130 mm ☹
peso a seco 126 kg 122 kg 123 kg 128 kg ☹
comprimento 2 000 mm ☹ 1 995 mm 1 970 mm 1 990 mm
largura 690 mm 725 mm 685 mm 730 mm ☹
altura 1 125 mm 1 195 mm ☹ 1 145 mm 1 115 mm
lugares 1 ☹ 2 2 2
tomada USB sim sim sim não ☹
preço € 2 299 € 2 399 € 2 399 € 2 699 ☹
avaliação 12% ☹ [3º Lugar] 8% ☹ [2º Lugar] 4% ☹ [1º Lugar] 40% ☹ [4º Lugar]


  • a Symphony Cargo 125 a mais barata e com o depósito maior, mas com apenas 1 lugar e sem kick-starter (óptimo "desenrasca" se o arranque eléctrico não funcionar)
  • a Symphony 125 ST a mais leve
  • a Symphony S a única Euro 5, a mais potente, mas com o depósito mais pequeno
  • a Jet 14 125 LC & ABS, a mais cara, a única sem tomada USB (não podes carregar a tua 1ª ferramenta de trabalho - o teu telemóvel), a mais pesada, a única com o painel de instrumentos analógico, a única com rodas mais pequenas (menos seguras), a única com tambor atrás (menos potência que disco) e com refrigeração líquida (o que para a aplicação que ser-lhe-á dada representa uma desvantagem devido aos custos de manutenção superiores versus a refrigeração a ar)

de realçar que não podemos afirmar que o CBS (sistema de travagem combinada) é melhor que o ABS (sistema anti-bloqueio de roda) ou vice-versa; já que o ideal é termos ambos - mas enquanto o ABS é óptimo ter em situações extremas, em travagens fortes e especialmente em pisos escorregadios; o CBS actua sempre em todas as situações pois distribui a potência da travagem por ambas as rodas

para mais, posso-te dizer que pessoalmente em mais de 2 décadas a andar de moto só tive 1 vez em que fazia jeito ter o ABS; mas mesmo assim sem o ABS consegui controlar a moto; e fazendo inclusive o teu serviço de distribuidor nunca precisei dele porque o melhor sistema do mundo está na nossa cabeça - praticando uma condução defensiva e segura i.e. não te "pondo a jeito"... não circulares a 80 km/h-100 km/h/a "abrir" dentro das localidades, respeitando os limites de velocidade, reduzindo a velocidade consoante o estado da via, tráfego, condições do veículo e condições climatéricas, guardando distância para o veículo que nos precede, visualizares o que está à tua frente, mais além e mais adiante, antecipares e preveres os movimentos dos restantes utilizadores da via, etc.

daí que na minha visão subjectiva a vencedora é a Symphony 125 ST que apesar de estar em 2º lugar na minha tabela é realmente a escolha mais equilibrada entre todas

[Imagem: imageonline-co-whitebackgroundremoved-1.png]

no entanto a escolha é tua, e o mais importante é escolheres algo que te faça feliz, seguro e confortável

boas curvas & óptimas rectas


Vitorino, muito obrigado pela analise.
Só não entendi porque para ti ganha a "ST" em vez da "S" uma vez que esta ultima como tu dizes é a única com motor euro 5 e é mais potente. É pela questão do deposito mais pequeno?
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#20

(30-10-2020 às 16:37)marco.clara Escreveu:  
(30-10-2020 às 11:22)hjjs Escreveu:  Eu tenho uma NMAX 125cc e é um verdadeiro canhão! hahahaha

Não estás satisfeito com ela? devil

Uma capacidade de carga espetacular!´

Não poderia estar mais satisfeito.

[Imagem: 4G7ePIU.jpg]

[Imagem: images?q=tbn%3AANd9GcT4XLIkYtQDw11iDiKFM...g&usqp=CAU]


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