30-10-2020 às 00:57
Qual escolher
30-10-2020 às 01:30
(30-10-2020 às 00:57)Wizzzard Escreveu: Efetivamente esses €300 dāo para pagar a emissão dos documentos...
A única diferença é que os documentos, mesmo depois de emitidos, não ajudam ninguém a evitar uma queda...
De qualquer forma, e em relação aos exemplares de engenharia motociclistica que se estão a debater neste tópico, falar de ABS ou CBS ou outros "esses"... nhec.
Olá a todos uma vez mais,
Coisa que sempre não gostei foi de ver as pessoas a perguntarem coisas nos fóruns que a mim me pareciam óbvias... Tinha vontade de perguntar "porque não pesquisas". Acreditem em mim quando digo que não sou adepto do facilitismo mas em este tema estou totalmente a "nadar".
Os vossos conhecimentos e experiência são o que determinarão a minha escolha, por isso peço paciência...
Marco.clara etendi que respondeste com ironia, mas o que quiseste dizer com exatidão? Que por serem marcas baratas, essas especificações são "treta"?
Muito obrigado a todos.
Coisa que sempre não gostei foi de ver as pessoas a perguntarem coisas nos fóruns que a mim me pareciam óbvias... Tinha vontade de perguntar "porque não pesquisas". Acreditem em mim quando digo que não sou adepto do facilitismo mas em este tema estou totalmente a "nadar".
Os vossos conhecimentos e experiência são o que determinarão a minha escolha, por isso peço paciência...
(30-10-2020 às 01:30)marco.clara Escreveu:Eu escrevi isso porque tive a sensação que o vitorino desvalorizou a falta do ABS e apesar de eu estar claro de o que é o sistema ABS não sei no caso das duas rodas o quão importante pode ser para a nossa segurança. Óbvio que se eu souber que se trata de algo muito importante não dúvidarei em comprar o modelo com este sistema.(30-10-2020 às 00:57)Wizzzard Escreveu: Efetivamente esses €300 dāo para pagar a emissão dos documentos...
A única diferença é que os documentos, mesmo depois de emitidos, não ajudam ninguém a evitar uma queda...
(30-10-2020 às 01:30)marco.clara Escreveu: De qualquer forma, e em relação aos exemplares de engenharia motociclistica que se estão a debater neste tópico, falar de ABS ou CBS ou outros "esses"... nhec.
Marco.clara etendi que respondeste com ironia, mas o que quiseste dizer com exatidão? Que por serem marcas baratas, essas especificações são "treta"?
Muito obrigado a todos.
30-10-2020 às 09:06
Por acaso apareceu a publicidade por aqui nos banners do fórum.
Ponderas uma Sym por 2400eur, pelo que entendi, já falas no ABS que pelo que entendi são mais 300eur. já chega aos 2700, e pelos vistos despesas de documentação.
Se calhar podea pensar numa NMAX por 2995 já com despesas incluidas!
Ponderas uma Sym por 2400eur, pelo que entendi, já falas no ABS que pelo que entendi são mais 300eur. já chega aos 2700, e pelos vistos despesas de documentação.
Se calhar podea pensar numa NMAX por 2995 já com despesas incluidas!
30-10-2020 às 09:44
(30-10-2020 às 08:02)Wizzzard Escreveu: Marco.clara etendi que respondeste com ironia, mas o que quiseste dizer com exatidão? Que por serem marcas baratas, essas especificações são "treta"?
Boas Wizzzard. Obviamente que me estava só a meter contigo. Por muita brincadeira que se faça por aqui, não há "motas da treta" (ou melhor, há, mas fica bem dizer que não... ), acima de tudo há a mota que cada um pode ter, consegue ter ou quer muito ter. Eu pessoalmente não gosto de nenhum dos modelos que indicaste, mas isso é só uma opinião pessoal e vale o que vale. De qualquer forma, entre as duas Sym que aqui apresentaste, provavelmente iria para a JET 14 só por ter um aspeto mais robusto. Mas...
(30-10-2020 às 09:06)luisnogueira Escreveu: Se calhar podea pensar numa NMAX por 2995 já com despesas incluidas!
Voilá! Será que a diferença é assim tão significativa que valha a pena a "poupança"?
30-10-2020 às 10:07
Eu comprei uma yamaha ybr com 7 mil kms por 1400 e ja pus outros 7 mil em cima e tirando um problema de contacto no botao da ignicao, é sempre a andar, para o uso que lhe dou com o objectivo de gastar o menos possivel, so tenho bem a dizer. Normalmente com 12 euros de combustivel faco 400km.
Nao sou fã de scooters mas para trabalho que é será preferivel sem caixa manual.
Nao sou fã de scooters mas para trabalho que é será preferivel sem caixa manual.
30-10-2020 às 11:22
Eu tenho uma NMAX 125cc e é um verdadeiro canhão! hahahaha
30-10-2020 às 16:37
02-11-2020 às 11:05
(31-10-2020 às 22:31)vitorino Escreveu: viva, Wizzzard
esta é a minha visão subjectiva:
Symphony Cargo 125 Symphony 125 ST Symphony S Jet 14 125 LC & ABS motor Euro 4, mono-cilíndrico 4T Euro 4, mono-cilíndrico 4T Euro 5, mono-cilíndrico 4T Euro 4, mono-cilíndrico 4T cilindrada 125 cc 125 cc 125 cc 125 cc potência 10.2 cv @ 8 500 rpm 10.2 cv @ 8 500 rpm 11.4 cv @ 8 500 rpm 11.3 cv @ 8 500 rpm refrigeração ar ar ar líquida ☹ alimentação injecção electrónica injecção electrónica injecção electrónica injecção electrónica arranque eléctrico ☹ eléctrico + kick-starter eléctrico + kick-starter eléctrico + kick-starter lubrificação cárter húmido + bomba cárter húmido + bomba cárter húmido + bomba cárter húmido + bomba embraiagem centrífuga automática centrífuga automática centrífuga automática centrífuga automática caixa automática CVT automática CVT automática CVT automática CVT depósito 8.1 Litros 7.5 Litros 5.4 Litros ☹ 7.5 Litros escape com catalisador com catalisador com catalisador com catalisador painel de instrumentos analógico + digital analógico + digital analógico + digital analógico ☹ suspensão frontal forquilha telescópica forquilha telescópica forquilha telescópica forquilha telescópica suspensão traseira 2 amortecedores mono-amortecedor ☹ 2 amortecedores mono-amortecedor ☹ pneu frontal 110/70-16" 110/70-16" 110/70-16" 100/90-14" ☹ pneu traseiro 110/70-16" 110/70-16" 110/70-16" 110/80-14" ☹ travão frontal disco Ø 260 mm com CBS disco Ø 226 mm com CBS disco Ø 260 mm com CBS disco Ø 260 mm com ABS travão traseiro disco Ø 240 mm com CBS disco Ø 226 mm com CBS disco Ø 240 mm com CBS tambor Ø 130 mm ☹ peso a seco 126 kg 122 kg 123 kg 128 kg ☹ comprimento 2 000 mm ☹ 1 995 mm 1 970 mm 1 990 mm largura 690 mm 725 mm 685 mm 730 mm ☹ altura 1 125 mm 1 195 mm ☹ 1 145 mm 1 115 mm lugares 1 ☹ 2 2 2 tomada USB sim sim sim não ☹ preço € 2 299 € 2 399 € 2 399 € 2 699 ☹ avaliação 12% ☹ [3º Lugar] 8% ☹ [2º Lugar] 4% ☹ [1º Lugar] 40% ☹ [4º Lugar]
- a Symphony Cargo 125 a mais barata e com o depósito maior, mas com apenas 1 lugar e sem kick-starter (óptimo "desenrasca" se o arranque eléctrico não funcionar)
- a Symphony 125 ST a mais leve
- a Symphony S a única Euro 5, a mais potente, mas com o depósito mais pequeno
- a Jet 14 125 LC & ABS, a mais cara, a única sem tomada USB (não podes carregar a tua 1ª ferramenta de trabalho - o teu telemóvel), a mais pesada, a única com o painel de instrumentos analógico, a única com rodas mais pequenas (menos seguras), a única com tambor atrás (menos potência que disco) e com refrigeração líquida (o que para a aplicação que ser-lhe-á dada representa uma desvantagem devido aos custos de manutenção superiores versus a refrigeração a ar)
de realçar que não podemos afirmar que o CBS (sistema de travagem combinada) é melhor que o ABS (sistema anti-bloqueio de roda) ou vice-versa; já que o ideal é termos ambos - mas enquanto o ABS é óptimo ter em situações extremas, em travagens fortes e especialmente em pisos escorregadios; o CBS actua sempre em todas as situações pois distribui a potência da travagem por ambas as rodas
para mais, posso-te dizer que pessoalmente em mais de 2 décadas a andar de moto só tive 1 vez em que fazia jeito ter o ABS; mas mesmo assim sem o ABS consegui controlar a moto; e fazendo inclusive o teu serviço de distribuidor nunca precisei dele porque o melhor sistema do mundo está na nossa cabeça - praticando uma condução defensiva e segura i.e. não te "pondo a jeito"... não circulares a 80 km/h-100 km/h/a "abrir" dentro das localidades, respeitando os limites de velocidade, reduzindo a velocidade consoante o estado da via, tráfego, condições do veículo e condições climatéricas, guardando distância para o veículo que nos precede, visualizares o que está à tua frente, mais além e mais adiante, antecipares e preveres os movimentos dos restantes utilizadores da via, etc.
daí que na minha visão subjectiva a vencedora é a Symphony 125 ST que apesar de estar em 2º lugar na minha tabela é realmente a escolha mais equilibrada entre todas
no entanto a escolha é tua, e o mais importante é escolheres algo que te faça feliz, seguro e confortável
boas curvas & óptimas rectas
Vitorino, muito obrigado pela analise.
Só não entendi porque para ti ganha a "ST" em vez da "S" uma vez que esta ultima como tu dizes é a única com motor euro 5 e é mais potente. É pela questão do deposito mais pequeno?
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