21-03-2019 às 19:40
Ao fim de quase um "quarto de século" de motociclismo descobri que não percebo nada de capacetes!
Li aqui testemunhos de malta experiente onde é indicado que "acima dos cento e muitos" consegue-se ouvir algo mais do que o barulho do vento!
Isto é para mim um mistério!
E vou contar com a vossa ajuda para o resolver!
Portanto, aguardo toda sapiência da comunidade motonliners para me ajudar a decidir qual o próximo barrete que vou levar!
Infelizmente não existe um "Formulário novo capacete ou capacete seguinte" como existe para a escolha das motos.
Portanto, improvisei um baseado nesse mesmo!
DONO
- Tipo de CARTA DE CONDUÇÃO: A
- Altura: 1,65m
- Peso: 65kg
- Idade: 40
- Pendura (S/N): Irrelevante
- Será 1ª capacete (S/N): N
CAPACETE
- Estilo preferido: Integral
- Custo (em euro): até 500 paus
- Novo/Usado: Novo pois não quero pilhos de ninguém
PERCURSO
- Regularidade (diario, semanal, mensal): diario
- Tipo de estrada: 35% auto-estrada, 40% nacionais, 25% cidade.
- Numero aproximado de KM: 400/500km por semana
RESUMO:
Para vos enquadrar, a minha experência no maravilhoso mundo dos capacetes é mais ou menos a seguinte:
Comecei no tempo das cinquentas com um MDS que já não me recordo o modelo!
Depois comprei um Lazer que também já não me recordo o modelo!
O meu primeiro capacete a sério foi um Shoei X8. Roubaram-mo!
O meu segundo capacete a sério foi um AGV X-Vent. Perdi-o poucos dias depois de o ter comprado! Rolou pela serra de Sintra à noite e como era preto não o encontrei. (só a viseira porque brilhava)
Como estava sem guito, comprei um CMS GP3 para desenrascar.
Pouco tempo depois comprei um Nolan N101e. Pois achava que um flip-up seria porreiro pra dar umas cigarradas em andamento.
Achei por bem voltar a ter um integral decente e então comprei um Shoei RF900. Mas tapava-me os olhos, apertava na testa e era folgado nas bochechas então acabei por o vender.
Comprei um Suomy Vandal. Foi o melhor capacete que já tive até hoje e só foi encostado recentemente.
Patrocinaram-me um Nitro N1200-VX. Que ainda o tenho mas só serve para trackdays e brincadeiras onde já sei que vou suar que nem um porco lá dentro.
Comprei um Roof Boxer. Ainda o tenho e voltei a usar ocasionalmente desde que tenho a scrambler.
Deram-me um Biltwell Gringo S. Utilizei-o bastante quando o Vandal ficou moribundo. E ainda uso ocasionalmente.
Comprei o Schuberth R2 para reformar o Vandal. O maior barrete que levei até hoje!
Resumindo, em actividade e por ordem de utilização os que actualmente tenho são:
Schuberth R2, Roof Boxer, Biltwell Gringo S, Nitro N1200-VX.
E quero um capacete novo que não me faça sangrar dos ouvidos!
Algo maravilhoso!
Algo que me faça descobrir essa "verdadeira música" que começa "acima dos cento e muitos"!
Algo que me permita recuperar o que ando a perder há tantos anos.
Algo que me permita... sei lá... enfiar-lhe um intercomunicador chinês com que possa a pelo menos 100/120 mandar o caroço à merda sem grandes interferências.
Os únicos requisitos que coloco é não comprometer características que privilegio:
- Ser leve
- Ter uma boa amplitude/ângulo de visão.
- Não parecer um power ranger.
- Não parecer um estafeta.
- Não parecer um conhinhas hi-viz
De resto estou-em a cagar para as estrelas sharp, pinlocks essas merdas todas.
Conto com a vossa preciosa ajuda!
Li aqui testemunhos de malta experiente onde é indicado que "acima dos cento e muitos" consegue-se ouvir algo mais do que o barulho do vento!
Isto é para mim um mistério!
E vou contar com a vossa ajuda para o resolver!
Portanto, aguardo toda sapiência da comunidade motonliners para me ajudar a decidir qual o próximo barrete que vou levar!
Infelizmente não existe um "Formulário novo capacete ou capacete seguinte" como existe para a escolha das motos.
Portanto, improvisei um baseado nesse mesmo!
DONO
- Tipo de CARTA DE CONDUÇÃO: A
- Altura: 1,65m
- Peso: 65kg
- Idade: 40
- Pendura (S/N): Irrelevante
- Será 1ª capacete (S/N): N
CAPACETE
- Estilo preferido: Integral
- Custo (em euro): até 500 paus
- Novo/Usado: Novo pois não quero pilhos de ninguém
PERCURSO
- Regularidade (diario, semanal, mensal): diario
- Tipo de estrada: 35% auto-estrada, 40% nacionais, 25% cidade.
- Numero aproximado de KM: 400/500km por semana
RESUMO:
Para vos enquadrar, a minha experência no maravilhoso mundo dos capacetes é mais ou menos a seguinte:
Comecei no tempo das cinquentas com um MDS que já não me recordo o modelo!
Depois comprei um Lazer que também já não me recordo o modelo!
O meu primeiro capacete a sério foi um Shoei X8. Roubaram-mo!
O meu segundo capacete a sério foi um AGV X-Vent. Perdi-o poucos dias depois de o ter comprado! Rolou pela serra de Sintra à noite e como era preto não o encontrei. (só a viseira porque brilhava)
Como estava sem guito, comprei um CMS GP3 para desenrascar.
Pouco tempo depois comprei um Nolan N101e. Pois achava que um flip-up seria porreiro pra dar umas cigarradas em andamento.
Achei por bem voltar a ter um integral decente e então comprei um Shoei RF900. Mas tapava-me os olhos, apertava na testa e era folgado nas bochechas então acabei por o vender.
Comprei um Suomy Vandal. Foi o melhor capacete que já tive até hoje e só foi encostado recentemente.
Patrocinaram-me um Nitro N1200-VX. Que ainda o tenho mas só serve para trackdays e brincadeiras onde já sei que vou suar que nem um porco lá dentro.
Comprei um Roof Boxer. Ainda o tenho e voltei a usar ocasionalmente desde que tenho a scrambler.
Deram-me um Biltwell Gringo S. Utilizei-o bastante quando o Vandal ficou moribundo. E ainda uso ocasionalmente.
Comprei o Schuberth R2 para reformar o Vandal. O maior barrete que levei até hoje!
Resumindo, em actividade e por ordem de utilização os que actualmente tenho são:
Schuberth R2, Roof Boxer, Biltwell Gringo S, Nitro N1200-VX.
E quero um capacete novo que não me faça sangrar dos ouvidos!
Algo maravilhoso!
Algo que me faça descobrir essa "verdadeira música" que começa "acima dos cento e muitos"!
Algo que me permita recuperar o que ando a perder há tantos anos.
Algo que me permita... sei lá... enfiar-lhe um intercomunicador chinês com que possa a pelo menos 100/120 mandar o caroço à merda sem grandes interferências.
Os únicos requisitos que coloco é não comprometer características que privilegio:
- Ser leve
- Ter uma boa amplitude/ângulo de visão.
- Não parecer um power ranger.
- Não parecer um estafeta.
- Não parecer um conhinhas hi-viz
De resto estou-em a cagar para as estrelas sharp, pinlocks essas merdas todas.
Conto com a vossa preciosa ajuda!

Muito provavelmente o que escrevi foi gerado automágicamente através do Moto Lero