Qual escolher(capacete)?
#1

Ao fim de quase um "quarto de século" de motociclismo descobri que não percebo nada de capacetes!
Li aqui testemunhos de malta experiente onde é indicado que "acima dos cento e muitos" consegue-se ouvir algo mais do que o barulho do vento!
Isto é para mim um mistério!
E vou contar com a vossa ajuda para o resolver!

Portanto, aguardo toda sapiência da comunidade motonliners para me ajudar a decidir qual o próximo barrete que vou levar!

Infelizmente não existe um "Formulário novo capacete ou capacete seguinte" como existe para a escolha das motos.
Portanto, improvisei um baseado nesse mesmo!

DONO

- Tipo de CARTA DE CONDUÇÃO: A
- Altura: 1,65m
- Peso: 65kg
- Idade: 40
- Pendura (S/N): Irrelevante
- Será 1ª capacete (S/N): N

CAPACETE

- Estilo preferido: Integral
- Custo (em euro): até 500 paus
- Novo/Usado: Novo pois não quero pilhos de ninguém

PERCURSO

- Regularidade (diario, semanal, mensal): diario
- Tipo de estrada: 35% auto-estrada, 40% nacionais, 25% cidade.
- Numero aproximado de KM: 400/500km por semana

RESUMO:

Para vos enquadrar, a minha experência no maravilhoso mundo dos capacetes é mais ou menos a seguinte:

Comecei no tempo das cinquentas com um MDS que já não me recordo o modelo!
Depois comprei um Lazer que também já não me recordo o modelo!
O meu primeiro capacete a sério foi um Shoei X8. Roubaram-mo!
O meu segundo capacete a sério foi um AGV X-Vent. Perdi-o poucos dias depois de o ter comprado! Rolou pela serra de Sintra à noite e como era preto não o encontrei. (só a viseira porque brilhava)
Como estava sem guito, comprei um CMS GP3 para desenrascar.
Pouco tempo depois comprei um Nolan N101e. Pois achava que um flip-up seria porreiro pra dar umas cigarradas em andamento.
Achei por bem voltar a ter um integral decente e então comprei um Shoei RF900. Mas tapava-me os olhos, apertava na testa e era folgado nas bochechas então acabei por o vender.
Comprei um Suomy Vandal. Foi o melhor capacete que já tive até hoje e só foi encostado recentemente.
Patrocinaram-me um Nitro N1200-VX. Que ainda o tenho mas só serve para trackdays e brincadeiras onde já sei que vou suar que nem um porco lá dentro.
Comprei um Roof Boxer. Ainda o tenho e voltei a usar ocasionalmente desde que tenho a scrambler.
Deram-me um Biltwell Gringo S. Utilizei-o bastante quando o Vandal ficou moribundo. E ainda uso ocasionalmente.
Comprei o Schuberth R2 para reformar o Vandal. O maior barrete que levei até hoje!

Resumindo, em actividade e por ordem de utilização os que actualmente tenho são:
Schuberth R2, Roof Boxer, Biltwell Gringo S, Nitro N1200-VX.

E quero um capacete novo que não me faça sangrar dos ouvidos!
Algo maravilhoso!
Algo que me faça descobrir essa "verdadeira música" que começa "acima dos cento e muitos"!
Algo que me permita recuperar o que ando a perder há tantos anos.
Algo que me permita... sei lá... enfiar-lhe um intercomunicador chinês com que possa a pelo menos 100/120 mandar o caroço à merda sem grandes interferências.

Os únicos requisitos que coloco é não comprometer características que privilegio:
- Ser leve
- Ter uma boa amplitude/ângulo de visão.
- Não parecer um power ranger.
- Não parecer um estafeta.
- Não parecer um conhinhas hi-viz

De resto estou-em a cagar para as estrelas sharp, pinlocks essas merdas todas.

Conto com a vossa preciosa ajuda!
kiss

Muito provavelmente o que escrevi foi gerado automágicamente através do Moto Lero
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#2

Acho que qualquer recomendação que possa dar, face à experiência que já tens e diversidade de capacetes que já experimentaste, será irrelevante...

Eu já tive, também por ordem: dois CMS, um Bieffe (cujo modelo não me recordo do nome), um AGV K3, um AGV Stealth e um AGV K5 (o que tenho atualmente e gosto muito).

Deste escasso conhecimento, o K5 é um bom capacete, que recomendo, mas ficará eventualmente aquém de alguns dos "pesos-pesados" que referes.
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#3

Não tenho sapiência para te ajudar, os meus capacetes também ouvem só aquela música do vento a partir de X km/h.

Posto isto, gostei do Icon, não é premium mas é mais silencioso que o Nexx.
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#4

Acho que te estás a focar no equipamento errado! O que tu precisas é disto:
[Imagem: ce5d32cc5ecc5c5934818cee3c24cadf.jpg]

Há relatos de quem consiga fumar por detrás deste gingarelho com perdas para vento inferiores a 20%!


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Ditadura dos Flocos de Neve
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#5

Eu não saio da shoei ou x lite.

Se a shoei não te serve, a x lite é quase certo que também não.

Yep... grande ajuda, eu sei smile

O meu proximo capacete é quase certo que seja o gt air 2. (Quando sair o 3)


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#6

Eu tenho o X-Lite 702 GT e tirando o pin-lock que é uma porcaria e passado pouco tempo se começa a mover (pelo menos no meu capacete), é bastante bom. Eu uso tampões também, mas mesmo sem eles (no dia à dia para o trabalho não uso tampões) porta-se bem!

Quanto a intercomunicadores chinocas não sei, com o Midland funciona bem!

As minhas máquinas (e ex):
Kawasaki Versys 1000 / KTM 1290 Super Duke GT
Yamaha FZS 600 Fazer

[Imagem: censorship2.jpg]

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#7

Citar:E quero um capacete novo que não me faça sangrar dos ouvidos!
Algo maravilhoso!
Algo que me faça descobrir essa "verdadeira música" que começa "acima dos cento e muitos"!
Algo que me permita recuperar o que ando a perder há tantos anos.
Algo que me permita... sei lá... enfiar-lhe um intercomunicador chinês com que possa a pelo menos 100/120 mandar o caroço à merda sem grandes interferências.

Fala com o Manteigas lol lol


Félix, GT Air 1 ou 2...diria que é o compromisso que procuras

Velasquez87
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#8

Actualmente tenho um RPHA Max que permite ouvir os grunhidos de Amon Amarth, Cradle of Filth, Opeth e restante comendita passados os 140kms/h. Os problemas a essa velocidade já não os oiço porque entretanto desligo o sistema.
Tenho uma FG-Jet que até aos 120/130 a música é perceptível (grunhidos)...
Tenho um NEXX XD1 que não tem sistema de som mas é altamente porque não sendo um capacete desportivo, faz enduro e porta-se muito bem.
Tenho para os dias de loucura um XR1100 que se porta muito bem mas como não tem sistema também não te posso dizer muito sobre ele.

Queres um capacete para curtir umas viagens sem ficar surdo?

GT-Air

Além disso podes meter-lhe o sistema SHO-01 da Cardo que segundo sei é um sistema topo de gama mas inserido no capacete, sem saliências e cabos pendurados e funciona de putissima madre!

Nao conheço alternativa ao GT-Air, salvo algum Arai que seja não tão radical como RX7RR GP (acho que é assim a nomenclatura).

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
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#9

(21-03-2019 às 20:44)Velasquez87 Escreveu:  
Citar:E quero um capacete novo que não me faça sangrar dos ouvidos!
Algo maravilhoso!
Algo que me faça descobrir essa "verdadeira música" que começa "acima dos cento e muitos"!
Algo que me permita recuperar o que ando a perder há tantos anos.
Algo que me permita... sei lá... enfiar-lhe um intercomunicador chinês com que possa a pelo menos 100/120 mandar o caroço à merda sem grandes interferências.

Fala com o Manteigas lol lol


Félix, GT Air 1 ou 2...diria que é o compromisso que procuras

Não precisa. Pode perguntar ao próprio Caroço quando experimentei a Ducati dele e quando ele me ligou e ia mais ou menos a essa velocidade o que é que o Caroço achou. Tendo em conta aqueles 2 apitadores que ele tem a passar por baixo do banco e que se fazem ouvir a bom ouvir a velocidades bem elevadas.

Ditadura dos Flocos de Neve
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#10

(21-03-2019 às 20:58)dmanteigas Escreveu:  
(21-03-2019 às 20:44)Velasquez87 Escreveu:  
Citar:E quero um capacete novo que não me faça sangrar dos ouvidos!
Algo maravilhoso!
Algo que me faça descobrir essa "verdadeira música" que começa "acima dos cento e muitos"!
Algo que me permita recuperar o que ando a perder há tantos anos.
Algo que me permita... sei lá... enfiar-lhe um intercomunicador chinês com que possa a pelo menos 100/120 mandar o caroço à merda sem grandes interferências.

Fala com o Manteigas lol lol


Félix, GT Air 1 ou 2...diria que é o compromisso que procuras

Não precisa. Pode perguntar ao próprio Caroço quando experimentei a Ducati dele e quando ele me ligou e ia mais ou menos a essa velocidade o que é que o Caroço achou. Tendo em conta aqueles 2 apitadores que ele tem a passar por baixo do banco e que se fazem ouvir a bom ouvir a velocidades bem elevadas.

Tudo para dizer que experimentaste uma Ducati...parabéns pá lol
Mas acho que não é disso que se fala... think

Outra coisa que é diferente, um escape projectado para trás (e atrás onde te encontras sentado numa mota) é diferente de ter um escape a meio da mota como numa cb650f ou uma 09 ou que o valha, isto a nível de som que ouves dentro do capacete...garanto-te pelas motas que tive.

O do Félix está ligeiramente atrás onde se encontra...apenas ligeiramente.

Podes dizer que ele vai ouvir a 120/150 etc...

Mas não vai. Talvez com um intercom caro e melhor. Nunca com uma m**** chinoca smile

Velasquez87
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