Próxima Mota (Viagem)
#1

DONO 

- Tipo de CARTA DE CONDUÇÃO: A2 (De momento, mas a dúvida será para quando tiver a Carta A)
- Altura: 1,80
- Peso: 60
- Idade: 22
- Pendura (S/N): Sim
- Será 1ª moto (S/N): Não (Segunda)

MOTO 

- Estilo preferido: Adventure/Tour
- Custo (em euro): Máximo 7000€
- Nova/Usada: Indiferente

PERCURSO 

- Regularidade (diario, semanal, mensal): Mensal por vezes semanal
- Tipo de estrada: Asfalto

RESUMO: 

Queria uma moto para algumas viagens longas e médias, tenho carta A2 mas as sugestões que pretendia seriam para a carta A pois ireir desbloquear em Maio de 2019. Que mota recomendam ?
Responder
#2

(19-09-2018 às 12:47)GForest Escreveu:  Boa tarde, neste momento tenho uma Honda CBR 250 R e carta de condução A2, em maio irei desbloquear a carta e estava a precisar de alguma ajuda que mota escolher.

Estou mais interessado em algo que dê para viajar, não costumo fazer muito urbano. Ainda não tenho nenhuma mota em mente.

Primeiro que tudo, e como mandam as "boas maneiras" do forúm, que tal apresentares-te na devida secção?

De seguida, existe um pequeno formulário que deverás preencher, e com essas informações, poderemos ajudar-te melhor naquilo que procuras.

É que motas para viajar... quase todas dão. Depois existem é algumas mais aptas a isso, que outras.

[Imagem: zX4Kq81.png]

Responder
#3

(19-09-2018 às 12:53)carlos-kb Escreveu:  Primeiro que tudo, e como mandam as "boas maneiras" do forúm, que tal apresentares-te na devida secção?

De seguida, existe um pequeno formulário que deverás preencher, e com essas informações, poderemos ajudar-te melhor naquilo que procuras.

É que motas para viajar... quase todas dão. Depois existem é algumas mais aptas a isso, que outras.

Boa tarde Carlos, já me apresentei, e já corrigi o tópico, com o devido questionário. Obrigado.
Responder
#4

Se só vais andar em asfalto, não vejo grande vantagem em optares por uma adventure, a não ser que gostes mesmo do estilo.

Mota para viajar em tiradas médias e longas, até 7 mil euros, exclusivamente em alcatrão, para alguém que venha de A2???
Sugiro isto...

[Imagem: aGs2ECD.jpg]

BMW F800ST

É das motos do seu segmento mais bem equipadas e completas... e com um motor fiabilíssimo, de excelentes prestações (veloc. max. entre os 220 / 230 Km/h) e com consumos (em condução normal) ao nível de uma 500cc.

Para além de várias soluções mais incomuns sejam no motor como na ciclística, tem a grande vantagem de ter transmissão final por correia, que é uma grande mais valia em viagens longas, dispensando qualquer tipo de manutenção e com uma durabilidade bem superior a uma corrente de transmissão.

Dentro desse orçamento dos 7 mil, consegues encontrar alguma pós Março de 2009 (com o black engine), sendo que estas já tiveram algumas pequenas correcções, especialmente no que concerne ao trem traseiro.

[Imagem: zX4Kq81.png]

Responder
#5

Tracer 700 limitada de livrete talvez...
Cbf600
Versys 650
Vstrom650

Ou mesmo a que o Carlos postou...

Velasquez87
Responder
#6

Carlos, obrigado pela sua resposta, e Velasquez também, a questão do limitado não se coloca pois em maio irei desbloquear a carta e será aí que tenciono mudar de mota.

Carlos, a BMW F800 Gs não seria também uma boa opção, estou a falar apenas porque gosto mais do visual, não percebo muito da parte mecânica. Agradeço todos os vossos conselhos.
Responder
#7

(19-09-2018 às 15:27)GForest Escreveu:  Carlos, a BMW F800 Gs não seria também uma boa opção, estou a falar apenas porque gosto mais do visual, não percebo muito da parte mecânica. Agradeço todos os vossos conselhos.

A F800GS tem exactamente o mesmo motor que aquela F800ST (Rotax 804 - motor de cambota a 360º com veio de equilíbrio e biela de compensação). Mas em tudo o resto difere. O quadro da GS é treliçado em aço, ao passo que o da ST é em alumínio usando o motor como elemento estrutural (como acontece também nas boxer).
A transmissão secundária da GS é de corrente, ao invés da correia, na ST. A GS recorre a um braço oscilante convencional, ao passo que na ST é um (bonito) monobraço em alumínio ancorado no motor.
Depois são conceitos diferentes... a ST é tal como o seu nome indica, uma Sport-Tourer... a GS no fundo é uma maxi-trail.

A GS800 dentro das "adventure" de média cilindrada, ainda assim, é das que tem mais e melhores capacidades off-road.  Não negando as também muito boas capacidades da GS800 para viajar, mas ao dizeres que apenas irás usar a moto em asfalto, acaba a ser uma redundância optares por uma maxi-trail como ela é.

Com a GS terás uma moto maior, mais alta e com uma posição de condução mais direita. A ST por seu lado, apresentará uma melhor "desenvoltura" dinâmica.

[Imagem: zX4Kq81.png]

Responder
#8

Se eu precisasse de percorrer um caminho de terra batida, por exemplo no Alentejo, não sei se conhece as zonas, tem muitas estradas de terra batida, nada muito maluco, mas não é asfalto, será que com a f800st eu me desenrasco também?
Responder
#9

(19-09-2018 às 15:51)GForest Escreveu:  Se eu precisasse de percorrer um caminho de terra batida, por exemplo no Alentejo, não sei se conhece as zonas, tem muitas estradas de terra batida, nada muito maluco, mas não é asfalto, será que com a f800st eu me desenrasco também?

É pá o Carlos pá, é um gajo bué bem intencionado e tal, mas não tem paciência para os tenrinhos pá!

Anda cá, que eu vou-te bater e vais ver que, não tarda muito, estás a lamber bem a coisa!

Isto das motas tem duas rodas.
A razão e o coração.
O coração é um ranhoso e a razão é uma chata!
Dos dois, quando o coração ganha, é só baba e ranho.
A minha mota é a mais bonita, a melhor do mundo mundial, a mais fiável, a que deita mais fumo pelo escape, etc, etc.
Quando a razão ganha, borras a escrita toda e passas a andar desanimado, deprimido, deixas de comer, de beber, de pinar....

Assim que o ideal pá, é manter um equilíbrio entre as duas rodas e como a mota perfeita não existe, habituar-se a fazer escolhas.
Se tu curtes motas do estilo trail, mas a queres essencialmente para a estrada, procura motas com jante 19 à frente.
Leva em conta que um jante 19 é dinamicamente inferior à jante 17 em asfalto e que não existe muita oferta de pneus trail para as jantes 17.

Na gama média tens a Strom 650, Versys 650 e a F650 com jante 17, F800GS, Tiger 900 e CRF 1000 com jantes 19 e 21.

Se não queres andar armado ao pingarelho montado numa trail, existem na gama média, motos como a F-GT (já falada), VFR, ER-F e até à exclusiva Sport da Sucati....
O problema destas motas é que estão confinadas ao Asfalto, salvo tenhas um bom kit de unhas e não te importes de empenar uma jante no meio do monte e ter que empurrar a mota durante kms a fio, com a Maria a reclamar e a prometer dar-te no lombo nada mais chegar a casa!

Estás a lamber a coisa ou queres que te faça um desenho!?

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
Responder
#10

Lonerider muito obrigado pela sua opinião, eu estou a ficar inclinado para a BMW F800GS.

Fazem ideia de quanto será um seguro, para menor de 25 anos para essa mota, e qual é o imposto se circulação?
Responder




Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)