02-06-2021 às 16:35
(Mensagem modificada pela última vez: 02-06-2021 às 16:43 por Liquid_Fire.)
Boas,
Uma das formas mais baratas e divertidas de correr em circuitos é via Pitbikes Supermotard em kartodromos.
É um desporto com muita aderência em espanha, e que está a ganhar cada vez mais adeptos também em Portugal.
Posto isto eu e mais alguns amigos estamos a tentar obter um desconto de group buy no modelo Super Racer 160cc ou 190cc da Malcor.
Porquê este modelo? As duas maiores marcas de pitbikes com distribuição para Portugal são as espanholas IMR e Malcor, a Malcor no modelo Super Racer R é ligeiramente maior que os modelos da concorrente IMR, com uma altura de assento de 80cm, o que permite aos "pilotos" mais altos ficarem melhor acomodados na moto e claro maior maneabilidade.
Comparando o uso de pitbikes em kartódromos a trackdays no AIA ou Estoril as grande vantagens são:
Disponibilidade de calendário e preço de prova: Existem vários kartódromos em Portugal onde quase durante todo o ano é possível agendar sessões, ao contrario do estoril ou AIA onde existem apenas meia dúzia de provas de trackdays que costuma coincidir com o calendario do CNV. Um exemplo, o kartodromo do campera paga-se 20 para utilização das 11h até as 19h, no kartodromo de fátima paga-se 25€ também pelo dia todo, se houver 10 a 15 motas eles reservam a pista apenas para a motas sem entrarem karts em pista, com aquecimento, mangas etc, um valor super acessivel, já um trackday no estoril pela motoval ronda os 100€ meio dia ou 170€ dia inteiro.
Custos de Manutenção:: esta motas são chinocas, e o respetivo equipamento é barato, pneus e óleo e filtro sendo os consumíveis que mais se troca, por exemplo um par de pneus jante 2 ronda os 50€, um filtro de ar para motor zs160/190 custa 10€, uma muda de óleo com CASTROL POWER 1 10W40 RACING custa 10€, filtro óleo de 6 a 10€.
Praticalidade de transporte: Sendo motas não matriculadas e para circuito, o transporte deve ser feito em atrelado, mas visto a pequena dimensão um único atrelado de 2 motas leva 4 ou mais destas pitbikes, na minha carrinha astra consigo enfiar duas motas sem jantes, alguém com carrinha ou monovolume também deve conseguir sem precisar de atrelado.
Risco de queda, custos e consequências: Cair no estoril com a tua propria moto a mais de 150kmh ou cair num kartodromo com uma pitbike, quer na tua saúde quer na carteira é fácil perceber qual a modalidade que terá menos impacto, o que permite usufruir de uma pitbike em circuito livre de preocupação de queda, um limitador que está sempre no canto do teu cérebro a dizer-te para ires mais devagar num trackday com a tua mota do dia a dia.
Posto isto, se alguém tiver interesse por favor avise, o contacto com a malcor já foi feito, estou a espera de resposta, existem 2 modelos em causa, a 160cc e a 190cc:
https://www.mtrmotos.com/pit-bikes/pit-m...160cc.html
https://www.mtrmotos.com/pit-bikes/pit-m...190cc.html
Portanto se houver alguém com interesse, por favor indique, lá para julho avança-se com as compras, e provavelmente umas provas amadoras organizadas entre amigos.
Deixo um video de uma pitbike a andar em Leiria para terem noção da rodagem num kartodromo e perceberem se é algo que vos agrada (com uma bonita queda as 5:54 )
Uma das formas mais baratas e divertidas de correr em circuitos é via Pitbikes Supermotard em kartodromos.
É um desporto com muita aderência em espanha, e que está a ganhar cada vez mais adeptos também em Portugal.
Posto isto eu e mais alguns amigos estamos a tentar obter um desconto de group buy no modelo Super Racer 160cc ou 190cc da Malcor.
Porquê este modelo? As duas maiores marcas de pitbikes com distribuição para Portugal são as espanholas IMR e Malcor, a Malcor no modelo Super Racer R é ligeiramente maior que os modelos da concorrente IMR, com uma altura de assento de 80cm, o que permite aos "pilotos" mais altos ficarem melhor acomodados na moto e claro maior maneabilidade.
Comparando o uso de pitbikes em kartódromos a trackdays no AIA ou Estoril as grande vantagens são:
Disponibilidade de calendário e preço de prova: Existem vários kartódromos em Portugal onde quase durante todo o ano é possível agendar sessões, ao contrario do estoril ou AIA onde existem apenas meia dúzia de provas de trackdays que costuma coincidir com o calendario do CNV. Um exemplo, o kartodromo do campera paga-se 20 para utilização das 11h até as 19h, no kartodromo de fátima paga-se 25€ também pelo dia todo, se houver 10 a 15 motas eles reservam a pista apenas para a motas sem entrarem karts em pista, com aquecimento, mangas etc, um valor super acessivel, já um trackday no estoril pela motoval ronda os 100€ meio dia ou 170€ dia inteiro.
Custos de Manutenção:: esta motas são chinocas, e o respetivo equipamento é barato, pneus e óleo e filtro sendo os consumíveis que mais se troca, por exemplo um par de pneus jante 2 ronda os 50€, um filtro de ar para motor zs160/190 custa 10€, uma muda de óleo com CASTROL POWER 1 10W40 RACING custa 10€, filtro óleo de 6 a 10€.
Praticalidade de transporte: Sendo motas não matriculadas e para circuito, o transporte deve ser feito em atrelado, mas visto a pequena dimensão um único atrelado de 2 motas leva 4 ou mais destas pitbikes, na minha carrinha astra consigo enfiar duas motas sem jantes, alguém com carrinha ou monovolume também deve conseguir sem precisar de atrelado.
Risco de queda, custos e consequências: Cair no estoril com a tua propria moto a mais de 150kmh ou cair num kartodromo com uma pitbike, quer na tua saúde quer na carteira é fácil perceber qual a modalidade que terá menos impacto, o que permite usufruir de uma pitbike em circuito livre de preocupação de queda, um limitador que está sempre no canto do teu cérebro a dizer-te para ires mais devagar num trackday com a tua mota do dia a dia.
Posto isto, se alguém tiver interesse por favor avise, o contacto com a malcor já foi feito, estou a espera de resposta, existem 2 modelos em causa, a 160cc e a 190cc:
https://www.mtrmotos.com/pit-bikes/pit-m...160cc.html
https://www.mtrmotos.com/pit-bikes/pit-m...190cc.html
Portanto se houver alguém com interesse, por favor indique, lá para julho avança-se com as compras, e provavelmente umas provas amadoras organizadas entre amigos.
Deixo um video de uma pitbike a andar em Leiria para terem noção da rodagem num kartodromo e perceberem se é algo que vos agrada (com uma bonita queda as 5:54 )