Problemas penso eu
#1

Boas malta, gostava que me pudessem ajudar pois a minha GSXR 600 deita fumo branco pelo respiro do motor e umas pingas de óleo(poucas), não sei o que é será que me podiam ajudar? e também pare-se que a embreagem patina pk aumenta as rpm mas será que pode ser só dá embreagem o de outra coisa qualquer? Obrigado desde já ?
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#2

Já foste... Fumo branco pelo blowby... Ui....

[Imagem: SM4eYt9.png]
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#3

Mas devias ter esse tubo ligado à caixa de ar. Isso não devia estar ao ar livre.
Deitar uns vapores de óleo e ao fim de tipo 2000kms teres um pouco de óleo na caixa de ar é normal, todas as Motas que tive faziam isso, agora deitar gotas ao relantim ou após andar tipo 50kms, não é muito normal.

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V
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#4

(03-02-2020 às 18:38)nelsonajm Escreveu:  Já foste... Fumo branco pelo blowby... Ui....

Fiquei curioso, isso quer dizer ao certo o que? Esta a entrar liquido refrigerante para a camara de combustao?
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#5

Desculpa o pessimismo mas cheira-me a segmentos nas couves ou pior...

Pela descrição tens óleo a passar por onde não devia, e em quantidade generosa.
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#6

(03-02-2020 às 20:41)Nfilipe Escreveu:  
(03-02-2020 às 18:38)nelsonajm Escreveu:  Já foste... Fumo branco pelo blowby... Ui....

Fiquei curioso, isso quer dizer ao certo o que? Esta a entrar liquido refrigerante para a camara de combustao?

Blowby é a transferência de gases da Câmara de combustão para o cárter devido à perda de compressão.
Ao ir para o cárter, aumenta a pressão do mesmo o que leva ao deitar fumo/óleo em demasia pelo respiro do motor.

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#7

E numa gsxr600srad... Que nem vapores costuma deitar por aí... Quanto mais fumo... Temo o pior... Se bem que quase tudo tem solução...

[Imagem: SM4eYt9.png]
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#8

(03-02-2020 às 21:08)pedromt07 Escreveu:  
(03-02-2020 às 20:41)Nfilipe Escreveu:  
(03-02-2020 às 18:38)nelsonajm Escreveu:  Já foste... Fumo branco pelo blowby... Ui....

Fiquei curioso, isso quer dizer ao certo o que? Esta a entrar liquido refrigerante para a camara de combustao?

Blowby é a transferência de gases da Câmara de combustão para o cárter devido à perda de compressão.
Ao ir para o cárter, aumenta a pressão do mesmo o que leva ao deitar fumo/óleo em demasia pelo respiro do motor.

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É curioso, nao sabia o que queria dizer isso, também podia ter procurado. Mas é curioso porque o meu carro quando está a trabalhar se eu retirar a vareta para fora também salta uns pingos de oleo, quando falei com um mecânico, fez me logo o pior cenário, o motor devia tar no crl, e os segmentos fodidos. Entendo a lógica da coisa, se o óleo salta pelo orifício da vareta e porque é impulsionando por compressão que vaza de qualquer lado. Agora uma coisa é certa, o carro liga sempre a primeira, trabalha impecavelmente ao ralentim e nao deita fumo preto! Mas gasta um pouco de óleo, isso é certo! Mas sempre que puxo por ele, ele puxa bastante bem, nao tem comportamento nem sintomas de o motor estar quase no crl, como esse mecânico me disse. Também me disseram que poderá estar a perder compressão pelas válvulas! O que me parece que faça mais sentido! De qualquer das maneiras cheguei a falar com outro mecânico, e ja cheguei a ler sobre carros novos fazerem isso que não é obrigatoriamente sinonimo de segmentos e motor no crl!
E como já disse, o comportamento do carro nao se parece nada com um carro cujo motor está todo fodido! Alias esse mecânico ja me disse isso para ai o verão passado e ele continua a bulir sem problemas.

Quanto a esse caso na mota, talvez até nao seja nada de grave mas só levando a mota a quem sabe.
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#9

(03-02-2020 às 22:06)Nfilipe Escreveu:  
(03-02-2020 às 21:08)pedromt07 Escreveu:  
(03-02-2020 às 20:41)Nfilipe Escreveu:  Fiquei curioso, isso quer dizer ao certo o que? Esta a entrar liquido refrigerante para a camara de combustao?

Blowby é a transferência de gases da Câmara de combustão para o cárter devido à perda de compressão.
Ao ir para o cárter, aumenta a pressão do mesmo o que leva ao deitar fumo/óleo em demasia pelo respiro do motor.

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É curioso, nao sabia o que queria dizer isso, também podia ter procurado. Mas é curioso porque o meu carro quando está a trabalhar se eu retirar a vareta para fora também salta uns pingos de oleo, quando falei com um mecânico, fez me logo o pior cenário, o motor devia tar no crl, e os segmentos fodidos. Entendo a lógica da coisa, se o óleo salta pelo orifício da vareta e porque é impulsionando por compressão que vaza de qualquer lado. Agora uma coisa é certa, o carro liga sempre a primeira, trabalha impecavelmente ao ralentim e nao deita fumo preto! Mas gasta um pouco de óleo, isso é certo! Mas sempre que puxo por ele, ele puxa bastante bem, nao tem comportamento nem sintomas de o motor estar quase no crl, como esse mecânico me disse. Também me disseram que poderá estar a perder compressão pelas válvulas! O que me parece que faça mais sentido! De qualquer das maneiras cheguei a falar com outro mecânico, e ja cheguei a ler sobre carros novos fazerem isso que não é obrigatoriamente sinonimo de segmentos e motor no crl!
E como já disse, o comportamento do carro nao se parece nada com um carro cujo motor está todo fodido! Alias esse mecânico ja me disse isso para ai o verão passado e ele continua a bulir sem problemas.

Quanto a esse caso na mota, talvez até nao seja nada de grave mas só levando a mota a quem sabe.
Um carro só por beber óleo não quer dizer que esteja a dar o berro.
O meu Dacia, por exemplo, diz que pode ter um consumo de tipo 500ml a cada 5000kms ou algo assim exagerado. Consome zero, mas se bebe -se nem me preocupava.
O mesmo na Mota, beber/mandar pelo respiro uns ml entre mudas quando se puxa pela mesma não é nada de preocupante. Aliás os lendários motores 600cc da Yamaha que equipam as XTs são bêbados por óleo. É continuar a meter e continuar a andar.
O problema começa, quando bebe 2lts a cada 1000kms ou assim, isso sim já será sério.
E para ela deitar fumo pelo respiro, já deve ser grave.

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V
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#10

Ora bem...

O blowby é só uma maneira mais de desprezar a língua de Camões. No fundo o motor aparentemente está descomprimido, ou seja, é possível que uma ou mais câmaras de combustão (depende do número de cilindros do motor) não tenha compressão dentro das tolerâncias.
Como foi dito num outro tópico, é sinal que a câmara de compressão perdeu a estanquidade.
Isto quer dizer que os segmentos de compressão ou as guias das válvulas já deixam passar a compressão mais além dos limites da câmara de combustão.
Isso permite também que o óleo entre dentro da câmara de combustão em quantidades não toleráveis.
Isso pode fazer o motor perder eficiência?
Depende um pouco por donde entra o óleo na câmara, ou por donde se esvai a compressão.
A questão é que não é um bom sintoma, mas também é verdade que um motor descomprimido pode trabalhar nesse estado durante muito tempo. O problema será sempre um consumo de líquido lubrificante que irá em aumento e a eficiência do motor em decadência.

Chegará a um ponto em que deixa de ser rentável e terá que ser operado a coração aberto.

No caso da GSXR, o porreiro seria vigilar a coisa. Perceber quanto come de muda a muda. Perceber se trabalha certinha e se não necessita de uma afinação de valvulas. Não resolve mas ajuda a minorar os efeitos.

O consumo de óleo num motor descomprimido aumenta com o esforço deste. Ou seja, curte a tua mota, mas evita cortes de ignição, assim como situações de esforço desnecessário (rateres, burns, trabalho que dificulte a dissipação de calor, etc). Tudo isso reduz o esforço mecânico e ajuda a que não se consuma muito óleo.

Claro está, que é vital não deixar acabar o líquido dentro do motor, pelo que convém vigilar o nível com mais frequência.
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