[Primeira mota] A Minha primeira mota, opiniões.
#1

DONO 

- Tipo de CARTA DE CONDUÇÃO: A2
- Altura: 1,66
- Peso: 60 kg
- Idade: 22
- Pendura (S/N): ás vezes
- Será 1ª moto (S/N): Sim

MOTO 

- Estilo preferido: Cruiser
- Custo (em euro): 1500-3000
- Nova/Usada: tanto faz

PERCURSO 

- Regularidade (diario, semanal, mensal): semanal
- Tipo de estrada: Nacionais e auto estradas
- Numero aproximado de KM: tanto para viagens dentro de cidade como viagens longas.

RESUMO: Boa tarde, estou neste momento a tirar a carta A2 de mota. No entanto estou indeciso no que toca a compra da moto. Como não tenho experiência nenhuma em motos pretendia começar com uma 250cc para fazer km e ganhar essa experiência. tenho em pensamento uma suzuki gn 250, honda cmx250, honda shadow 250 ou então uma de cilindrada inferior, keeway 125 superlight. A primeira questão seria qual a cilindrada preferível visto que nunca andei de moto e a segunda questão seria a fiabilidade das motos keeway. Tenho visto bastantes tópicos neste forum a questionar a fiabilidade das motas chineses e por essa razão meto essas motos um bocado de parte. Queria saber qual será a melhor cilindrada para começar a ganhar experiência dentro do orçamento que eu pus em cima e dentro da gama das cruiser. É uma mota mais para fim de semana e para ser usada em viagens longas durante as férias e por esta razão questiono-me se uma mota com 250cc será suficiente para estas viagens de longa duração. Aguardo as vossas opiniões e agradeço desde já.
Responder
#2

Boas, antes de mais aviso já que te vão dizer para te apresentares e essas cenas todas lol

Se estás a tirar a carta eu ia logo para a 250cc, até porque falo por experiência quando digo que a Superlight não anda nada e se queres para viagens longas e isso é completamente para esquecer, mesmo que seja numa de passeio falta-lhe força para mandar um andamento razoável em viagem...

Agora comparando as outras, não te sei dizer porque honestamente nunca experimentei nenhuma...
Responder
#3

Sendo que procuras uma cruiser diria que podes subir na cilindrada, pois é um estilo onde as motas normalmente não são muito potentes. E assim ganhavas capacidade para viajares e ao andares com pendura sentirás menos perda de resposta do motor.

E como o Xico disse, toca a fazeres a apresentação. blink
Responder
#4

 Dentro desse estilo e dessa cilindrada A Suzuki GN  ou a Honda Shadow , parecem-me bem ! A Suzuki Marauder ou a Honda Rebel também !
Responder
#5

sim, peço desculpa, vou já fazer o tópico de apresentação  smile.  Sim em relação á keeway realmente ja a pus um bocado de parte depois de pesquisar muita informação sobre elas.

Citar:Sendo que procuras uma cruiser diria que podes subir na cilindrada, pois é um estilo onde as motas normalmente não são muito potentes. E assim ganhavas capacidade para viajares e ao andares com pendura sentirás menos perda de resposta do motor.

E como o Xico disse, toca a fazeres a apresentação. [Imagem: smiley2.gif]
  Achas que dentro do meu orçamento consigo arranjar uma cruiser com mais cilindrada usada? visto que eu não tenho experiencia nenhuma com motas e é a minha primeira, aconselhavas o quê, 500 cc?

Citar:Dentro desse estilo e dessa cilindrada A Suzuki GN  ou a Honda Shadow , parecem-me bem ! A Suzuki Marauder ou a Honda Rebel também !
Realmente a Honda Rebel parece me uma boa mota e corresponde ao meu gosto!

Também me tinham falado da Hyosung Aquila 250 que está a 3000e nova. que acham desta mota e da marca em si? é comparável à keeway ou melhor?


Desde já obrigado pelas respostas rápidas
Responder
#6

Boas.... no mercado das cruisers tens muito po onde escolher. Especialmente se optares por modelos dos 90 e primeira década pós ano 2000, pois era um estilo muito em voga.

Apesar de estarem muito sobrevalorizadas no mercado de usados, com carta A2, iria sugerir-te a Virago 535. É uma cruiser com um bom motor V2 (como manda a "praxe") e transmissão final por cardã. Não é de todo intimidatória e já se mexe relativamente bem.
A sucessora Dragstar 650 também é uma boa escolha, e já tem um ar mais imponente em relação à Virago.

[Imagem: xv5350201.jpg]

[Imagem: 1997_xvs650_02_tcm22-71602-.jpg]

Uma dica.... ao contrário do que parecem e muitos julgam, qualquer cruiser não faz grandes concessões ao conforto. São motos cansativas para tiradas longas, com posições pouco naturais (e que muitos dos seus proprietários levam ao extremo nas variantes chopper, hard-tail, bobber, etc.). Na generalidade têm uma ciclística, suspensão e travagem medíocre.

Em relação à tua questão sobre a Hyosung, esta é uma marca de origem sul-coreana. E em teoria, estará uns furos acima das chinesas (Keeway, Kymco, etc.), mas um pouco abaixo de qualquer japonesa, na generalidade. A Hyosung tem bons e fiáveis motores (decalcados dos japoneses), uma estética apelativa, mas depois peca pela qualidade de alguns componentes.
No caso de qualquer chinesa ou sul-coreana que ponderes, tens como vantagem um melhor valor de aquisição, sejam novas, como usadas.... mas em contrapartida, também tens uma desvalorização maior comparando com produtos vindos do país do Sol Nascente.
Na Aquila terias pois sempre de te cingir à 250, pois a 650 já não podes conduzir com A2.

Sugiro-te ainda que dês uma olhada na marca espanhola Leonart. No campo das cruisers, e nas 350cc, tens opções esteticamente interessantes.

[Imagem: zX4Kq81.png]

Responder
#7

E que tal uma bela Yamaha Dragstar?
Responder
#8

Citar:pesar de estarem muito sobrevalorizadas no mercado de usados, com carta A2, iria sugerir-te a Virago 535. É uma cruiser com um bom motor V2 (como manda a "praxe") e transmissão final por cardã. Não é de todo intimidatória e já se mexe relativamente bem.

A sucessora Dragstar 650 também é uma boa escolha, e já tem um ar mais imponente em relação à Virago.

Gosto de ambas as motos mas a Dragstar 650 realmente tem um ar mais imponente e mais ao meu estilo. No entanto sendo a moto 650cc, posso conduzi-la com carta A2? E visto que a virago é uma mota dos anos 90, tem uma boa condução e boa fiabilidade? Pergunto isto porque vi aqui no forum alguém a dizer que quanto mais antiga for a moto mais difícil é a condução da mesma.

Citar:uma dica.... ao contrário do que parecem e muitos julgam, qualquer cruiser não faz grandes concessões ao conforto. São motos cansativas para tiradas longas, com posições pouco naturais (e que muitos dos seus proprietários levam ao extremo nas variantes chopper, hard-tail, bobber, etc.). Na generalidade têm uma ciclística, suspensão e travagem medíocre.


Mas visto que é o estilo de motas que eu gosto e o objectivo é para fazer algumas viagens longas, como é que posso tentar ultrapassar a contrapartida de as cruiser nao serem muito confortáveis? existem algumas alterações que se possam fazer nas cruiser para melhorar o conforto?

Citar:Sugiro-te ainda que dês uma olhada na marca espanhola Leonart. No campo das cruisers, e nas 350cc, tens opções esteticamente interessantes.

Estive a pesquisar e realmente a leonart daytona 350 é uma mota bastante bonita e apelativa. No entanto não conheço nada desta marca e também nao encontrei muita oferta no mercado dos usados (encontro apenas a leonart 125). No entanto vou tentar pesquisar mais informação sobre estas motas.

Citar:E que tal uma bela Yamaha Dragstar?

Sim é uma mota que me agrada bastante. Estou a tentar encontrar alguma usada para ver a que preço é que elas se encontram.
Obrigado pelas respostas  thumbsup
Responder
#9

As Virago, ainda hoje mexem comigo...

[Imagem: SM4eYt9.png]
Responder
#10

Boas.. 

A virago 535 é sem duvida um motão.. Sem bem que se pode tornar "pequena" isto claro depende do teu tamanho.. Mas para 1.66 acho que estaria excelente..
Eu tive uma Virago 535 e só tenho a dizer bem da mota, mas, eu tenho quase 1.90.. a mota era claramente pequena para mim, então troquei e tenho neste momento uma Dragstar 650.. é outro nível..

Li em cima que uma Cruiser é desconfortavél!!! Depende.. do tamanho da mota e do teu.. Pois se ambos encaixarem perfeitamente é uma delicia conduzir uma Cruiser..
Ja fiz uma viagem de 750km seguidos (com paragem so para abastecimentos) na Virago 535 e com pendura.. E não achei nada desconfortavel.. ( Tinha um  vidro alto da GIVI); 

Se gostas de passear(na tranquilidade) e apreciar as vistas, com um som do "caraças", um estilo a Man (já sei que vem ai bomba) e deixar todos a babar quando passas.. Estas a procura da motas certa.. smile

Fica aqui o link da minha.. 
http://motonliners.pt/topico-as-minhas-meninas--1964

Ex:AJP Pr4 125 Yamaha Yzf R125 / Yamanha Virago 535 / Yamaha Xj600
Actual: Yamaha Dragstar 650 / Kawasaki ZZR 1200 / Vespa T5 125 (1987)
Responder




Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)