[Personalidades do Motociclismo] Arlen Ness
#1

Não tenho jeito como Marco para lançar estes tópicos...
Mas achei que seria interessante colocar algo sobre o Arlen Ness, que "apagou a vela" passada sexta-feira (22 Março 2019) aos 79 anos.

Em actividade desde 1960, era um dos mais reputados e respeitados transformadores dos EUA.
Para muitos considerando o "The King of Custom Motorcycles".

[Imagem: arlen-ness.jpeg]

Criou uma marca a partir do seu próprio nome, que à parte das transformações, desenha, concebe e produz um extenso catálogo de acessórios para Harley Davidson, Victory e Indian.
Atualmente negócio de familia onde filho e neto certamente irão manter o seu legado.


Muito provavelmente o que escrevi foi gerado automágicamente através do Moto Lero
Responder
#2

Não conhecia. Vi o vídeo, embora não seja grande fã das custom, vale pela dedicação que esse sr tinha, mesmo depois do trabalho dele, ainda estar à noite na loja dele e no 'hobbie' (trabalho) em que tinha gosto thumbsup

Velasquez87
Responder
#3

Boas;
Não sendo propriamente material que consuma, não deixo de acompanhar o que se vai passado pelo "mundo mais ferroso".
É, sem dúvida, uma enorme perda.
Responder
#4

Arlen Ness já é um capítulo indissociável de qualquer livro sobre o historial HD. Os delírios de Ness na consequente personalização /customização de algumas máquinas de Milwaukee ficará para sempre perpetuado, ao lado de nomes como Rick Doss, os Battistinis ou Odyssey Kolors.

[Imagem: TLs93qt.jpg]

Desconhecia que havia falecido.

[Imagem: zX4Kq81.png]

Responder
#5

Confesso que não conhecia. Apesar de não estar minimamente por dentro do mundo das "custom", acho piada a algumas coisas que se fazem quanto mais não seja pelo engenho associado e dedicação ao trabalho. Fui pesquisar um pouco mais sobre o Arlen Ness e aproveito para deixar aqui mais alguns links para informação interessante:

Site Oficial: https://www.arlenness.com

Citar:Arlen Darryl Ness (12 de julho de 1939 - 22 de março de 2019) foi um designer e empresário americano mais conhecido por suas motos personalizadas. Ness recebeu elogios pelos seus projetos, a maioria dos quais são conhecidos pelo seu estilo único de corpo e pintura. Arlen Darryl Ness nasceu em Moorhead, Minnesota, em 12 de julho de 1939, filho de Elaine e Ervin Ness, e mudou-se para San Lorenzo, Califórnia, quando estudava.

[Imagem: arlen_ness.jpg]

Antes de sua carreira como construtor de motas, Arlen trabalhou como armador de pinos no bowling local e, mais tarde, como trabalhador dos correios e transportador de móveis. Ness também competiu em ligas de bowling semi-profissionais, cujos ganhos ele usou para comprar sua primeira mota, uma Harley-Davidson Knucklehead de 1947 que posteriormente personalizou. Ness foi casado com sua esposa Beverly por 59 anos até sua morte.

[Imagem: Arlen-Ness-custom-Cross-Cou.jpg]

Suas primeiras personalizações foram feitas na garagem de sua casa em San Leandro, Califórnia, mas no início dos anos 1970 mudou-se para uma loja na East 14th Street.

Ness foi reconhecido por seu estilo único de pintura e pelo desenvolvimento de uma linha de peças personalizadas para motas. Sua popularidade cresceu quando construiu novas motos personalizadas e, em seguida, as exibiu no circuito obtendo destaque em revistas de motas.

[Imagem: wp_1600x1200_ness_vision_c.jpg]

Depois de mais de três décadas de construção de motas personalizadas, a Arlen Ness Motorcycles mudou-se para uma instalação de Dublin, na Califórnia, que inclui um museu com mais de 40 de suas motas personalizadas. O museu exibe seu Untouchable, o motor gémeo Two Bad, o Ness-Tique inspirado em antiguidades, Blower Bike, o Ferrari inspirado na Ferrari Bike, o Ness-Stalgia inspirado no Chevy de 57, o Smooth-Ness tipo Bugatti, o Discovery Channel's Biker Build-Off bicicleta Top Banana, e seu jato Mach Ness. A empresa também é uma concessionária autorizada da Victory Motorcycles e da Indian Motorcycles.

[Imagem: Arlen-Ness-by-Magnaflow-2.jpg]

A Mach Ness é uma mota construída em 2005, inspirada pela mota turbinada de Jay Leno, que incorpora um motor de helicóptero. O design, o conceito, a pintura e os gráficos foram criados por Carl Brouhard e o trabalho de alumínio feito à mão foi feito por Bob Monroe.

Ness recebeu reconhecimento e prémios, incluindo o de Construtor do Ano, a indicação para o Hall da Fama de Motociclismo e os Prémios de Realização ao Longo da Vida. Seu filho, Cory Ness, trabalha com Ness há mais de 30 anos e agora dirige as operações diárias de negócios da Arlen Ness, Inc. Cory foi reconhecido como um dos melhores construtores de motos customizadas e até derrotou o seu pai num episódio de 2004 do Biker Build-Off. Transportando a tradição da família para uma terceira geração, o filho de Cory, Zach Ness, construiu vários modelos sofisticados antes de terminar o ensino em 2006. Hoje a Arlen Ness Inc. é totalmente propriedade e operada por uma família e é o único negócio de motas que abriga 3 gerações com o mesmo sobrenome. De momento, a marca Arlen Ness oferece produtos para motores V-twin e equipamentos para motas. O museu e o showroom de Arlen Ness estão localizados em Dublin, Califórnia.

[Imagem: Arlen-Ness-Legends-Ride-201.jpg]

A Ness recebeu uma patente do Big Shot, um método de alterar o sistema de injeção de combustível da mota e, assim, melhorar o desempenho de uma mota.

Ness morreu em 22 de março de 2019 com a idade de 79 anos.

Fonte: Wikipedia
Responder
#6

Algumas pinturas são fascinantes.
Responder




Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)