18-10-2019 às 10:39
No Skyscrapercity deparei-me com uma excelente thread compilando informações sobre todos os circuitos / pistas que existem ou existiram em Portugal, bem como o seu historial.
Embora nem todos tenham sido palcos para competições motociclísticas, outros porém serviram ou ainda servem como base a algumas provas nos circuitos nacionais de velocidade.
Aqui ficam:
Circuito de Vila do Conde
Vila do Conde recebeu pela primeira vez um circuito de velocidade em 27 de Setembro de 1931. Tinha um perímetro de 1800 metros e um total de 80 voltas pelas avenidas Bento de Freitas, Brasil, Eduardo José Coelho e rua Dr. Andrade Ferreira.
Somente 20 Anos depois do 1º Circuito realizou-se o 2º.
A partir daqui o Circuito era realizado quase ininterruptamente, atraindo milhares de espectadores todos os anos.
Porém em 2003 os motores calaram-se. Os 2.780m do circuito automóvel de Vila do Conde foram desactivados em prol do programa Polis, e perdeu-se um circuito que fazia a delicia de milhares de adeptos.
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/circui...mobilismo/
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Circuito de Vila Real
O Circuito de Vila Real nasceu, em 1931, pela vontade de um grupo de entusiastas locais liderados por Aureliano Barrigas, aproveitando as características de algumas estradas que ligavam o centro de Vila Real às imediações do Palácio de Mateus, num circuito com 7.150m.
Recebeu diversas provas nacionais e internacionais, em especial nas décadas de 60 e 70, com a realização das «6horas de Vila Real» e os «500km de Vila Real».
A partir da revolução de 1974 o circuito entrou em declínio e até 1978 apenas se conseguiram realizar provas de motociclismo nacional, internacionalizando-se em 1989. Mas questões de segurança ditaram o seu fim em 1991.
Renascido em 2007, e mantendo boa parte do circuito original, voltou a acolher provas de automobilismo. Escolhido um novo traçado, apenas numa das margens do Corgo, mais curto, com 4.6 km, iniciando-se junto à sede do Clube Automóvel e prolongando-se até à rotunda do Restaurante Mateus, subindo até à rotunda do Palácio, descendo até à Araucária e retomando a Avenida da Europa.
O ano de 2009, com a 42ª Edição nos dias 25 e 26 de Julho, marcou o regresso da internacionalização do Circuito de Vila Real. Do programa, incluído no calendário anual da modalidade, fizeram parte pela primeira vez, na gama de clássicos, os campeonatos GTC’71, Campeonato de GT Histórico de Carros Turismo e GT’S fabricados até 1971 e o GTC’81, bem como Viaturas Sport-protótipos da mesma época.
Ainda em 2009, pela primeira vez desde a realização do circuito, a pista de Vila Real recebeu um veículo monolugar de fórmula um. Tratou-se de um Surtees TS9B de 1971, ano em que começou a sua carreira no Mundial de Fórmula 1, e foi pilotado por pilotos conhecidos no meio automóvel, como John Surtees e Derek Bell.
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Circuito de Monsanto
O Circuito de Monsanto era um circuito urbano com 5,440 km de extensão, localizado no Parque Florestal de Monsanto, em Lisboa.
Tinha início na estrada de Queluz, passava pela auto-estrada do Estádio Nacional (actual A5), estrada do Alvito, estrada de Montes Claros (Alameda Keil do Amaral), estrada do Penedo e terminava na estrada dos Marcos.
Recebeu diversas provas nacionais e internacionais de motos e automóveis, especialmente nos anos 50, incluindo a F1 (2º Grande Prémio de Portugal), em 1959, que se correu ao fim do dia para evitar o intenso calor.
A partir de 1959, o traçado de Monsanto deixou de ser utilizado, passando a ser usada uma versão menor, eliminando assim, o troço de auto-estrada que era usado.
A este novo traçado deu-se o nome de Montes Claros, e foi utilizado de 1962 a 1971, um ano antes da inauguração de um novo espaço para corridas, o autódromo Fernanda Pires da Silva.
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Circuito Vasco Sameiro
O Circuito Vasco Sameiro, também conhecido como "Circuito de Braga", foi construído em 1990, tendo sido inaugurado em 1993. O traçado é corrido no sentido contrário aos ponteiros do relógio, tendo mantido constante a sua configuração desde a sua inauguração. A largura da pista varia entre os 11 e os 14 metros, possuindo 12 curvas, 8 delas para a esquerda e 5 para da direita e tem 6 retas, sendo a reta da meta a maior, com um comprimento de 898 metros.
O traçado rodeia uma pista de aterragem e descolagem e ainda possui um kartódromo utilizado pelo campeonato mundial de karts em 2000 e 2005.
A FIA atribuiu o nível 3 na última homologação feita ao circuito, no dia 11 de março de 2008.
A pista de velocidade, que é propriedade de Clube Automóvel do Minho, recebe maioritariamente provas nacionais. Em 2009, recebeu a primeira prova internacional, a quinta edição da Taça Europeia de Carros de Turismo (ETCC).
Fez parte do calendário da FPM para as provas oficiais de motociclismo de velocidade (CNV), até 2016, ano em que vários pilotos renunciarem à participação no evento devido à falta de condições de segurança da pista, motivo que já havia levado à anulação da primeira passagem do Nacional naquele ano pelo circuito nortenho. Acabou a ser retirado em consequência disso.
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Circuito da Granja do Marquês
Granja do Marquês é o nome dado à base aérea nº1, em Sintra onde, com as devidas alterações, se disputaram algumas provas dos campeonatos nacionais de velocidade e ainda de algumas provas externas.
Em 2007, o PTCC reeditou o local onde há 40 anos se realizavam corridas de automóveis.
No entanto, a falta de condições estruturais de apoio necessárias e a aparente falta de segurança para os espectadores, não abonaram a favor da continuidade da prova no calendário.
(continua...)
Embora nem todos tenham sido palcos para competições motociclísticas, outros porém serviram ou ainda servem como base a algumas provas nos circuitos nacionais de velocidade.
Aqui ficam:
Circuito de Vila do Conde
Vila do Conde recebeu pela primeira vez um circuito de velocidade em 27 de Setembro de 1931. Tinha um perímetro de 1800 metros e um total de 80 voltas pelas avenidas Bento de Freitas, Brasil, Eduardo José Coelho e rua Dr. Andrade Ferreira.
Somente 20 Anos depois do 1º Circuito realizou-se o 2º.
A partir daqui o Circuito era realizado quase ininterruptamente, atraindo milhares de espectadores todos os anos.
Porém em 2003 os motores calaram-se. Os 2.780m do circuito automóvel de Vila do Conde foram desactivados em prol do programa Polis, e perdeu-se um circuito que fazia a delicia de milhares de adeptos.
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/circui...mobilismo/
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Circuito de Vila Real
O Circuito de Vila Real nasceu, em 1931, pela vontade de um grupo de entusiastas locais liderados por Aureliano Barrigas, aproveitando as características de algumas estradas que ligavam o centro de Vila Real às imediações do Palácio de Mateus, num circuito com 7.150m.
Recebeu diversas provas nacionais e internacionais, em especial nas décadas de 60 e 70, com a realização das «6horas de Vila Real» e os «500km de Vila Real».
A partir da revolução de 1974 o circuito entrou em declínio e até 1978 apenas se conseguiram realizar provas de motociclismo nacional, internacionalizando-se em 1989. Mas questões de segurança ditaram o seu fim em 1991.
Renascido em 2007, e mantendo boa parte do circuito original, voltou a acolher provas de automobilismo. Escolhido um novo traçado, apenas numa das margens do Corgo, mais curto, com 4.6 km, iniciando-se junto à sede do Clube Automóvel e prolongando-se até à rotunda do Restaurante Mateus, subindo até à rotunda do Palácio, descendo até à Araucária e retomando a Avenida da Europa.
O ano de 2009, com a 42ª Edição nos dias 25 e 26 de Julho, marcou o regresso da internacionalização do Circuito de Vila Real. Do programa, incluído no calendário anual da modalidade, fizeram parte pela primeira vez, na gama de clássicos, os campeonatos GTC’71, Campeonato de GT Histórico de Carros Turismo e GT’S fabricados até 1971 e o GTC’81, bem como Viaturas Sport-protótipos da mesma época.
Ainda em 2009, pela primeira vez desde a realização do circuito, a pista de Vila Real recebeu um veículo monolugar de fórmula um. Tratou-se de um Surtees TS9B de 1971, ano em que começou a sua carreira no Mundial de Fórmula 1, e foi pilotado por pilotos conhecidos no meio automóvel, como John Surtees e Derek Bell.
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Circuito de Monsanto
O Circuito de Monsanto era um circuito urbano com 5,440 km de extensão, localizado no Parque Florestal de Monsanto, em Lisboa.
Tinha início na estrada de Queluz, passava pela auto-estrada do Estádio Nacional (actual A5), estrada do Alvito, estrada de Montes Claros (Alameda Keil do Amaral), estrada do Penedo e terminava na estrada dos Marcos.
Recebeu diversas provas nacionais e internacionais de motos e automóveis, especialmente nos anos 50, incluindo a F1 (2º Grande Prémio de Portugal), em 1959, que se correu ao fim do dia para evitar o intenso calor.
A partir de 1959, o traçado de Monsanto deixou de ser utilizado, passando a ser usada uma versão menor, eliminando assim, o troço de auto-estrada que era usado.
A este novo traçado deu-se o nome de Montes Claros, e foi utilizado de 1962 a 1971, um ano antes da inauguração de um novo espaço para corridas, o autódromo Fernanda Pires da Silva.
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Circuito Vasco Sameiro
O Circuito Vasco Sameiro, também conhecido como "Circuito de Braga", foi construído em 1990, tendo sido inaugurado em 1993. O traçado é corrido no sentido contrário aos ponteiros do relógio, tendo mantido constante a sua configuração desde a sua inauguração. A largura da pista varia entre os 11 e os 14 metros, possuindo 12 curvas, 8 delas para a esquerda e 5 para da direita e tem 6 retas, sendo a reta da meta a maior, com um comprimento de 898 metros.
O traçado rodeia uma pista de aterragem e descolagem e ainda possui um kartódromo utilizado pelo campeonato mundial de karts em 2000 e 2005.
A FIA atribuiu o nível 3 na última homologação feita ao circuito, no dia 11 de março de 2008.
A pista de velocidade, que é propriedade de Clube Automóvel do Minho, recebe maioritariamente provas nacionais. Em 2009, recebeu a primeira prova internacional, a quinta edição da Taça Europeia de Carros de Turismo (ETCC).
Fez parte do calendário da FPM para as provas oficiais de motociclismo de velocidade (CNV), até 2016, ano em que vários pilotos renunciarem à participação no evento devido à falta de condições de segurança da pista, motivo que já havia levado à anulação da primeira passagem do Nacional naquele ano pelo circuito nortenho. Acabou a ser retirado em consequência disso.
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Circuito da Granja do Marquês
Granja do Marquês é o nome dado à base aérea nº1, em Sintra onde, com as devidas alterações, se disputaram algumas provas dos campeonatos nacionais de velocidade e ainda de algumas provas externas.
Em 2007, o PTCC reeditou o local onde há 40 anos se realizavam corridas de automóveis.
No entanto, a falta de condições estruturais de apoio necessárias e a aparente falta de segurança para os espectadores, não abonaram a favor da continuidade da prova no calendário.
(continua...)