Nitrogénio / Amortecedor traseiro
#1

Boas pessoal!

Por ter sido mal informado, coloquei ar comprimido no amortecedor traseiro da minha WR 450 F.
Sei que não deveria ter efectuado esse procedimento, pois o mais correto seria enche-lo com nitrogénio.
Durante o dia de hoje, fui a várias oficinas da minha zona, incluindo a da marca, e todos me disseram que não possuíam nenhum sistema de enchimento de suspensões com nitrogénio, o que achei muito estranho.
Gostaria de saber a vossa opinião, relativamente ao enchimento apenas com ar comprimido e já agora se conhecem algum local, no Algarve, onde possa colocar nitrogénio no amortecedor.
Obrigado.
Responder
#2

(01-03-2018 às 00:23)nunor6 Escreveu:  Boas pessoal!

Por ter sido mal informado, coloquei ar comprimido no amortecedor traseiro da minha WR 450 F.
Sei que não deveria ter efectuado esse procedimento, pois o mais correto seria enche-lo com nitrogénio.
Durante o dia de hoje, fui a várias oficinas da minha zona, incluindo a da marca, e todos me disseram que não possuíam nenhum sistema de enchimento de suspensões com nitrogénio, o que achei muito estranho.
Gostaria de saber a vossa opinião, relativamente ao enchimento apenas com ar comprimido e já agora se conhecem algum local, no Algarve, onde possa colocar nitrogénio no amortecedor.
Obrigado.

UI!

É pá, mas quem te disse que não podes por ar?
Não convem é misturar.
E claro, o Azoto (nitrogénio) é muito mais eficiente, pelo que se aconselha!
Não é estranho que não encontres quem te reponha o Nitrogénio, pois não é muito frequente
, e onde ele é realmente usado é na competição onde marca a diferença em relação ao ar que respiramos.
Assim de repente, a AG Racing (Lisboa) é, talvez, a unica capaz de ter a possibilidade de te ajudar.

boa sorte

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
Responder
#3

Ok, obrigado pela resposta.
Sinceramente não pensei que fosse tão complicado encontrar nitrogénio, especialmente nas oficinas da marca, visto que é a própria marca, que nos manuais de serviço refere que o depósito do amortecedor deve ser recarregado, apenas com nitrogénio(azoto) a 142psi(10kg/cm3).
Mas enfim, vivemos em Portugal, país do "desenrrasca-te".
Responder
#4

Azoto havia a moda de colocar nos pneus dos carros ( as tampinhas verdes das válvulas isso indicam ) há uns tempos.

Quem sabe não te safas por ai. Faz uns telefonemas.
Responder
#5

Ora bem...

O nitrogénio não tem água, logo não existe corrosão dos elementos.
O nitrogénio reage melhor as variações de temperatura logo a suspensão (neste caso) tem sempre o mesmo desempenho independente do ambiente em que se encontra. É precisamente por essa falta de volatilidade que é usada na competição, porque numa utilização curriqueira as diferenças são são perceptíveis.
Convém carregar com Nitrogénio a tua suspensão?
Claro que sim, por tudo o que já disse, mas principalmente pela questão da corrosão que destruirá o teu amortecedor com o passar do tempo e ciclos de temperatura.
Aqui em Zaragoza existe uma oficina que revalvula e reconstrói suspensões, quase de certeza que podem fazer esse trabalho.
Se quiseres posso dar-te o contacto.

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
Responder
#6

(01-03-2018 às 11:10)LoneRider Escreveu:  Aqui em Zaragoza existe uma oficina que revalvula e reconstrói suspensões, quase de certeza que podem fazer esse trabalho.
Se quiseres posso dar-te o contacto.

Mandar para ai mais o preço da reparação, quase de certo que arranja mais barato um usado. Nao foi a muito que li que a reparação deles nao é assim tao barata. Claro novo é bem mais caro mas nos usados por vezes aparecem com muito bom aspecto a preços bastante consideráveis.
Responder
#7

(01-03-2018 às 14:12)Nfilipe Escreveu:  
(01-03-2018 às 11:10)LoneRider Escreveu:  Aqui em Zaragoza existe uma oficina que revalvula e reconstrói suspensões, quase de certeza que podem fazer esse trabalho.
Se quiseres posso dar-te o contacto.

Mandar para ai mais o preço da reparação, quase de certo que arranja mais barato um usado. Nao foi a muito que li que a reparação deles nao é assim tao barata. Claro novo é bem mais caro mas nos usados por vezes aparecem com muito bom aspecto a preços bastante consideráveis.

Tinha que vir do Tio Patinhas... epa, cenas usadas para substituir peças de moto, só mesmo aquelas que não tenham a minima hipotese de afectar o comportamento da cabra, e o amortecedor não se enquadra neste campo. Um comutador de piscas ou um espelho retrovisor, ainda é naquela... com a suspenção não vale a pena arriscar.
Responder
#8

(01-03-2018 às 14:12)Nfilipe Escreveu:  
(01-03-2018 às 11:10)LoneRider Escreveu:  Aqui em Zaragoza existe uma oficina que revalvula e reconstrói suspensões, quase de certeza que podem fazer esse trabalho.
Se quiseres posso dar-te o contacto.

Mandar para ai mais o preço da reparação, quase de certo que arranja mais barato um usado. Nao foi a muito que li que a reparação deles nao é assim tao barata. Claro novo é bem mais caro mas nos usados por vezes aparecem com muito bom aspecto a preços bastante consideráveis.

Ora bem!

Sabes o que se faz num revalvulado de um amortecedor, por exemplo?
Convem saber antes de mandar a papaia para o ar!
Um amortecedor usado tambem pode precisar de ser revalvulado!
Os trabalhos tecnicos sao pouco frequentes e normalmente feitos por tecnicos especializados, pelo que o serviço é caro, mas, quando bem feito, é equivalente a um amortecedor novo.

O unico caso que tive foi o da Dorothy, cuja valvula do comando da pre-carga estava averiada.
Mandeia-a a esta empresa em Zaragoza fazer um revalvulado completo e medir a mola para perceber a sua "pasmaceira".
Quando voltei a andar na Dorothy as diferenças foram notaveis.
Progressividade, estabilidade e conforto...
Valeu bem a pena os quase 300€ que foram pagos num amortecedor que vale quase mil euros....

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
Responder
#9

lol nao estamos a falar de um motor com centenas de componentes internos que nao se pode ver e se compra as cegas. Mas sim de um amortecedor, ou esta bom ou nao está, de certo que nao é assim tao difícil ver isso. O amortecedor a óleo nao e difícil ver se esta danificado e o de nitrogénio de certo também nao é preciso um doutoramento em engenharia mecânica para saber ver isso. 

Ha peças que nao faz sentido comprar usadas como discos de travão ou de embraiagem. O amortecedor nao se enquadra para ti, eu era bem capaz de comprar um usado.
Responder
#10

Lone, ver se clarifico o que disse. Apenas postei aqui informação de algo que li a pouco tempo e disse o que provavelmente eu faria, de certo ia ver preços de usados no olx ou ebay mas nao dei a entender que o rapaz deveria obrigatoriamente sem qualquer sombra de duvida olhar para o mercado de usados porque nao compensa arranjar. 
Disse o que pensava nao impus qualquer tipo de acção que ele tenria que fazer. Ha pessoal que nao percebe isso.
Responder




Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)