MotoGP 2020
#1

Pré-temporada quase aí...

Citar:Já há datas para as apresentações das equipas de MotoGP

[Imagem: image.aspx?brand=OJ&type=generate&guid=7...0116174932]

Ducati será a primeira e apresenta-se já este mês.

O primeiro teste de pré-temporada do Campeonato do Mundo de MotoGP já está quase aí à porta e terá lugar no Circuito de Sepang, na Malásia, de 7 a 9 de fevereiro. Como acontece todos os anos, as marcas já vão tendo as datas de apresentação das suas equipas.

A Ducati, onde correm os pilotos italianos Andrea Dovizioso e Danilo Petrucci, será a primeira a mostrar as novas motas, no dia 23 de janeiro, em Bolonha, Itália.

Segue-se a Honda, dos irmãos Marc e Álex Márquez, no dia 4 de fevereiro, em Jakarta, Indonésia. Recorde-se que Jorge Lorenzo retirou-se no final da temporada passada e o campeão do mundo de Moto2 ficou com o lugar. Este será também o primeiro ano de Álex Márquez a correr na categoria rainha do motociclismo.

A Yamaha, de Valentino Rossi e Maverick Viñales, apresenta-se no dia 6 de fevereiro, no Circuito de Sepang, na Malásia.

A KTM, onde corre o piloto português Miguel Oliveira, ainda não anunciou quando irá revelar as novas motas.

Fonte: O Jogo
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#2

Citar:MOTOGP 2020: ALTERAÇÕES ÀS REGRAS DA AERODINÂMICA

[Imagem: ducati-3t.jpg]

As regras aerodinâmicas revistas de 2020 do MotoGP, destinadas a definir "áreas cinzentas" que resultaram em protestos de quatro fabricantes rivais (sem sucesso) contra o dispositivo de braço oscilante da Ducati após a corrida do Qatar do ano passado, foram agora publicadas.

Conforme relatado anteriormente, as novas regras confirmam que áreas adicionais enquadram-se agora nas regras gerais da Aerodinâmica, que permitem apenas uma atualização durante a temporada. As dimensões da carroceria também são mais detalhadas e um novo teste de carga foi introduzido para impedir a movimentação de dispositivos aerodinâmicos.

Um comunicado em Julho passado declarou que regras aerodinâmicas mais rígidas tinham sido acordadas por todas as partes para 2020, mas a redação exata das mudanças foi revelada apenas recentemente. Como sempre, as fábricas atualizarão a sua aerodinâmica durante o inverno, mas as carenagens de 2019 ainda devem passar pelas regras revistas, ao mesmo tempo que os spoilers do braço oscilante também permanecem legais...

Carroçaria: Novas regras foram adicionadas no início da seção Carroçaria das regras de MotoGP, afirmando que qualquer moto escolhida para verificação técnica "será verificada na condição em que cruzar a linha de chegada da corrida. Ou seja, não será permitido fazer nenhuns ajustes mecânicos na motocicleta".

O comprimento total do curso do garfo para cada máquina também deve agora ser declarado antes da ronda de abertura da temporada, com uma ferramenta espaçadora / verificadora do mesmo tamanho fornecida ao Diretor Técnico.

Ao ser submetida a verificações técnicas, a traseira da motocicleta "deve ser apoiada apenas nos poisa-pés, com a própria roda traseira suportada apenas pelo seu próprio peso e com uma distância ao solo não superior a 3 mm".

A moto também deve ser mantida na vertical, sem qualquer ângulo de inclinação.

Em termos de dimensões gerais da carroceria de MotoGP, elas são agora mais específicas, incluindo uma nova "área cónica" para limitar o prolongamento da carroceria traseira.

[Imagem: bodywork2020-port.jpg]

Quaisquer "partes não suspensas da suspensão traseira e qualquer parte que se mova como consequência do curso da suspensão da roda traseira (por exemplo, o braço oscilante, o guarda-lamas traseiro, as capas de proteção do braço oscilante...) não são limitadas pelos limites cónicos do corpo traseiro, mas estão sujeitas ao limite específico de largura de 400 mm, com a exceção única dos parafusos de seção redonda para elevação da roda traseira.

"As tampas do braço oscilante que correspondam à superfície do braço oscilante e estejam contidas dentro de um deslocamento de braço oscilante de 10 mm não são consideradas partes da Aerodinâmica, se o próprio braço oscilante não fizer parte do corpo Aero."

As dimensões máximas da motocicleta e o perfil externo das partes superior e inferior da carenagem principal "serão controlados com um modelo dessas dimensões, nas condições detalhadas pelo diretor técnico".

Entretanto, "Qualquer acessório nas peças não suspensas da suspensão dianteira (por exemplo, tampas dos discos, pinças, dutos de refrigeração ...), com exceção do guarda-lamas dianteiro e das partes do circuito de travagem (pinças, tubos), deve estar contido dentro de um cilindro horizontal."

Para controlar o uso das tampas das rodas, as antigas regras declaravam que era possível ver "pelo menos 180 graus do aro da roda traseira" (sem nenhum material transparente permitido) e "todo o aro da frente, exceto a parte obscurecida pelo aro, guarda-lamas, garfos, peças de travão ou entrada de ar removível".

As regras de 2020 dão uma definição revista da figura de 180 graus, exigindo uma visão clara de "uma ou mais partes da jante da roda traseira que, juntamente com outras partes não pertencentes à Aerodinâmica, perfaçam um total de pelo menos 50 % da circunferência da borda interna da jante."

As regras da cobertura da roda dianteira permanecem inalteradas, embora o termo 'aro' seja agora definido com precisão como a "parte circular da roda que monta o pneu, com exceção dos cubos e raios".

Uma nova regra sobre a distância ao solo foi adicionada à seção, impedindo que qualquer parte da carroçaria da motocicleta se estenda além da "borda do pneu traseiro", que agora inclui "ou esteja a menos de 50 mm do solo".

[Imagem: aprilia-bk-brake-768x512.jpg]

Dispositivos aerodinâmicos móveis

Conforme relatado, um novo teste de carga será introduzido em 2020 para evitar qualquer tentativa de evitar a proibição de mover peças aerodinâmicas através de flexão deliberada da carroceria sob deslocação de ar:

As novas regras declaram que "qualquer parte do corpo Aero, quando montada na moto em condições normais de operação, deve ter uma deflexão máxima de 10 mm em qualquer ponto, quando uma carga vertical de 50N for aplicada na direção descendente por uma esféra de aço de 20mm de raio. "

Qualquer "ajuste ativo" através de "ligações, rolamentos e qualquer projeto que permita uma alteração intencional na forma /orientação /posição" é ilegal.

Expansão Aerodinâmica: Anteriormente, as regras da Aerodinâmica aplicavam-se apenas à "parte da carroceria da motocicleta diretamente afetada pelo fluxo de ar enquanto a motocicleta está em movimento, e não ocorre na esteira do corpo do motociclista ou de outras partes do corpo da motocicleta".

Por outras palavras, apenas a duas áreas; a carenagem e guarda-lamas dianteiro.

Mas a partir de 2020, qualquer parte da motocicleta "será automaticamente considerada parte do Corpo Aero" e coletivamente denominada "Outras Partes do Corpo Aero", se:

"... não pertencem à carenagem dianteira ou ao guarda-lamas dianteiro, mas ainda são diretamente afetadas pelo fluxo de ar enquanto a motocicleta está em movimento, e não ficam atrás do corpo do motociclista ou de outras partes do corpo da motocicleta (por exemplo, proteções para as mãos). "

"... Estão localizadas à frente do motociclista e têm uma seção transversal horizontal que se afunila em direção à traseira da motocicleta (por exemplo, tampas de garfo em forma de gota), com exceção dos acessórios da suspensão dianteira."

[Imagem: aaa-ktm-escapes.jpg]

"Área A": Além de "Outras partes da carroçaria Aero", foi criada uma nova região da Aerodinâmica que cobre a metade inferior do braço oscilante (onde está localizado o defletor da Ducati, posteriormente copiado pelos rivais após a confirmação da sua legalidade), chamada ' Área A '.

Esta é definida como um retângulo "que se estende entre o centro do eixo do braço oscilante até à parte de trás da roda traseira e entre 50 mm até o chão e o centro real do eixo da roda".

As restrições da Aerodinâmica serão aplicadas a: "... todas as partes que, em vista lateral, pertencem, total ou parcialmente, à área" A "e com elementos de design e /ou partes que não são estritamente necessárias para permitir que o motociclista controle a máquina (aceleração, travagem, direção, mudanças), ou conecte as duas rodas com rigidez adequada, permitindo movimento relativo (suspensão, direção), independentemente de serem estruturais (por exemplo, um braço oscilante monocoque projetado para funções extras) ou não (por exemplo, um acessório do braço oscilante)... com exceção dos sensores, chicotes elétricos, condutas de refrigeração do travão traseiro e tubos de escape e /ou tampas de tubo de escape contidas num espaço de 20 mm."

Como antes, apenas uma atualização pode ser feita em cada parte do corpo Aero expandido (agora incluindo o guarda-lamas dianteiro, carenagem frontal, área "A" e outras partes do corpo Aero) durante a temporada.

[Imagem: aero-diagram-2.jpg]

A nova 'Área A' e 'Outras Partes do Corpo Aero' são "consideradas como um único componente cada". Isso significa que "qualquer alteração a um deles é considerada uma atualização".

O exemplo dado é "se uma moto tiver um acessório do braço oscilante e um guarda-lamas traseiro ambos pertencentes à Área "A", se o acessório do braço oscilante for alterado ou removido, não será possível atualizar o guarda-lamas traseiro mais tarde durante a temporada."

Os regulamentos da Aerodinâmica continuam numa base por piloto, de modo que "diferentes pilotos com o mesmo fabricante podem ter diferentes corpos Aero".

[Imagem: mm-train-600x339.jpg]

'Adições' para tempo chuvoso: Os 'complementos' permitidos à Aerodinâmica para pilotagem em clima húmido, definidos como quando pelo menos um pneu de chuva está montado na moto, são os seguintes:

Protetores de mãos que "espelham o perfil de carenagem existente no ponto de fixação" e um defletor de água dos pneus traseiros "não mais largos do que as peças às quais são acoplados e, em vista lateral, localizados na área "A", à frente do centro das rodas traseiras."

É permitido remover partes da Aerodinâmica para substituí-las pelos complementos de clima húmido.

Desbaste, furação e corte: O material pode ainda ser removido por desbaste, perfuração e corte das partes da Aerodinâmica, desde que "não afete ou altere qualquer perfil do projeto aprovado" e que o "único objetivo ... seja fornecer folga e /ou refrigeração adicionais, quando necessário, e seja feito todo o esforço possível para tê-los como efeitos únicos, ao critério exclusivo do Diretor Técnico".

Um novo exemplo para 2020 afirma: "É permitido aparar a carenagem dianteira em caso de interferência com um novo design de chassis (folga), não é permitido aparar o perfil de um acessório do braço oscilante inferior ou alterar o design homologado para restaurar a distância mínima ao solo, caso o braço oscilante tenha sido reprojetado, e o implemento seja abaixado como consequência do novo projeto ".

Raio mínimo: Para 2020, todas as arestas da carroceria "devem ter um raio mínimo de 2,5 mm para segurança".

Vazamentos de óleo e água: Como antes, a quilha inferior fechada é necessária para manter pelo menos "metade da capacidade total de óleo e líquido de arrefecimento do motor usada no motor" para ajudar a impedir que o fluido chegue à pista em caso de vazamento. No passado, a carenagem tinha que conter um mínimo de 5 litros, mas isso foi reduzido para 4 litros em 2020.

Phillip Island: Conforme anunciado anteriormente pela Comissão de Grande Prémio, agora será possível às equipas remover os painéis laterais (seções laterais) da Aerodinâmica em Phillip Island, por razões de segurança. As condições são que "todos os pods laterais sejam removidos e não afetem o perfil externo".

A remoção foi permitida devido a preocupações com a pilotagem com ventos fortes cruzados, que causou o adiamento da qualificação para o Grande Prémio da Austrália em 2019. "A Direção da Corrida será responsável por determinar se esta concessão será aplicada em outros eventos, com base em condições climáticas adversas."

Fontes:
https://www.motosport.com.pt/moto-gp/mot...inamica-1/
https://www.motosport.com.pt/moto-gp/mot...inamica-2/
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#3

Citar:Mundial de MotoGP deverá ter 20 provas e arranca a 8 de março

[Imagem: img_920x518%242020_01_23_14_57_39_1654015.jpg]

O Mundial de MotoGP, no qual participa o piloto português Miguel Oliveira (KTM), arranca no Qatar e termina em Valência, segundo o calendário oficial confirmado esta quinta-feira pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM), que inclui 20 corridas.

Naquele que será o campeonato com mais provas da história desta categoria do motociclismo de velocidade, a grande novidade, já prevista aquando da apresentação do calendário provisório no final de agosto, é o Grande Prémio da Finlândia, agendado para 12 de julho.

A etapa finlandesa aguarda ainda que a FIM e a Comissão de Segurança de MotoGP aprovem o circuito de KymiRing, que deverá alterar as suas escapatórias para acolher provas do Mundial para ter a homologação final.

O circuito inclui ainda o Grande Prémio da República Checa, que estava em dúvida devido à renovação do contrato.

Assim, o Mundial de MotoGP, que arranca em 08 de março e termina em 15 de novembro, terá mais uma prova do que no ano passado.


Calendário do campeonato do mundo de motociclismo de velocidade de 2020, na categoria de MotoGP:

8 março: GP do Qatar, Losail.

22 março: GP da Tailândia, Chang.

5 abril: GP das Américas, Austin (EUA).

19 abril: GP da Argentina, Termas de Rio Hondo.

3 maio: GP de Espanha, Jerez de la Frontera.

17 maio: GP de França, Le Mans.

31 maio: GP de Itália, Autódromo de Mugello.

7 junho: GP da Catalunha, Barcelona (Espanha).

21 junho: GP da Alemanha, Sachsenring.

28 junho: GP dos Países Baixos, Assen.

12 julho: GP da Finlândia, KymiRing.

9 agosto: GP da República Checa, Brno.

16 agosto: GP da Áustria, Red Bull Ring-Spielberg.

30 agosto: GP da Grã-Bretanha, Silverstone.

13 setembro: GP de San Marino, Misano-Marco Simoncelli.

4 outubro: GP de Aragão, Motorland Aragón (Espanha).

18 outubro: GP do Japão, Motegi.

25 outubro: GP da Austrália, Phillip Island.

1 novembro: GP da Malásia, Sepang.

15 novembro: GP da Comunidade Valenciana, Circuito Ricardo Tormo, Valência (Espanha).

Fonte: Record
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#4

Vamos a ver se com inclusão de novos circuitos e o alargamento do número de rondas, haverá lugar para o regresso do GP de Portugal, como prometido pelo "Big Boss" da FIM (2022?)!?

[Imagem: QKmafvp.png]
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#5

Citar:MotoGP: Fabio Quartararo to replace Valentino Rossi at Yamaha in 2021

[Imagem: Quartararo-Factory-Yamaha.jpg]

Yamaha have confirmed that Fabio Quartararo will replace Valentino Rossi in the factory MotoGP team next year.

The Frenchman has signed a two-year deal with Monster Yamaha and will line-up alongside Maverick Vinales, who committed his future to the team yesterday.

"I'm delighted about what my management has achieved in the last few months together with YMC, Quartararo said. "It was not simple to establish, but now I have a clear plan for the next three years and I'm really happy.

“I will work hard, like I did last year, and I’m extremely motivated to achieve great performances. I want to thank YMC and Petronas Yamaha Sepang Racing Team, who have given me the opportunity to enter the MotoGP class in 2019. I will give my all to do them proud again this year."

The 20-year-old enjoyed a sensational debut season in the premier class with the Petronas Yamaha team. Quartararo secured six pole positions and finished on the podium seven times. He also battled Marc Marquez on a number of occasions, with the eight-time world champion singling out Quartararo as his biggest threat in the years to come.

Yamaha's Managing Director, Lin Jarvis is thrilled with the signing of Quartararo. He said: “Fabio is only 20 years old, but he is already showing great maturity on and off the bike, and we are excited to have him join us in 2021.

"Fabio and Maverick will provide a big stimulus to all of us in the Yamaha Factory Racing MotoGP Team to continue to develop the YZR-M1 and leave no stone unturned in our quest for MotoGP World Championship victories."

In a separate statement it was revealed that Rossi and Yamaha have mutually agreed that he'll be able to decide his future in 'mid-2020'. If the Italian chooses to continue, Yamaha have assured him that he'll have use of a factory-spec M1 and full factory support.

Rossi has made it clear to Yamaha that he needs time to evaluate his competitiveness before making such a big decision.

"For reasons dictated by the riders’ market, Yamaha asked me at the beginning of the year to make a decision regarding my future. Consistent with what I said during the last season, I confirmed that I didn't want to rush any decision and needed more time.

"Yamaha has acted accordingly and concluded the ongoing negotiations. It is clear that after the last technical changes and with the arrival of my new crew chief, my first goal is to be competitive this year and to continue my career as a MotoGP rider also in 2021. Before doing so, I need to have some answers that only the track and the first few races can give me."

Fonte: MCN
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#6

Citar:Regresso de Miguel Oliveira: Boas sensações e uma RC16 que... promete

Piloto português terminou o último dia do ‘shakedown’ com o terceiro melhor tempo.

[Imagem: naom_5cca9735a9cc0.jpg]

Existia muita expectativa no regresso de Miguel Oliveira às pistas, sobretudo pelo seu estado físico. Depois da cirurgia ao ombro, o piloto português não sabia como iria reagir no regresso à moto, mas as primeiras indicações não podiam ser melhores.

Além disso, terminado o ‘shakedown’ em Sepang, Oliveira tem razões para sorrir, uma vez que a sua KTM RC16 deu muito boas indicações.

Primeiro dia: Foi o regresso e serviu para aferir, sobretudo, a sua disponibilidade física em cima moto. Como se tratava de um teste não oficial, o português da Tech 3 não correu com o ‘transponder’ que dava acesso à contabilização dos tempos. O melhor tempo do dia ficou para Dani Pedrosa, piloto de testes de KTM, que registou o tempo de 2m00.625s após 57 voltas ao circuito de Sepang.

Segundo dia: Nesta dia, Miguel Oliveira já registou tempos e muito positivos. O piloto português ficou com o quarto melhor tempo do dia a apenas 0,854s de Dani Pedrosa, que alcançou novamente o melhor tempo. Pol Espargaró (KTM) foi o segundo mais rápido na segunda-feira ficando a 0.131s do seu compatriota e o terceiro piloto voltou a ser um espanhol, com Álex Márquez (Honda) a 0.429s de Pedrosa. Um dia que, além do bom desempenho de Oliveira, registou também mais um dia muito positivo para a KTM.

Terceiro dia: A fechar o ‘shakedown’ de Sepang, Miguel Oliveira conseguiu o terceiro melhor do dia ao rodar em 1m59.708s. O português ficou atrás dos irmãos Espargaró. Pol foi o que registou o melhor tempo dia: 1m59.444s.

Se Miguel Oliveira estava apreensivo com o seu regresso, depois destes três dias confirmou as “boas sensações” em cima da moto e o balanço do shakedown não podia ser melhor: “A RC16 está cada vez melhor, que venham os testes”, disse o português.

Este fim de semana, dia 7, 8 e 9, o MotoGP volta à ação em Sepang, onde serão realizados os primeiros testes oficiais de pré-temporada.

Fonte: Notícias ao Minuto
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#7

Não consigo deixar de me sentir confuso quando leio um título que diz "muito mais rápido" e depois leio o texto e vejo "16ª posição"...

É certo que são apenas tempos de testes e não é a mesma coisa que uma corrida, mas acho que vem aí mais uma época a ver o copo meio cheio.

Citar:Miguel Oliveira «muito mais rápido» no segundo dia de testes na Malásia

[Imagem: migueloliveiraoutDR.jpg]

Miguel Oliveira (KTM) melhorou este sábado oito décimos de segundo depois de concluído o segundo dos três dias de testes de pré-temporada de MotoGP, que se realizam no circuito de Sepang, na Malásia.

O piloto português registou o tempo de 1.59,365 minutos na melhor volta do dia - a 10.ª das 42 que realizou -, ficando na 16.ª posição geral, a 793 milésimos do mais rápido, o francês Fabio Quartararo (Yamaha).

«Fizemos uma volta rápida de manhã bastante boa. Depois, continuámos a trabalhar durante o dia em diferentes afinações, no amortecedor de trás e na suspensão. Demos um grande passo naquilo que foi o nosso ritmo de volta. Estamos muito mais rápidos do que antes», comentou Miguel Oliveira.

«A diferença entre uma volta rápida e o ritmo de corrida já não é tão grande como no ano passado. É um dos objetivos para esta temporada. Por isso, estou contente com o trabalho de hoje», congratulou-se.

A primeira bateria de testes oficiais de pré-temporada de MotoGP termina no domingo.

Fonte: A Bola
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#8

Estes tempos deviam ser comparados com os da época passada.

Quero dizer que, independentemente da manchete, só assim se pode perceber a evolução da máquina e do piloto.

Objectivamente, o campeonato dele ainda não é, nem será este ano, lutar pelo lugares cimeiros, mas sim confirmar-se como um potencial a ter em conta e ser o primeiro dos do seu campeonato (equipes satalite, Avarilia e KTM (excepto o Policcio).
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#9

Bom, por acaso tinha curiosidade de alguns pilotos, e fui ver os tempos de Sepang de 2019 para comparar com estes treinos, ora vejamos:

Corrida 2019 (qualificação) / Treinos 2020
1º - Quartararo - 1:58,303 / 1º - Quartararo - 1:58,349

7º - Rins - 1:59,090 / 3º - Rins - 1;58,450

16º - Aleix Espargaro - 1:59,413/ 9º - Aleix Espargaro - 1:58,694

17º - Pol Espargaro - 1:59,812 / 7º - Pol Espargaro - 1:58,610

st - Oliveira / 11º - Oliveira - 1:58,764


Ou seja, temos marcas como Suzuki, Aprilia e KTM que em qualificação 2019 não entraram no minuto 1:58 e agora estão lá... o Pol Espargaro tirou mais de 1 segundo à qualificação de 2019...

Vejo aqui boas evoluções! o que faz a epoca de 2020 parecer promissora!!!

Ricardo - Honda CB500X
[Imagem: latest?cb=20150510093035]
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#10

Ricky pá!

É se compares com os testes de sepang em Fevereiro de 2019 a coisa ainda é mais séria, quase de certeza absoluta!
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