Mensagens: 15
Tópicos: 2
Registado: 1/2019
Localização: Porto
Boa Tarde,
Ora bem, estou prester a increver-me para tirar a Carta de Condução A2, pois só tenho 21 Anos, e gostava de saber desde já alguns concelhos que me possam dar, desde Dicas para tirar a Carta a uma escolha segura e económica da próxima mota a comprar! Tenho andado a pesquisar bastante mas gostava de saber a vossa opnião de modo a nao cometer nenhuma compra precipitada!
Cumprimentos e Boas Curvas!
Mensagens: 3,286
Tópicos: 61
Registado: 9/2016
Bem vindo.
Concelhos para andar de mota tens bastantes aqui na zona de Lisboa. Alguns com bastantes curvas e tudo...
Agora mais a sério, mota para uso casa trabalho? Passeios? Quantos KMS por dia/semana? Pendura? Etc etc
Mensagens: 5,772
Tópicos: 243
Registado: 2/2015
Mensagens: 15
Tópicos: 2
Registado: 1/2019
Localização: Porto
20-01-2019 às 22:46 (Mensagem modificada pela última vez: 21-01-2019 às 03:14 por
FranciscoA.)
Obrigado desde já por ambas as respostas e peço desculpa pela falta de estruturamento, então é o seguinte:
- Tipo de CARTA DE CONDUÇÃO: Carta A2 (Ainda não comecei, contudo espero começar muito em breve)
- Altura: 1.77 cm
- Peso: 74kg (á volta disto)
- Idade: 21
- Pendura (S/N): Sim (embora andarei sozinho a maior parte do tempo)
- Será 1ª moto (S/N): Sim
MOTO
- Estilo preferido: Naked/Sport
- Custo (em euro): Máximo de 3.000 €-3.500 €
- Nova/Usada: Usada
PERCURSO
- Regularidade (diario, semanal, mensal): Diário
- Tipo de estrada: Maioritariamente Auto-Estrada
- Numero aproximado de KM: 40km contudo poderá ser em 2-3 dias por semana cerca de 60km
Em termos de marcas, ganhei bastante fascínio pela Kawasaki! No entanto desde já, gostaria se alguem tivesse tirado a Carta A2 recentemente, me pudesse dizer mais ou menos como terá sido! Também é de mencionar já que sou do Porto!
Cumprimentos!
Mensagens: 5,772
Tópicos: 243
Registado: 2/2015
Boas.
Se vais fazer maioritariamente autoestrada, penso que uma naked não será a melhor das opções para ti. No entanto não tens obrigatoriamente de ir para o extremo oposto e pensar numa desportiva, podes optar por uma solução intermédia de uma semi-carenada que já ofereça alguma proteção aerodinâmica.
Se és agricultor e gostas de "alfaces", a Kawasaki tem um modelo bom para ti que penso que existe na versão limitada: a ER-6F. No entanto, não se costumam ver muitas usadas à venda (mais facilmente se encontra a versão naked que é a ER-6N).
Se quiseres procurar outras marcas/modelos - que julgo também existirem em versão limitada - encontrarás com mais facilidade a XJ6 Diversion da Yamaha, ou então a Suzuki GSX650F, que serão motas razoáveis para o que pretendes. De qualquer forma seria mais fácil subires um pouco o teu orçamento para te poderes mandar para modelos recentes, senão ficarás limitado na escolha.
Mensagens: 15
Tópicos: 2
Registado: 1/2019
Localização: Porto
20-01-2019 às 23:49 (Mensagem modificada pela última vez: 20-01-2019 às 23:51 por
FranciscoA.)
Agradeço a sugestão! É uma questão de com calma e neste momento lançar-me e tirar a Carta, que presumo ser mais acessível, tendo eu já feito a carta B e pelo que entendi a carta A2 é bastante mais "reduzida" em termos de aulas teóricas e práticas. Contudo deparo-me com um problema talvez habitual no meu caso, nao quero entrar a toda a força com uma mota demasiado para mim, visto nunca ter andando numa, contudo pretendo escolher de uma forma inteligente e duradoura. Escolhi o estilo Naked porque são um tipo de motas que me atrai bastante, contudo é uma questão de aparecer um bom negócio!
Nao pretendo mudar tão cedo, embora conciderar a Carta A irá ser uma hipótese para o futuro, mas anda de pressas para já.
Talvez nao explicitei de todo na melhor forma, irei fazer mais Auto-Estrada, passando pela VCI (para quem conhece) sabe que é um inferno em certas horas. No entanto irei fazer via urbana se nao a maior parte, mas na altura terei de ver o que me compensa mais!
Mensagens: 979
Tópicos: 22
Registado: 6/2017
Mensagens: 13,255
Tópicos: 232
Registado: 11/2014
Localização: Lisboa
(20-01-2019 às 19:00)FranciscoA Escreveu: e gostava de saber desde já alguns concelhos que me possam dar
Concelhos não te posso dar. Mas concorre como cabeça de lista numa próxima eleição autárquica a uma município em que vejas teres hipótese de ganhar, sendo-te dado assim o dito concelho para estabeleceres o teu feudo, durante 4 anos (mínimo) com hipóteses de revalidação até 12 anos.
Mas como ganhar uma eleição autárquica não deve ser pera doce, em alternativa sugiro a apropriação de uma pequena porção de território e a declaração unilateral de independência do mesmo, um pouco à semelhança do que fizeram com o
>>Principado da Fuzeta<< ou o
>>Principado do Ilhéu da Pontinha<<. É que tendo tu criado um estado independente e soberano, poderás então nele mesmo criar um concelho e oferecer-te de bandeja a ti mesmo o seu território.
Quanto ao resto... Mota para A2... e dentro das tuas afinidades, como naked sugiro a Honda CB500F... se pretenderes uma sport, então uma CBR500R. Têm ambas o mesmo motor, exactamente no limite da A2, ou seja, 48cv.
Mensagens: 15
Tópicos: 2
Registado: 1/2019
Localização: Porto
21-01-2019 às 01:55 (Mensagem modificada pela última vez: 21-01-2019 às 01:56 por
FranciscoA.)
Agradeço desde já a parte inicial, mas de facto nao estou lá muito intressado
Quanto ás motas agradeço a sugestão! Apenas receio o facto de nunca ter tido contacto com uma mota, o único que vou ter irá ser nas Aulas de Condução, o que presumo que sejam de baixa potência (corrijam-se se estiver errado), logo a minha escolha seria para algo já com alguma potência digamos, de forma a que nao necessite tão cedo de pensar numa troca, e ao mesmo tempo algo que me ajude a dar os passos iniciantes sem que comprometa a minha segurança!
Confesso que fiquei bastante atraido pelas Kawasaki, o meu único problema será o preço e a potência limitada! Procuro também apenas junto de profissionais, o que dificulta um pouco mais a escolha!
Mensagens: 13,255
Tópicos: 232
Registado: 11/2014
Localização: Lisboa
(21-01-2019 às 01:55)FranciscoA Escreveu: logo a minha escolha seria para algo já com alguma potência digamos, de forma a que nao necessite tão cedo de pensar numa troca, e ao mesmo tempo algo que me ajude a dar os passos iniciantes sem que comprometa a minha segurança!
Com carta A2 só poderás conduzir motos até 35kw de potência máxima... ou sejam, os tais 48cv.
Daí te ter sugerido as "franguinhas" CB500F/CBR500R.... que exceptuando as motos limitadas derivadas de outras com potências maiores, são das poucas que estão no limite máximo do que poderás conduzir.
Se preferires ir para a marca de "repolhos", o mais aproximado que terias são as Z400 ou Ninja 400, mas qualquer destas é mesmo muito recente, pelo que algo complicado encaixarem no teu orçamento disponível.
Qualquer uma destas motos são intuitivas e fáceis de conduzir. A forma como as conduzirás é que poderá comprometer (ou não) a tua segurança à partida.
Todas as motos novas, a partir de 1/1/2017 obrigatoriamente contempla ABS de série, que é uma mais valia em termos de segurança.
Aqui tens uma CBR500R de 1ª geração a 4 mil paus.
https://www.olx.pt/anuncio/honda-cbr-500...09a6f7a68e