Mota nova XT600 (Supermotard?)
#1

Boas, 
Primeiro post no forum, fora apresentação.

Registei-me aqui por isto, por isso mais vale ir directamente ao assunto!
Se estiver no topico errado avisem!!

Como não conheço quase ninguém que ande de mota e precisava de concelhos/opiniões, aqui vai.

Tenho 30 anos e ando a pensar comprar uma mota "grande" ja faz 3 anos, desde que tirei a carta A, quando era mais novo andava c uma DTR, depois deixei de andar de mota e agora ando c uma Honda Monkey só para curtir.

A mota que eu queria mesmo, desde miúdo é a XT 600, mas sempre quis supermotard (pancadas).
Ora, tenho procurado e encontrado várias, umas de origem, outras com os pneus/jantes SM mas n sei se estão homologadas e com tudo o que precisam.

Pelo que pesquisei na net, para além dos pneus e jantes, podem dizer-me o que a XT tem de ter mais para ser viável como supermotard? Tipo kit transmissão? Travões novos?
Se comprar de origem, ainda é possível legalizar se comprar tudo? Essas coisas todas.

Eu quero a mota para ir para o trabalho (centro de lisboa), aos fins de semana ir dar voltas tipo cabo da roca, portinho da arrábida, e pelo menos uma ou duas vezes por ano fazer uma ou duas viagens grandes. 
Não sou muito de velocidades, sinceramente, por isso 120km estáveis na autoestrada está mais que bom para mim.

Também tenho o medo de ser baixo (1.75m) e a mota ser alta, alguém da minha altura habituado a andar numa XT? Concelhos? Sempre me disseram que da para baixar um pouco, mas como?

Há outras alternativas, claro, mas é uma mota que eu sempre quis e agora pus um dinheiro de parte para isso, e não queria estar a comprar sem saber bem o que procurar.
O pessoal com quem me dou que tem mota, um tem uma CBR600F e o outro uma Hornet, e não percebem muito do assunto Supermotard, portanto não me conseguem ajudar com isto.

Desculpem o testamento logo no primeiro post e obrigado pela ajuda!
Abraço!
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#2

Se queres ter uma supermoto e ao mesmo tempo tens a preocupação de ter uma mota sem alterações que possam vir a dar chatices, porque é que não exploras outras marcas/modelos "stock" que te proporcionem essa paz de espírito?

A KTM e a Husqvarna (entre outras) têm boas opções disponíveis em catálogo (assumindo que o teu orçamento o permite, claro).

Considerando que vais dar uma utilização regular à mota, acaba por ser melhor que comprares uma XT com 20 anos toda "achanatada"...

Quanto à tua altura não acredito que seja problema. Com 1,75m não deves ter dificuldade com nenhum modelo que possas vir a escolher.
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#3

Tens XT600 convertidas para supermotard em que os donos se preocuparam em homologar a alteração...porém são motos com porrada valente, km, donos e muitas vezes tratamentos...

Na Yamaha tens a XT660X, na Honda a FMX 650,...

Teres os teus amigos com cbr 600 e hornet...o ideal era uma supermotard aí com uns 100cv só para os acompanhares e os deixares para trás nas curvas...just kidding.

Não prestei atenção ao teu plafond para gastos...mas quanto mais recente menor probabilidade de falhas graves...(suspensões desgastadas, travões, trasmissão...etc).
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#4

Tenho conhecimento de uma Hypermotard 1100 S que estará para venda em breve. Sempre bem tratada. Pode ser um tipo de opção, e essa CBR e Hornet só lhe fogem em recta, e a partir dos 200. Chegados às curvinhas, esquece. A Hyper vai embora.
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#5

(07-07-2021 às 14:57)MotardFeio Escreveu:  Tenho conhecimento de uma Hypermotard 1100 S que estará para venda em breve. Sempre bem tratada. Pode ser um tipo de opção, e essa CBR e Hornet só lhe fogem em recta, e a partir dos 200. Chegados às curvinhas, esquece. A Hyper vai embora.

Bella Machina...eu pendo para o lado da Nuda...
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#6

Obrigado pelas respostas, pessoal!

Como não sei fazer quote a varias respostas, vai assim!
smiletroll

Pois eu vi principalmente as husky, tambem sempre adorei, mas o meu orçamento é 3mil, maximo 4, e por ai nao ha nada, dentro disso o melhor na minha opiniao é mesmo a xt.

XT660 tambem ja foge ao orçamento infelizmente...
Hypermotard certamente nao é para o meu bolso ahah...

Entao e quanto a comprar uma de origem, e po-la supermotard, para alem de jantes e pneus, o que vou precisar mais?

E para legalizar? Li que podia pedir um documento num stand yamaha ou enviar email para a yamaha Portugal, que eles mandam e dps era so ir ao imtt.
Isto ainda se mantém?

É que soube hoje que o mecanico de um desses meus amigos tem uma p vender impecavel apesar da idade, mas de origem.

Tambem vi uma homologada na net, mas pronto tenho medo por n conhecer.

Quanto aos meus amigos, nao preciso de os acompanhar, eles ou vao cmg ou apanho-os logo a frente, tenho ido de 125 e eles são impecáveis! Ahah

Abraço
Responder
#7

Se quiseres ser macho vais buscar uma KTM SMC R, se gostares de homens mas sem querer sair do armario vais buscar outra merda qualquer.

[Imagem: KTM-690-SMC-R-MY2019_90-degree-left.jpg]

[Imagem: 3a28d74fcda810d6526bb56e69702394.jpg]
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#8

(08-07-2021 às 01:28)Velskan Escreveu:  Obrigado pelas respostas, pessoal!

Como não sei fazer quote a varias respostas, vai assim!
smiletroll

Pois eu vi principalmente as husky, tambem sempre adorei, mas o meu orçamento é 3mil, maximo 4, e por ai nao ha nada, dentro disso o melhor na minha opiniao é mesmo a xt.

XT660 tambem ja foge ao orçamento infelizmente...
Hypermotard certamente nao é para o meu bolso ahah...

Entao e quanto a comprar uma de origem, e po-la supermotard, para alem de jantes e pneus, o que vou precisar mais?

E para legalizar? Li que podia pedir um documento num stand yamaha ou enviar email para a yamaha Portugal, que eles mandam e dps era so ir ao imtt.
Isto ainda se mantém?

É que soube hoje que o mecanico de um desses meus amigos tem uma p vender impecavel apesar da idade, mas de origem.

Tambem vi uma homologada na net, mas pronto tenho medo por n conhecer.

Quanto aos meus amigos, nao preciso de os acompanhar, eles ou vao cmg ou apanho-os logo a frente, tenho ido de 125 e eles são impecáveis! Ahah

Abraço
Pelo que sei a yamaha já não anda a passar esse documento tão facilmente como antes. Mas tentar não custa.
Atenção que para as Xt's tem de ser a 4PT, a versão 3TB a yamaha não passa o papel para as jantes. Depois com o Papel é só ires ao IMT pedir a alteração do livrete e o emisão do novo. Caso não te passem o papel, tens de agendar uma "inspeção" com a LTA, tem um custo de 200/250€ acho eu, que te faz uma inspeção à mota para ver que a alteração das jantes não comprometem a segurança, emitem-te um papel semelhante ao da yamaha e depois é ires ao IMT.
As XT's são motas de mecânica muito simples e com uma cultura de pessoas enorme, há malta a reconstruir montes de 3AJ todos os anos. Por isso, o ser antigo na XT é um pormenor que pouco importa e caso o motor dê raia, qualquer mecânico te mexe nisso e arranja isso quase por uns tostões. Tens é de ter cuidado é com as falanges, é daquelas coisas que na altura da compra tens de estar atento.
A XT660 será uma boa alternativa para a 600, e vão aparecendo bons negócios de tempo a tempo. Se o teu orçamento fosse até aos 7k ainda te sugeria uma Dorsoduro 750 nova, mas por 3k/4k, tens poucas opções. Vê as DRZ e as KTM 640, já estão no limite do teu orçamento, mas deves conseguir negociar.

V
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#9

Bom,
já foi tudo dito aqui.
Encontrar uma XT600 cuidada hoje em dia é dificil, mas não é impossivel, já vi algumas. E encontrar uma XTX por 4k€ tambem existe... é esperar.
Husqvarnas 610 tambem aparecem, mas é preciso ter cuidado, normalmente quem compra uma moto dessas, não é para ir ao pão certamente... mas aparecem bons negocios, é esperar e ir ver a moto com alguem que preceba delas minimamente.

Eu tive 2 XT 600 supermoto, uma de 1992 (não legalizada) e outra de 1998 devidamente legalizada de livrete (tem de ter averbada as jantes 17 com pneus, no meu caso, 120/70-17 e 160/60-17). Esta de 1998 só tinha as jantes alteradas e não tinha o minimo problema com as autoridades...

Já agora eu tenho 1,72 e nunca tive problemas com a altura nas XTs.
Cheguei a ter uma FMX650, e essa era um pouco mais alta, mas é uma questão de habito.

Por serem motos tão simples e divertidas de conduzir, ainda hoje tenho saudades das minhas XTs...

Ricardo - Honda CB500X
[Imagem: latest?cb=20150510093035]
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#10

Boas,

Mas para alem das jantes/pneus também tenho que investir em kit transmissão, travões, e que mais?

Fui ver a ktm 640 e sai um bocado do orçamento, mas se encontrar uma porreira pode ser que dê p esticar.

Sim eu qd comprar vou levar mecânico cmg.

Obrigado thumbsup
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