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As coisas por que passamos com essas dois e meio...
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O momento insólito de hoje foi ter alinhado numa passeata em que um dos participantes apareceu montado numa Buell . Ainda nunca tinha 'posto a vista em cima' de uma máquina desta marca . Toda 'de origem' e com um trabalhar que 'respirava potência' , grande som !
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Respiram potência mas nem tanto assim.... talvez o ronco da maioria delas é que possa fazer pensar isso.
A origem do motor de todas as Buell é Harley-Davidson, à excepção da 1125R, cujo motor é Rotax.
A mais potente Buell HD de serie era a XBS12S com 103cv , ainda que a 1125R (também de serie) já declarasse uns notáveis 145cv.
Findo o projecto Buell, Erik Buell ainda fundou as EBR (Erik Buell Racing), actualmente extinta.
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(13-03-2017 às 01:03)carlos-kb Escreveu: Respiram potência mas nem tanto assim.... talvez o ronco da maioria delas é que possa fazer pensar isso.
A origem do motor de todas as Buell é Harley-Davidson, à excepção da 1125R, cujo motor é Rotax.
A mais potente Buell HD de serie era a XBS12S com 103cv , ainda que a 1125R (também de serie) já declarasse uns notáveis 145cv.
Findo o projecto Buell, Erik Buell ainda fundou as EBR (Erik Buell Racing), actualmente extinta.
A dele era uma XBS12S ! Não deu para perceber como aquilo era a 'assapar' , as velocidades máximas da viagem ficaram-se nuns 140 kms/h aquando de algumas ultrapassagens . Mas quando a ouvir a trabalhar em 'marcha-lenta' só com a 1ª engrenada , aquilo tinha um som espectacular
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Mas a marca de pianos também teve as suas "Buell"!!!
A Bulldog...
E a MT-01
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Um examinador daqui uma vez em conversa sobre motas, durante um exame de mota, pois claro, a contar-me que teve uma Bulldog, ele dizia que para a cilindrada que tinha, a potência não era nada por ai além, assim como o andamento, deixou muito a desejar...eu pessoalmente, nunca vi nenhuma ao vivo, a MT-01, vi umas duas, enquanto vivi em Lisboa.
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(13-03-2017 às 14:45)pneves33 Escreveu: para a cilindrada que tinha, a potência não era nada por ai além, assim como o andamento, deixou muito a desejar...
Elas andam sempre muito... e têm sempre mais potência, mais do que a que conseguimos domar...
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13-03-2017 às 16:11 (Mensagem modificada pela última vez: 13-03-2017 às 16:31 por
carlos-kb.)
(13-03-2017 às 14:45)pneves33 Escreveu: Um examinador daqui uma vez em conversa sobre motas, durante um exame de mota, pois claro, a contar-me que teve uma Bulldog, ele dizia que para a cilindrada que tinha, a potência não era nada por ai além, assim como o andamento, deixou muito a desejar...eu pessoalmente, nunca vi nenhuma ao vivo, a MT-01, vi umas duas, enquanto vivi em Lisboa.
Curiosamente vi muito mais Yamaha Bulldog, que MT-01 (que devo ter visto no máximo umas 3 ou 4). No velho Motonline, havia uma Bull de um rapaz do Porto, o Pedrão (amigo do nosso Triumphista TKM_PT), e que depois mudou para uma GS1200. Cheguei a ver essa Bulldog em alguns encontros do Motonline (que tinha uma capa de depósito toda "sexy" a lembrar um espartilho feminino de atilhos
).
Mas a causa do flop comercial da Bulldog e da MT-01, foi essencialmente esse.... o motor. Seguiram a mesma receita das Buell, pegando em unidades motrizes V2 originárias do universo cruiser e espetaram com elas em muscle-nakeds... por exemplo, o motor da Bulldog provinha da Virago 1100 e o da MT-01 da Warrior 1700. Eram poços de imenso binário, é certo... mas pecavam por terem potências máximas muito contidas (60cv para uma 1100 como a Bulldog / 88cv para uma 1700 como a MT-01)... e depois nenhuma delas era propriamente leves. Resultado, eram certamente muito divertidas de conduzir em estradas reviradas... mas quando era necessário imprimir mais andamento, tornavam-se autênticas arrastadeiras, que eram "papadas" por CB500 e suas congéneres.
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Nunca tinha percebido o porquê do fracasso dessa MT-01...já agora, a MT-03 também foi devido a essa causa?
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o meu momento insólito de hoje foi ter TRAÍDO a minha fiel B400 e fui comprar outra moto só por causa da marca...
PREPAREM-SE , se a outra era o terror , esta ... ui....