Mensagens: 1
Tópicos: 1
Registado: 9/2021
Mota: MT-09 Localização: Porto
29-09-2021 às 18:50 (Mensagem modificada pela última vez: 29-09-2021 às 18:50 por
abns22.)
Sou brasileiro, desculpem pela forma de escrita, não sou muito bom com português de Portugal mas espero que possam me ajudar e entendam minha dúvida.
Estou no brasil atualmente mas irei para Portugal à estudos e pretendo adquirir uma moto para locomoção, vocês poderiam me explicar como funciona a modificação de motos?
No Brasil não podemos modificar nada, nem iluminação do farol (leds por exemplo), nem escapamento, unicamente a cor da moto que é permitido modificar, e, precisamos alterar no documento no órgão responsável e é bem chato de faze-lo.
Em Portugal por exemplo, mesmo que eu precise ir no órgão responsável alterar no documento eu posso alterar meu escapamento? Retirar os retrovisores (sim, deixar sem retrovisores, é só uma dúvida de quanto eu posso modificar a moto)? Colocar uma iluminação diferente no farol?
Aqui no Brasil não posso alterar o escapamento, não há como legalizar no órgão responsável por exemplo, tem como fazer isso em Portugal?
Para melhor exemplo, uma MT-07 com um akrapovic homologado, original, com nota fiscal e tudo mais, é permitido? Eu posso andar sem os retrovisores também?
Mensagens: 728
Tópicos: 23
Registado: 9/2020
Mota: Insignificante Localização: Oeste
30-09-2021 às 11:59 (Mensagem modificada pela última vez: 30-09-2021 às 12:00 por
pareias.)
Prezado absn22:
Em breve as modificações ficarão sob escrutínio mais apertado. Não é boa ideia, em Portugal (que se está a tornar um estado policial), andar com motos alteradas.
Há uma excepção: se fores banqueiro podes fazer o que quiseres. Aí não há limites, podes andar com duas AK47 montadas na frente da tua MT-07 que a polícia até te saúda.
Mas não terás assuntos mais urgentes para tratar na tua vinda para Portugal? Vê lá tudo com cuidado.
Mensagens: 2
Tópicos: 1
Registado: 4/2023
Mota: Yamaha XSR700 Localização: Lisboa
Olá,
Tenho a mesma dúvida, e agora já está ano 2023. Acha que as regras tornaram-se mais estrito / rigoroso?
E em vida real diária, o que é o probabilidade que uma polícia for te parar porque um escape não é com homologação (se o escape não fosse com som muito alta) ou um filtro de ar modificado?
Queria perceber o que foram as experiências das pessoas aqui na vida diária, porque eu quero modificar minha mota e não posso viver sem alterar
. Eu moro em Lisboa e dirijo / ando um XSR700
Desculpe por meu português, estou aprendendo ainda.
Mensagens: 5,920
Tópicos: 248
Registado: 2/2015
Nos últimos anos momentos houve em que circular em centros urbanos era impossível, sem ficar debaixo de olho da polícia.
Houve malta aqui do fórum que sofreu na pele essa "perseguição" às ditas alterações não homologadas/averbadas nas motas.
Agora tenho ideia que a situação está mais calma, mas assim que as autoridades tiverem instruções para encher novamente os cofres, a perseguição facilmente regressa.
Podes sempre tentar seguir o caminho das pedras da via legal e fazer as tuas modificações recorrendo a material homologado e que venha com declaração do fabricante, para posteriormente seguires o calvário do processo burocrático de averbar tudo no DUA.
Boa sorte...
Mensagens: 1,578
Tópicos: 61
Registado: 11/2014
Mota: Honda CB500XA '18 Localização: Povoa Santa Iria City
Bom dia, bem vindo.
Houve um "Youtuber" português que ficou sem moto por causa do escape Akrapovic (sem DB killer), espelhos alterados e suporte de matricula mais pequeno.. moto apreendida e foi necessario inspeção B para recuperar a moto, processo que demorou 6 meses e alguns €s...
O mais engraçado é que tinha toda a documentação do material alterado passada pela KTM... mas documentação essa que não estava averbada no livrete!
Andar com escape alterado, se for street legal e com db killer, normalmente não é problema em Portugal, mas se houver muitas alterações na moto normalmente é problematico... andar sem espelhos é pedir às forças policiais para ser multado...
Ricardo - Honda CB500X
Mensagens: 1,782
Tópicos: 52
Registado: 11/2014
Mota: ntv Localização: LSB CCH
ou seja, por vezes ter tudo em condicoes, agentes as vezes vão pegar coisas sem jeito, quanto mais andar a inventar
um vez na honda msx125 sf, numa das rotundas do tagus park, mega operacao stop, mandaram parar, policia ainda deu duas voltas a minimota a ver se pegava por alguma alguma coisa, toda de origem nao pegou...
quer dizer o antigo dono tirou a proteção do calor da ponteira!
Mensagens: 12,931
Tópicos: 216
Registado: 4/2015
Mota: Maria das Curvas, Dorothy, Artax e BabieKa Localização: Zaragoza
O melhor mesmo é andar a pé!
E descalso!