Mensagens: 2,201
Tópicos: 26
Registado: 11/2018
Mota: Apeado Localização: Malveira
(26-06-2019 às 14:16)Fz1000 Escreveu: Utilitária curriqueira mas papa barcos
Não vamos perder de vista o que se está a discutir aqui, estamos a comparar modelos atuais com modelos antigos mas que sejam de estilos comparáveis.
A MT-07 é para quem gosta de curtir umas curvas rapidinho, sacar umas cavaladas, ou deixar escorregar azeite pela estrada que dá acesso ao cabo da roca aos fins de semana. O "barco" é uma mota para quem gosta de fazer umas belas retas ou umas curvinhas de forma muito tranquila, a chamada "mota de velho", e se for das recentes até já vem equipada com DCT para os velhotes não se cansarem a tirar e meter mudanças nas paragens para pagar a portagem.
Ditadura dos Flocos de Neve
Mensagens: 124
Tópicos: 4
Registado: 9/2018
Mota: CB 250 '96 Localização: Lisboa
(26-06-2019 às 14:25)dmanteigas Escreveu: Não vamos perder de vista o que se está a discutir aqui, estamos a comparar modelos atuais com modelos antigos mas que sejam de estilos comparáveis.
Então teria sido mais interessante comparar a MT-07 com uma Honda Hornet 600 (1999), pois uma CB750 não me parece ter sido concebida com o mesmo cariz que a MT-07
MT-07: 75cv@9000 e 68Nm@6500
Hornet 600: 97cv@12000 e 65.5Nm@10000
disclaimer: nunca conduzi nenhuma das duas, nem tenho experiência em médias (nem altas) cilindradas.
Se é verdade que o binário na MT-07 é maior (marginalmente) e tem-no disponível mais cedo parece-me que a Hornet (e eu não sou fã) será pelos números uma mota muuuuito interessante de se usar... e se perde no arranque, se for bem manuseada não sei quem sairá em vantagem.
Mensagens: 2,312
Tópicos: 30
Registado: 12/2014
Mota: Yamaha Localização: Beira Interior
26-06-2019 às 15:16 (Mensagem modificada pela última vez: 26-06-2019 às 15:17 por
Johnny_1056.)
Boas;
Pareias, por muito engraçadas que sejam estas neo-clássivas, revivalistas, "o que que lhe queiram chamar", nunca conseguirão transmitir as sensações das verdadeiras clássicas nem recriar a experiência da sua utilização. Relativamente às motos modernas tendem a ser "capadas".
No geral acabam por nem ser uma coisa nem outra, apenas motos com alguma piada. E isto nem sequer é característica comum a todas...
Mensagens: 2,939
Tópicos: 1
Registado: 2/2015
Mota: Qualquer uma
Mensagens: 2,201
Tópicos: 26
Registado: 11/2018
Mota: Apeado Localização: Malveira
(26-06-2019 às 15:15)cconst Escreveu: (26-06-2019 às 14:25)dmanteigas Escreveu: Não vamos perder de vista o que se está a discutir aqui, estamos a comparar modelos atuais com modelos antigos mas que sejam de estilos comparáveis.
Então teria sido mais interessante comparar a MT-07 com uma Honda Hornet 600 (1999), pois uma CB750 não me parece ter sido concebida com o mesmo cariz que a MT-07
MT-07: 75cv@9000 e 68Nm@6500
Hornet 600: 97cv@12000 e 65.5Nm@10000
disclaimer: nunca conduzi nenhuma das duas, nem tenho experiência em médias (nem altas) cilindradas.
Se é verdade que o binário na MT-07 é maior (marginalmente) e tem-no disponível mais cedo parece-me que a Hornet (e eu não sou fã) será pelos números uma mota muuuuito interessante de se usar... e se perde no arranque, se for bem manuseada não sei quem sairá em vantagem.
Performance, pelo menos para mim, não se resume a numeros de binário e potência. Há travões, ciclistica, suspensão que no final é que definem se os numeros de potência e binário se conseguem efetivamente meter na estrada.
Relativamente à Hornet e à CB750, na prática é a própria Honda que lhes dá a mesma sigla "City Bike" e se não estou a dizer uma estupidez até creio que a Hornet aparece quase como "sucessora"/evolução da CB750 já que quando a Hornet apareceu já a CB750 andava ca há alguns anos e foi descontinuada poucos anos depois. É que isto do antigo tem muito que se lhe diga, até quão antigo estamos a falar?
Ditadura dos Flocos de Neve
Mensagens: 2,312
Tópicos: 30
Registado: 12/2014
Mota: Yamaha Localização: Beira Interior
Boas;
A única semelhança entre a Hornet e a CB "Seven Fifty" é serem naked's e motos bastante apreciadas para andar em ambientes urbanos... Não encontro grandes pontos em comum...
Mensagens: 12,896
Tópicos: 216
Registado: 4/2015
Mota: Maria das Curvas, Dorothy, Artax e BabieKa Localização: Zaragoza
E serem ambas tetras.
A 750 uma moto feita de raiz, com motorização própria, orientada a pessoal adulto amante de motores elásticos e boa dose de conforto para uma utilização polivalente.
A 600 uma moto leve e ágil, que aproveitou uma motorização já usada por outra mota, que vulgarizou o termo Street Fighter, orientada ao pessoal com sangue na guelra e vontade de azeitar uma moto simples e apelativa.
Sem dúvida algo não encaixa ao dizer que uma sucedeu à outra...
Mensagens: 2,201
Tópicos: 26
Registado: 11/2018
Mota: Apeado Localização: Malveira
(26-06-2019 às 16:19)LoneRider Escreveu: E serem ambas tetras.
A 750 uma moto feita de raiz, com motorização própria, orientada a pessoal adulto amante de motores elásticos e boa dose de conforto para uma utilização polivalente.
A 600 uma moto leve e ágil, que aproveitou uma motorização já usada por outra mota, que vulgarizou o termo Street Fighter, orientada ao pessoal com sangue na guelra e vontade de azeitar uma moto simples e apelativa.
Sem dúvida algo não encaixa ao dizer que uma sucedeu à outra...
Por isso é que salvaguardei que podia estar a dizer uma estupidez histórica.
O que não invalida que sejam motas do mesmo segmento (que são) e que muito provavelmente o público alvo seria o mesmo (que era). Até porque não conheço nenhum proprietário/ex-proprietário de CB750 que encaixe nessa descrição, eram todos uns arruaceiros bebados na altura e continuam a ser uns arruaceiros bebados na atualidade
Ditadura dos Flocos de Neve
Mensagens: 5,854
Tópicos: 82
Registado: 11/2014
Mota: Suzettes... Localização: Portugal
Misturem agora as B400... E a coisa acaba por ficar mais complicado ainda.... Ou as fzr400exup... Ui....