Modelos mais antigos são piores do que modelos mais recentes?
#1

Boa noite a todos.
Tinha uma dúvida para fazer que apesar de ser para alguns bastante obvia, não sei qual é a resposta.
Tenho 17 anos e estou interessado em comprar uma Yzf r125 usada, visto que uma nova ronda os 5000€. 
O problema é que as usadas a PREÇOS RAZOÁVEIS, (no máximo 3000€) são todas modelos muito antigos, tipo 2001,( pelo menos no OLX)
A minha pergunta é: Modelos mais antigos são piores do que modelos mais recentes?
Estou a perguntar em termos de velocidade, estabilidade da mota, ou até motor( se tem um motor pior do que o modelo mais recente)
Uma segunda pergunta que gostava de fazer é se a Yzf r 125 é uma mota boa para iniciantes, já ouvi dizer que a posição de condução é bastante agressiva mas as viagens que planeio fazer são dentro da cidade e no máximo de 20 minutos, por isso não sei se é uma boa mota para as minha viagens, se acharem outras motas mais úteis para este tipo de condução agradeço a sugestão. 

Obrigado a todos os que responderem
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#2

Estranho seria se as marcas estivessem a regredir e a fazer motos piores com o passar do tempo. Com isto quero dizer que os modelos mais recentes são, por norma, melhores.
O que aconteceu com alguns modelos é, com a sua evolução, perder-se uma certa característica (personalidade, se o quiseres chamar assim) que agradavam aos utilizadores.
Quanto à moto em questâo não te consigo adiantar nada, pois nunca conduzi alguma.

Suzuki SV1000S '04  cool
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#3

As 125 desportivas são um segmento cujos construtores não demonstram grande empenho.
Porque não justifica.

Já não existe tanto interesse como há 25-30 anos atrás quando gerações mais jovens desejavam ter algo com estas características.
E porque tudo está muito padronizado com limites legais de potências associados ás licenças de condução, restrições ambientais e tudo e mais alguma coisa.

Logo, é um segmento estagnado.
O que foi inventado há 10 anos (ou mais) continua adequado a regras que não mudaram.
E certamente não irão mudar a medio-longo prazo.

Ao contrário do que se observa nas grandes máquinas onde novas interações exibem evolução, dificilmente se pode esperar que a R125 de 2020 vá trazer mais 0.00001 cvde potência!
Pois isso a colocará fora dos limites impostos a quem adquire motos deste género.
Ou seja, a quem está sujeito a restrições da carta A1.

Consequentemente, o que os construtores fazem é reutilizar motorizações e outros componentes de modelos mais utilitários.
E dar-lhes uma roupagem e posição de condução que torna a experiência mais parecida à de uma desportiva.
E a alterar alguma coisa, habitualmente é o aspecto para que se assemelhe á desportivas de alta cilindrada que tenham em catálogo.


Para usar em cidade e dar umas voltas... não vejo razão para não servirem.
Para viagens... não deixa de ser uma 125. E não deixa de ter uma posição mais parecida a uma desportiva. Duas limitações grandes mas nem por isso impeditivas de fazer o quer que seja.

Uma segunda pergunta que gostava de fazer é se a Yzf r 125 é uma mota boa para iniciantes, já ouvi dizer que a posição de condução é bastante agressiva mas as viagens que planeio fazer são dentro da cidade e no máximo de 20 minutos, por isso não sei se é uma boa mota para as minha viagens, se acharem outras motas mais úteis para este tipo de condução agradeço a sugestão.

Com 17 anos... não me parece de todo uma má opção.

Muito provavelmente o que escrevi foi gerado automágicamente através do Moto Lero
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#4

(16-06-2019 às 22:36)Miguel Oliveira Escreveu:  usadas a PREÇOS RAZOÁVEIS, (no máximo 30000€)

Com esse valor já comprar um grande canhão!... cool

Quanto tiveres idade e carta é claro.

Live After Death...

Os Ferros...

In life, nothing happens by chance...
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#5

Dá pra uma V4 e ainda sobra pra uma Tracer GT... cool

Muito provavelmente o que escrevi foi gerado automágicamente através do Moto Lero
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#6

(17-06-2019 às 11:03)dfelix Escreveu:  Dá pra uma V4 e ainda sobra pra uma Tracer GT... cool

Podes crer... cool

E com o resto que sobrava ainda comprava uma PCX para fazer o dia dia... cool

Live After Death...

Os Ferros...

In life, nothing happens by chance...
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#7

(16-06-2019 às 22:36)Miguel Oliveira Escreveu:  as viagens que planeio fazer são dentro da cidade e no máximo de 20 minutos

Com 17 anos e essas viagens, arranjava era um passe da STCP. Nessas idades ninguém devia conduzir.

[Imagem: muhz7is.jpg]
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#8

(17-06-2019 às 11:30)el_Bosco Escreveu:  
(16-06-2019 às 22:36)Miguel Oliveira Escreveu:  as viagens que planeio fazer são dentro da cidade e no máximo de 20 minutos

Com 17 anos e essas viagens, arranjava era um passe da STCP. Nessas idades ninguém devia conduzir. 
Por isso é que eu quero comprar uma mota. De autocarro para ir para casa demoro 1h 30min a 2h. Enquanto de mota demoraria 20 min.
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#9

(17-06-2019 às 11:00)FerroH Escreveu:  
(16-06-2019 às 22:36)Miguel Oliveira Escreveu:  usadas a PREÇOS RAZOÁVEIS, (no máximo 30000€)

Com esse valor já comprar um grande canhão!... cool

Quanto tiveres idade e carta é claro. 
Queria dizer 3000€
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#10

(17-06-2019 às 11:30)el_Bosco Escreveu:  Com 17 anos e essas viagens, arranjava era um passe da STCP. Nessas idades ninguém devia conduzir.

rolleyes

Com essa idade fazia a minha vidinha numa NSR...
Morava na Malveira, estudava em Lisboa, is pró copos na Ericeira e a namorada era de Carcavelos.
As únicas vezes que entrava numa paragem era para vestir o impermeável quando começava a chover.
E se voltasse atrás, certamente não faria as coisas de forma diferente.

Muito provavelmente o que escrevi foi gerado automágicamente através do Moto Lero
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