Melhorar/Substituir suspenções
#1

Boas pessoal,

Como alguns já sabem, embora goste muito da Versys, a suspensão traseira é um pouco "branda" para o meu gosto (e peso lol) quando faço viagens a 2 e carregada. Tenho andado a pesquisar mas a verdade é que não tenho encontrado praticamente nada na Net sobre alterações de suspensões aqui pela zona de Lisboa. Por acaso conhecem alguém que realmente perceba disso e seja capaz de ou melhorar a suspensão atual ou que monte uma nova e a saiba afinar para o tipo de condução que procuro?

A minha máquina (e ex):
KTM 1290 SuperAdventure S
KTM 1290 Super Duke GT
Kawasaki Versys 1000
Yamaha FZS 600 Fazer

[Imagem: censorship2.jpg]
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#2

Pode ser só uma questão de regulação
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#3

(08-03-2016 às 15:56)Rod Escreveu:  Pode ser só uma questão de regulação

Népia... Ajuda obviamente, mas mesmo tudo no máximo continua a ser soft para o meu gosto.

A minha máquina (e ex):
KTM 1290 SuperAdventure S
KTM 1290 Super Duke GT
Kawasaki Versys 1000
Yamaha FZS 600 Fazer

[Imagem: censorship2.jpg]
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#4

Mas em 2 minutos no Google há várias conversa sobre isso:

http://www.gt-rider.com/se-asia-motorcyc...n-a-versys

http://www.kawasakiversys.com/forums/2-g...eport.html

http://www.kawasakiversys.com/forums/9-t...rates.html


Em motas de estrada/pista a AG Racing em Alcabideche, perto do Autodromo do Estoril, é bastante recomendada para afinação de suspensões.

Mas se nos links que te envio ou outros tópicos que encontres consigas perceber qual a carga de mola que melhor se adequa para o teu peso conjunto qualquer mecanico te troca a mola e depois seguindo as instruções de afinação do manual de intruções talvez poupes uma conta maior em afinação especifica.

Por outro lado se poupares na afinação especifica, mas encomendares a mola errada pode ficar-te mais caro no fim ao teres de lá ir, trocar/vender a mola e comprar a nova mola correcta lol
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#5

A 1ª opção mais em conta é substítuir apenas a mola por uma mais rija. Tens por exemplo a Hyperpro que disponibiliza molas para amortecedores OEM.

A 2ª opção é mesmo a troca completa do amortecedor por um aftermarket...

[Imagem: wsv79s.jpg]vroom !
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#6

(08-03-2016 às 16:12)michelfpinto Escreveu:  
(08-03-2016 às 15:56)Rod Escreveu:  Pode ser só uma questão de regulação

Népia... Ajuda obviamente, mas mesmo tudo no máximo continua a ser soft para o meu gosto.

Emagrece! devil tong

Compraste uma maxi-trail.... não é suposto ter suspensões "duras"!
De qualquer forma, que tipo de afinações a tua Versys permite? Quando falas que está tudo ao máximo, referes-te a quê? Pré-carga?

[Imagem: QKmafvp.png]
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#7

(08-03-2016 às 17:02)mr_trecolareco Escreveu:  Mas em 2 minutos no Google há várias conversa sobre isso:

http://www.gt-rider.com/se-asia-motorcyc...n-a-versys

http://www.kawasakiversys.com/forums/2-g...eport.html

http://www.kawasakiversys.com/forums/9-t...rates.html


Em motas de estrada/pista a AG Racing em Alcabideche, perto do Autodromo do Estoril, é bastante recomendada para afinação de suspensões.

Mas se nos links que te envio ou outros tópicos que encontres consigas perceber qual a carga de mola que melhor se adequa para o teu peso conjunto qualquer mecanico te troca a mola e depois seguindo as instruções de afinação do manual de intruções talvez poupes uma conta maior em afinação especifica.

Por outro lado se poupares na afinação especifica, mas encomendares a mola errada pode ficar-te mais caro no fim ao teres de lá ir, trocar/vender a mola e comprar a nova mola correcta lol

Já li muito sobre isso, em fóruns da mota internacionais e afins, mas cá em Portugal e perto de Lisboa só vi a que falas, a AG Racing. Mas pelo que percebi e li na página deles estavam muito focados em preparar motas para pista, o que me levou a pensar que não trabalhariam tanto para pista. Regular a pré-carga e a compressão é muito fácil na minha, e embora possa seguir essas informações, sem ajuda o mais simples é ir andar e afinar a gosto.

Quanto a mexer na suspensão e afins, não me meto nisso. Prefiro ir a uma casa que o saiba (realmente) fazer e falando com eles do que quero melhorar e do que espero, me ajudem a escolher a melhor opção. Por isso vim cá para ver se o pessoal conhecia "especialistas" do tema.

(08-03-2016 às 17:08)carlos-kb Escreveu:  
(08-03-2016 às 16:12)michelfpinto Escreveu:  
(08-03-2016 às 15:56)Rod Escreveu:  Pode ser só uma questão de regulação

Népia... Ajuda obviamente, mas mesmo tudo no máximo continua a ser soft para o meu gosto.

Emagrece!  devil  tong

Compraste uma maxi-trail.... não é suposto ter suspensões "duras"!
De qualquer forma, que tipo de afinações a tua Versys permite? Quando falas que está tudo ao máximo, referes-te a quê? Pré-carga?

Digamos que com a minha estatura não vai mudar assim tanto... tong

Tem as 2, pré-carga e compressão (acho que é assim que se diz).

(08-03-2016 às 17:05)gordep Escreveu:  A 1ª opção mais em conta é substítuir apenas a mola por uma mais rija. Tens por exemplo a Hyperpro que disponibiliza molas para amortecedores OEM.

A 2ª opção é mesmo a troca completa do amortecedor por um aftermarket...

Possivelmente a primeira até é capaz de chegar e ir ao encontro do que espero, não quero que vire mota de pista. Essa foi uma das marcas que já vi, mas como ao pesquisar vejo tanta coisa, e como não é de todo o meu forte fico um pouco perdido...

Obrigado a todos pelas dicas!

PS: Menos a de emagrecer claro... lol

A minha máquina (e ex):
KTM 1290 SuperAdventure S
KTM 1290 Super Duke GT
Kawasaki Versys 1000
Yamaha FZS 600 Fazer

[Imagem: censorship2.jpg]
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#8

Michel.... antes de gastares dinheiro em o que quer que seja, faz umas quantas experiências e verifica como fica o comportamento da suspensão.

A pré-carga regula o "curso" da mola (o carga inicial da moto, sem ocupantes). Quanto mais pré-carga, mais dura a mola fica.
Se mexes no ajuste da pré-carga, deverás também ajustar o parafuso de retorno do amortecedor (normalmente situa-se na base deste). Em regra geral, se metes mais pré-carga (rodando no sentido dos ponteiros do relógio, por cliques), deves "descompensar" no parafuso do amortecedor (rodando no sentido contrário).
Terás é de experimentares umas quantas regulações (mexendo em ambos), e veres qual o mais adequado a ti.

Dá também uma vista de olhos no manual e verifica o que diz. Por exemplo, na minha moto, no manual, refere as posições do regulador de pré-carga e do parafuso de retorno, em relação a 85 kgs de peso de ocupantes na mota (condutor). A partir daqui, consegue-se ter uma bitola de ajuste para mais ou para menos.

Só depois de esgotares as possibilidades de regulação, e veres que nenhuma de satisfaz, é que deverás pensar em optar por outras soluções after-market.

[Imagem: QKmafvp.png]
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#9

(08-03-2016 às 18:21)carlos-kb Escreveu:  Michel.... antes de gastares dinheiro em o que quer que seja, faz umas quantas experiências e verifica como fica o comportamento da suspensão.

A pré-carga regula o "curso" da mola (o carga inicial da moto, sem ocupantes). Quanto mais pré-carga, mais dura a mola fica.
Se mexes no ajuste da pré-carga, deverás também ajustar o parafuso de retorno do amortecedor (normalmente situa-se na base deste). Em regra geral, se metes mais pré-carga (rodando no sentido dos ponteiros do relógio, por cliques), deves "descompensar" no parafuso do amortecedor (rodando no sentido contrário).
Terás é de experimentares umas quantas regulações (mexendo em ambos), e veres qual o mais adequado a ti.

Dá também uma vista de olhos no manual e verifica o que diz. Por exemplo, na minha moto, no manual, refere as posições do regulador de pré-carga e do parafuso de retorno, em relação a 85 kgs de peso de ocupantes na mota (condutor). A partir daqui, consegue-se ter uma bitola de ajuste para mais ou para menos.

Só depois de esgotares as possibilidades de regulação, e veres que nenhuma de satisfaz, é que deverás pensar em optar por outras soluções after-market.

Eu já fiz essas experiências, mas a mota continua a ser muito suave e a mola não tem capacidade de carga suficiente quando vai carregada e com 2 pessoas. Para mim tem regulação suficiente, mas com 2 não, e basta a estrada em curva ser mais irregular e sente-se muito efeito "mola". Se afinar o retorno para ser mais lento (mais soft) ainda acentua mais esse comportamento. O que faço, e é quando melhor fica é por o retorno e a pré carga no máximo mas mesmo assim não é o que eu gostava que fosse.

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#10

Esse é um dos meus medos quando carregar a burra... A Tracer até é durita, mas com 2 pessoas (78+62) e carga... Não sei não... E tenho medo que ao endurecer atras (precarga da mola) a frente fique instavel como aconteceu na Duke... Sentia-se esse efeito de mola... À frente... ;/ mais que no maximo, só trocando... Num forum espanhol falam muito em trocar os oleo dos amortecedores... Mas não sei... :/

Cumpts,
BrunoR.  thumbsup
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