Luz de Motor
#1

Boa tarde!

Fui buscar hoje a minha primeira moto, uma Keeway RKS 125 Sport Evo. No entanto, tenho uma dúvida: 

A luz de motor acendeu e ainda não apagou, mesmo depois da moto estar parada umas horas (não tenho a certeza se já estava ligada quando comecei a andar, não reparei). Liguei para o stand onde comprei e o senhor de lá disse-me que é normal, e que "durante uns tempos a luz vai andar acesa porque o catalisador tem humidade..." (algo do género). Eu não percebo muito disto, mas no manual da mota, diz que se a luz está acesa, devo levar a moto a um concessionário. Gostaria de perguntar se alguém que percebe do assunto acha que esta explicação do stand faz algum sentido ou não... Eu estou a pensar levá-la lá na mesma, assim que possa, para darem uma verificação a ver se está tudo ok.

Muito obrigado e cumprimentos a todos!
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#2

se a luz do moto acendeu , é grave , e não , a tua moto nem catalisador tem , se é verdade essa resposta que o dono do stand te deu ,posso já dizer-te desde que não compraste a moto a uma pessoa honesta e que ao abrigo da lei , a vás devolver o quanto antes e pedir o teu dinheiro de volta, porque muito sinceramente , pelo que contas , ja estas a começar muito mal com esse veiculo ....
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#3

Nem mais. Já para o stand.
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#4

(23-04-2021 às 19:55)plsilva Escreveu:  Liguei para o stand onde comprei e o senhor de lá disse-me que é normal, e que "durante uns tempos a luz vai andar acesa porque o catalisador tem humidade...

[Imagem: Rjiv0tq.gif]

think

https://youtu.be/5V5t1JfxzRM

[Imagem: zX4Kq81.png]

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#5

Obrigado pelas respostas.

Vou dizer ao senhor lá do stand para vir buscar a moto, isto porque ainda são 15/20km, e não quero arriscar levá-la e estar a fazer pior.

Caso não fique resolvido, e avance para uma devolução, como seria a nível dos documentos que já foram emitidos? Documentos da moto, seguro, etc.? Alguém me consegue explicar? Nunca pensei nesta hipótese e não faço a mínima ideia de como funcionaria...

Muito obrigado, mais uma vez.
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#6

A luz do motor nem sempre é grave, as vezes pode ser apenas mau contacto de um sensor. Mas sim, se a foste buscar ao stand e isso aconteceu, ela deve ser arranjada lá. Essa desculpa nem tem ponta por onde se pegue. Isso nao é apenas coincidência, é mau carácter de quem vende.
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#7

(24-04-2021 às 10:09)Nfilipe Escreveu:  A luz do motor nem sempre é grave, as vezes pode ser apenas mau contacto de um sensor. Mas sim, se a foste buscar ao stand e isso aconteceu, ela deve ser arranjada lá. Essa desculpa nem tem ponta por onde se pegue. Isso nao é apenas coincidência, é mau carácter de quem vende.

 Sim, isso é verdade, já me aconteceu com um problema... no cruise control. Foi à máquina e era o sensor do travão traseiro.

Não há mais luzes de diagnóstico. Acende a luz do motor mesmo que não seja uma avaria no motor.
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#8

Exato. Ele não disse exatamente que era do catalisador, disse que era algo do género de um catalisador de um carro que enquanto estiver húmido vai ligar aquela luz, supostamente até a mota ter alguns KM. De qualquer forma vou ao stand para dar um checkzito. Até porque tem um depósito qualquer que penso que se esqueceram de encher... Não sei exatamente o que é, porque não percebo muito de mecânica de motos, mas penso que seja da embraiagem (vendo o caminho dos tubos). Não percebo como é que está vazio... não faz qualquer sentido e mostra que não tiveram muita atenção a preparar a mota... Até pode ser por isso que a luz do motor está acesa, quem sabe.

Outro ponto importante, é que se ele diz que aquilo vai estar aceso devido ao tal problema do "catalisador", assim como é que sei quando há outros problemas? Não faz qualquer sentido.

Enfim, vou levá-la lá na segunda feira e logo se vê. 

Obrigado a todos!
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#9

Boas

Compraste a mota nova , ou usada ??
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#10

Comprei nova.

Edit: E afinal o tal depósito da embraiagem não está vazio, está é cheio demais. Bastante acima do "Max" o que leva a parecer estar vazio. De qualquer forma vou lá na mesma para dar o check por causa da luz do motor.
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