Luz Admissão
#1

Boas camaradas, a coisa de uma semana adquiri uma yamaha fz6n de 2004 , passado dois dias a mota de vez em quando tem me acendido a luz de admissão e nem demora 2 segundos ela apaga logo notando uma quebra ligeira na mota sendo que ela de vez em quando vai abaixo durante o relantim e algumas vezes tem uma quebra de relantim ( acontece mais isso quando a mota está quente) ... verifiquei no diagnóstico da mota e aparece o erro número 13 no qual pesquisei e diz ser “erro no sensor de pressão da entrada de ar”... pelo que o ex dono me informou a mota andava muito pouco ultimamente sendo que a gasolina que lá estava já tinha perto de 1 ano mas já fiz 2 tanques ...

Será o sensor sujo por estar muito tempo parada ?

Obrigado pela ajuda
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#2

Luz admissão?
think

Essas motos quando saíram tinham um defeito de fabrico no TPS.
Ou seja, o sensor de posicionamento do acelerador. Uma peça que está no corpo de injecção junto ao enrolador do cabo.
Isto afectou outros modelos da yamaha, mas sobretudo essas.

Comprei uma logo quando saíram e tive algum azar com isso.
Pois espetei-lhe logo como uma data de quilómetros e comecei a levar com os problemas antes de serem conhecidos.
E o que acontecia era a moto ficar toda embrulhada a quente e dar erros meio aleatórios. E muitas vezes bastava desligar e voltar a ligar que ficava boa para mais uns quilómetros até voltar a ficar igual.

Na altura houve um "recall", mas... pelo que percebi na maior parte dos casos só iam trocando a peça à medida que iam aparecendo donos a queixar-se do problema.
Se essa moto pouco andou e esteve conservada tipo pickle estes anos todos... pode ainda ter um TPS dos defeituosos.

Para confirmar, penso que seja fácil através dos diagramas descobrir qual a referência da peça antiga e da que veio substituir.
E caso seja dessas, pode ser que com sorte algum agente Yamaha estes anos todos troque a peça que outrora foi trocada gratuitamente.

Caso seja mesmo do MAF, não me parece que seja o tipo de coisa que se limpe e fique bom.
É uma peça electrónica que está no filtro do ar, e o mais provável ter avariado e ser substituído.

De qualquer forma, podes sempre começar pelo mais simples.
Sacar o depósito e desmontar o filtro do ar e ver se não está por lá nenhum ninho de ratos a entupir aquilo tudo.
E já que o depósito está fora, confirmar se a referência do TPS corresponde ao dos que vieram substituir os defeituosos.

A gasolina velha não ajuda. Mas... por esta altura isso já ardeu e não deveria incomodar.
A não ser que tenha acumulado sujidade. E aí, será preferível recorrer a alguém para limpar o circuito e injectores.

Muito provavelmente o que escrevi foi gerado automágicamente através do Moto Lero
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#3

Boas amigo, fui abocado a yamaha e verificaram que esse TPS foi já substituído em 2007 pelo 1 dono , disseram me também que nunca mudaram esse sensor de pressão que normalmente são os tubos de vácuo com fuga ou até mesmo zebra nas fichas .

Deram me um esquema da admissão onde posso encontrar esse sensor [Imagem: 40c47e9f0f8930f256f9858525c20eb4.jpg]
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#4

O sensor que falei atrás é o 10.
Mas se já foi substituído, então perfeito.
De qualquer forma, não perdes nada em testar o mesmo. É que essas peças já deram tantas dores de cabeça que não dá para confiar.
Basta entrares em modo diagnóstico e procurar um menu em que enrolar o acelerador faz mudar o número indicado.
Não me lembro é dos valores exactos, apenas que deveria estar entre o 16 e o 90 e qualquer coisa. (94, 96? algo do género)
Deve haver informação na net sobre isto.


O sensor que referes é o 6.
E não é o que estava a pensar. Existe um outro no filtro de ar que está mais exposto aos elementos.
Mas.. experimenta retirar qualquer um deles e limpar os contactos.
É um bom começo...

Muito provavelmente o que escrevi foi gerado automágicamente através do Moto Lero
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#5

Para ter acesso ao sensor terei que retirar o depósito certo ?
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#6

Sim!
Teras mais espaço se retiras o deposito.
No entanto, a maioria permite bascular o suficiente para que possas aceder à caixa do filtro de ar para fazeres a manutenção ao filtro de ar!
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#7

A caixa do filtro está exactamente debaixo do depósito.
E a rampa está exactamente debaixo do filtro.

Nem os dedos mais flexíveis devem lá chegar sem levantar o dito cujo.

Muito provavelmente o que escrevi foi gerado automágicamente através do Moto Lero
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#8

(24-06-2019 às 17:39)dfelix Escreveu:  Nem os dedos mais flexíveis devem lá chegar sem levantar o dito cujo.

lol

Live After Death...

Os Ferros... devil

In life, nothing happens by chance...
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