Luz admissão?
Essas motos quando saíram tinham um defeito de fabrico no TPS.
Ou seja, o sensor de posicionamento do acelerador. Uma peça que está no corpo de injecção junto ao enrolador do cabo.
Isto afectou outros modelos da yamaha, mas sobretudo essas.
Comprei uma logo quando saíram e tive algum azar com isso.
Pois espetei-lhe logo como uma data de quilómetros e comecei a levar com os problemas antes de serem conhecidos.
E o que acontecia era a moto ficar toda embrulhada a quente e dar erros meio aleatórios. E muitas vezes bastava desligar e voltar a ligar que ficava boa para mais uns quilómetros até voltar a ficar igual.
Na altura houve um "recall", mas... pelo que percebi na maior parte dos casos só iam trocando a peça à medida que iam aparecendo donos a queixar-se do problema.
Se essa moto pouco andou e esteve conservada tipo pickle estes anos todos... pode ainda ter um TPS dos defeituosos.
Para confirmar, penso que seja fácil através dos diagramas descobrir qual a referência da peça antiga e da que veio substituir.
E caso seja dessas, pode ser que com sorte algum agente Yamaha estes anos todos troque a peça que outrora foi trocada gratuitamente.
Caso seja mesmo do MAF, não me parece que seja o tipo de coisa que se limpe e fique bom.
É uma peça electrónica que está no filtro do ar, e o mais provável ter avariado e ser substituído.
De qualquer forma, podes sempre começar pelo mais simples.
Sacar o depósito e desmontar o filtro do ar e ver se não está por lá nenhum ninho de ratos a entupir aquilo tudo.
E já que o depósito está fora, confirmar se a referência do TPS corresponde ao dos que vieram substituir os defeituosos.
A gasolina velha não ajuda. Mas... por esta altura isso já ardeu e não deveria incomodar.
A não ser que tenha acumulado sujidade. E aí, será preferível recorrer a alguém para limpar o circuito e injectores.