Lubrificação: onde arranjar Bissulfeto de Molibdênio?
#1

Olá,

Desmontei o pneu traseiro para remendar um furo da minha deauville 650, e reparei que podia/devia lubrificar o eixo.
A questão é que no manual de manutenção recomenda uma massa à base de MOS2 com 40% a 60% de molibdenio.

Alguém me sabe dizer onde é que posso arranjar isso, ou se posso substituir por um outro tipo de massa de alta pressão tipo massa grafitada?

Obrigado,
Jorge
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#2

Já experimentaste num agente Honda? smile

De qualquer forma encontras isso facilmente no ebay uk.
Tanto original o que penso ser a única concorrência à altura.
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#3

Boas;
Numa boa casa de lubrificantes consegue-se arranjar isso sem grandes problemas.
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#4

So para tirar uma dúvida.
Essa massa tem un aspecto dourado?

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
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#5

(07-02-2017 às 18:28)LoneRider Escreveu:  So para tirar uma dúvida.
Essa massa tem un aspecto dourado?

Não é dourado, é preto.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Molibd%C3%AAnio


http://www.ebay.com/sch/i.html?_from=R40&_trksid=p2050601.m570.l1313.TR0.TRC0.H0.TRS0&_nkw=molybdenum+disulfide&_sacat=0
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#6

(07-02-2017 às 16:10)Johnny_1056 Escreveu:  Numa boa casa de lubrificantes consegue-se arranjar isso sem grandes problemas.

Olha que não é assim tão fácil!

Quando fiz a manutenção do veio tentaram me impingir tudo e mais alguma coisa menos o que me parecia adequado.
Depois de alguma pesquisa optei pelo Castrol Optimol.
Mas deu para perceber que mesmo outras marcas costumam usar a pasta da Honda!

(07-02-2017 às 18:28)LoneRider Escreveu:  Essa massa tem un aspecto dourado?

Essa deve ser a massa de cobre.
Usa-se nos parafusos pois não só melhora a aderência como protege de calcinarem/griparem.
Muito útil em todo o que seja roscas que aquecem, como colectores e pinças de travão! thumbsup
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#7

(07-02-2017 às 19:14)dfelix Escreveu:  
(07-02-2017 às 16:10)Johnny_1056 Escreveu:  Numa boa casa de lubrificantes consegue-se arranjar isso sem grandes problemas.

Olha que não é assim tão fácil!

Quando fiz a manutenção do veio tentaram me impingir tudo e mais alguma coisa menos o que me parecia adequado.
Depois de alguma pesquisa optei pelo Castrol Optimol.
Mas deu para perceber que mesmo outras marcas costumam usar a pasta da Honda!
...

Boas;
Tenho ideia de que não é assim tão difícil de encontrar em casas de lubrificantes, peças de automóveis, ferramentas e afins...
Ainda no outro dia fui com um amigo meu buscar uma bisnaga e foi só chegar ao balcão e pedir. Sei é que é muito mais cara do que massa consistente corrente.
Também é verdade que muita gente tenta arranjar a da Honda, também conheço casos. blink
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#8

Eh pá... Molibdcoiso não tenho... mas tenho Bicarbonato de Sódio... que costumo usar quando faço bolo chiffon de chocolate.... se servir...

[Imagem: SM4eYt9.png]
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#9

Indicaram-me a Mobil Unirex N3. Será que é compatível com a que lá está? Não vou tirar os rolamentos para limpar a pasta antiga.
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#10

Boas;
Acho que estás a ser demasiado picuinhas, se os rolamentos e o veio têm massa não mexas.
Seria imperioso lubrificar se por algum motivo tivesses de desmontar tudo, limpar e substituir alguma coisa como um rolamento.
Se não tivesses tido um furo, tudo continuaria na mesma sem necessidade de lubrificação e tu andavas descontraído.
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