(25-01-2017 às 13:43)carlos-kb Escreveu: Yep... ainda que a predecessora 1098 já trouxesse uma "húmida", tal como a irmã gémea "mai piquena", a 848.
O motor da 1098 tinha embraiagem a seco!
Aliás, a 1198 tem porque o motor é praticamente o mesmo da 1098
R.
A 1098 apesar de ter reconquistado a clientela que nunca aceitou a 999, acabou por ser uma geração um bocado mal parida.
Talvez por isso o ciclo de vida tenha sido mais curto que o normal.
E o motor das versões base e S acabasse despejado nas stretfighter... na tentativa de enganar o Caroço!
Curiosamente, o motor das MTS1200 é baseado na mesma plataforma e tem embraiagem "húmida".
Certamente existe alguma razão lógica para que nunca a tivessem introduzido nas SBK dessa geração.
A 848 penso que foi um apalpar de terreno quanto a esta decisão.
Há uma década atrás o cliente Ducati era mais conservador no que diz respeito a eliminar certos atributos icónicos da marca.
A própria 1199 Panigale teve um efeito agridoce.