Gosto muito da solução de válvulas laterais
#1

É um sistema suave, robusto, muito compacto, muito barato, com pouquíssima manutenção e com poucos defeitos.

A corrida aos números ridículos hipotecou o futuro desta solução tão elegante:

https://en.wikipedia.org/wiki/Flathead_engine

https://www.youtube.com/watch?v=MpmrUuugddY
Responder
#2

600cc de válvulas laterais (flathead), dimensões de um motor Chinês 125 nos dias de hoje:

Responder
#3

(07-10-2020 às 12:18)pareias Escreveu:  dimensões de um motor Chinês 125 nos dias de hoje:

E também potência de um motor chinês dos dias de hoje... 15 cv! bigsmile

[Imagem: zX4Kq81.png]

Responder
#4

Em 1953 as alternativas OHV e OHC não desenvolviam muito mais.

E o binário a baixas RPM?
Responder
#5

(07-10-2020 às 12:33)pareias Escreveu:  E o binário a baixas RPM?

E o peso?

O binário é directamente proporcional e dependente da cilindrada. A potência já nem tanto!

[Imagem: zX4Kq81.png]

Responder
#6

(07-10-2020 às 12:37)carlos-kb Escreveu:  
(07-10-2020 às 12:33)pareias Escreveu:  E o binário a baixas RPM?

E o peso?

O binário é directamente proporcional e dependente da cilindrada. A potência já nem tanto!

O peso do conjunto deve estar no site que consultaste para a potência. Tenho de fazer os teus TPC?

OK, pronto, depois de um grande esforço, está aqui: https://www.motorcyclespecs.co.za/model/...%20M21.htm

167 Kg. É muito ou pouco? Não faço ideia
Responder
#7

(07-10-2020 às 13:27)pareias Escreveu:  O peso do conjunto deve estar no site que consultaste para a potência. Tenho de fazer os teus TPC?

Não trazer o material todo... ou só trazeres o material que te convém, costuma dar falta de material. smile

(07-10-2020 às 13:27)pareias Escreveu:  167 Kg. É muito ou pouco? Não faço ideia

Para uma 600 actual, está óptimo!
Para uma 600 com quase 70 anos, com a dimensões de um "motor chinês 125 nos dias de hoje" e potência na mesma ordem de valores, talvez seja um pouco gorda demais. Uma Superlight pesa "só" menos 30 kg.

De qualquer forma, não deixa de ser uma comparação desconexa (para não lhe chamar mesmo palerma).

[Imagem: zX4Kq81.png]

Responder
#8

Podes chamar o que entenderes, é só isso, chamar.

As soluções técnicas raramente têm prazos de validade. A mola de lâminas tem mais de 200 anos e é utilizada nos actuais Volvo V90.

Vantagens e inconvenientes de acordo com o contexto, nessa arena é que ocorre a decisão técnica.
Responder
#9

Responder
#10

(08-10-2020 às 12:56)FerroH Escreveu:  

Maravilhosa banda sonora! A riqueza do som, as oscilações a baixas RPM. Tenho a sensação de que as primeiras Harley nem sequer eram flathead, penso que a válvula de admissão era à cabeça e atmosférica.

Dificilmente imitável.
Responder




Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)