(19-07-2021 às 11:55)RicardoF Escreveu: Acabei por fazer negócio com uma FZ6 S.
Transição fácil espero.
A Yamaha adoptou uma estratégia inteligente ao conceber as FZ6:
Através da mesma plataforma foi possível actualizar a bem-sucedida Fazer e ao mesmo tempo lançar uma naked para concorrer com a Hornet.
Ambas foram bem sucedidas comercialmente.
Sobretudo porque na altura os números das fichas técnicas traduziam-se em vendas mais do que nunca.
Ainda assim, existia um enorme mercado para quem 100cv até era demais.
Para quem era preferível até algo que fosse mais barato, menos radical... e económico.
Então para conquistar o público que optava sobretudo pelas CBF's desta vida... a Yamaha lançou as XJ6.
O que significa que a XJ6 que tens/tiveste era essencialmente uma FZ6 "low cost".
Portanto, com esta troca o que vais obter mais.. é aquilo onde a Yamaha poupou!
Agora tens quadro muito decente, construído com a mesma filosofia dos que equipavam as superdesportivas.
Um motor mais pontudo.
E alguns detalhes de construção mais elaborados.
Mas fora isso... são quase a mesma coisa.
Portanto, não há nada que torne esta transição difícil.
A FZ6 é uma moto muito intuitiva de conduzir.
Muito equilibrada. E o quadro é excelente.
As suspensões não são grande coisa. Não estão à altura do conjunto.
Mas consegue-se viver com elas desde que se faça uma manutenção frequente.
De resto... ela só tem pulmão em altas. Acima das 10k rpm...
Abaixo disso é extremamente dócil. Não te vai assustar.
Tive uma FZ6N que não me deixou saudades.
Era de 2004 e logo das primeiras que surgiram no mercado.
E como lhe espetei logo imensos quilómetros fui brindado com todos os problemas de juventude do modelo antes de sequer haver recalls para os mesmos.
Sei que muitos foram corrigidos em recalls posteriormente.
E como há muitas ainda a circular, acredito que tive bastante azar com a minha.